Como Saber se um Transtorno de Personalidade está Prejudicando seu Relacionamento

Às vezes o que você mais precisa é de um acompanhamento psicológico e não terminar seu relacionamento.

Transtorno de Personalidade Paranoica

Relacionamentos são complicados. As pessoas estão sempre tentando descobrir “o segredo” para tornar o relacionamento perfeito ou fazer com que ele dure para sempre. Com duas personalidades tentando dar certo, pode ser difícil fazer combinações e encontrar um meio termo.

Embora você possa estar enfrentando brigas, discussões, falta de confiança ou outros problemas inesperados que às vezes surgem com um parceiro, como é evidente pelas intermináveis dicas de relacionamento na internet, pode haver mais do que você pensa.

Claro, esses tipos de problemas surgem em todos os relacionamentos, mas pode haver algo mais profundo acontecendo do que apenas ter opiniões diferentes sobre qual série da Netflix é a melhor. Suas personalidades são diferentes, mas na verdade pode haver um transtorno de personalidade subjacente que pode estar piorando as coisas.

VEJA TAMBÉM: 10 Maiores Motivos de Brigas na Relação e Como Evitar!

Os transtornos de personalidade são reais e você pode nem saber que tem um. A turbulência que você pode estar sentindo por causa de um relacionamento fracassado ou aparentemente em ruínas pode ser aliviada por uma melhor compreensão do que está acontecendo dentro de sua mente.

Um transtorno de personalidade desconhecido está arruinando seu relacionamento? Aqui estão os diferentes tipos de transtornos de personalidade e como eles podem estar prejudicando seu relacionamento.

Transtorno de Personalidade Paranoica

Em geral, um transtorno de personalidade paranoica faz com que as pessoas acreditem constantemente que os outros estão tentando prejudicá-las ou ameaçá-las. As pessoas que sofrem desse tipo de transtorno geralmente acham difícil confiar nas pessoas (até mesmo em seus amigos) e pensam que todo mundo está tentando tirar vantagem, enganar ou passar a perna nelas. Elas também podem pensar que há perigo ou ameaças nas interações cotidianas com seus amigos, parceiros e familiares.

Se você sofre de um transtorno de personalidade paranoica, pode achar difícil confiar em alguém, mesmo quando não há motivo para desconfiar.

Pare e pense por um segundo e veja se seu parceiro fez ou não algo para perder sua confiança ou se isso parece ser decorrente de seus próprios pensamentos.

VEJA TAMBÉM: Tripofobia: Tudo o que você precisa saber (medo de buracos)

Transtorno de Personalidade Esquizoide

Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide tendem a evitar interações com os outros e muitas vezes não têm a capacidade de mostrar ou sentir muita emoção. Elas parecem solitárias e muitas vezes desprezam como as outras pessoas se sentem.

Se você tem isso, normalmente prefere ficar sozinho e não parece ter muitos prazeres da vida, pode parecer emocionalmente frio com aqueles que estão perto de você e não parece estar interessado em nenhum outro tipo de intimidade. Você pode até pensar que os relacionamentos interferem na sua liberdade e na sua felicidade.

Embora seja surpreendente que você esteja em um relacionamento em primeiro lugar, isso acontece. Você pode achar que seu parceiro está insatisfeito com o amor e a atenção que você está dando a ele.

Nesse caso, tente considerar mais de perto as necessidades emocionais do seu parceiro e faça alguns sacrifícios para atendê-las se quiser construir um relacionamento saudável.

VEJA TAMBÉM: 7 Atividades Para Você Se Motivar E Melhorar Seu Estado De Espírito

Transtorno de Personalidade Antissocial

As pessoas com o transtorno de personalidade antissocial mostram falta de compreensão do certo e do errado e têm falta de empatia pelos sentimentos dos outros.

Se você tem isso, pode ter uma tendência a se colocar em situações de risco ou perigosas, pode agir impulsivamente ou se sentir entediado na maior parte do tempo. Você pode fazer coisas para conseguir o que quer, mesmo que isso machuque os outros, e você não tem nenhum sentimento de culpa.

Se você reconhecer algumas características em si mesmo, há uma boa chance de você não estar considerando os sentimentos ou emoções precisas de seu parceiro tanto quanto você deva (para desenvolver um relacionamento baseado no amor e respeito). Você pode estar pensando apenas em si mesmo em vez de considerar o que seu parceiro quer do relacionamento.

VEJA TAMBÉM: 9 maneiras de PARAR uma CRISE DE ANSIEDADE

Transtorno de Personalidade Limítrofe

As pessoas que sofrem de transtorno de personalidade limítrofe experimentam constante instabilidade em seus humores, auto-imagem e comportamento. Isso resulta em um relacionamento tóxico, instável e ações impulsivas que levam a desgastes.

Se você sofre com isso, pode ter emoções particularmente intensas que mudam com frequência de uma hora para a outra, pode sentir que não sabe realmente quem é e ter dificuldade em manter relacionamentos estáveis.

Você pode até ter experimentado um comportamento de automutilação devido a seus sentimentos de solidão, paranoia ou raiva. Se você sofre desse transtorno de personalidade, pode parecer pegajoso ou excessivamente dramático com seu parceiro. Você pode se encontrar descontando sua raiva ou estresse em seu parceiro e fazendo com que ele sinta um esgotamento emocional devido a seus humores drasticamente diferentes.

VEJA TAMBÉM: Como vencer a depressão? 7 passos para restaurar a saúde mental

Transtorno de Personalidade Narcisista

Aqueles com transtorno de personalidade narcisista são frequentemente vistos como pretensiosos e vaidosos. Eles muitas vezes parecem assumir o controle das conversas, menosprezar os outros e ficam com raiva e impacientes facilmente.

Se você tem isso, pode pensar que é melhor do que todos os outros, sentir raiva ou tristeza se estiver sendo ignorado ou colocar descaradamente suas próprias necessidades antes de todos.

Se você sofre desse distúrbio, pode estar se esquecendo de pensar em seu parceiro. Você pode estar transformando todo o relacionamento para ser apenas sobre você e para atender às suas próprias necessidades, em vez de pensar no que seria bom para os dois.

VEJA TAMBÉM: 16 dicas de Saúde Mental que você precisa colocar em prática à partir de hoje

Transtorno de Personalidade Dependente

Pessoas com transtorno de personalidade dependente tendem a se apegar aos outros e são incapazes de tomar decisões sem a orientação ou garantia de outra pessoa. Se você está lidando com esse transtorno, pode se sentir carente ou ter uma autoestima muito baixa. Você também pode ver os outros como melhores do que você, agir de forma passiva ou submissa e até concordar com as decisões de outras pessoas quando você, na verdade, não concorda.

VEJA TAMBÉM: Como Sair de um Relacionamento Tóxico: 24 Passos para a Felicidade

Nesse caso, você pode achar que seu parceiro se sente sufocado por você. Você pode estar muito em cima dele, o que está fazendo com que ele se afaste e se tornem distante. Eles podem estar sentindo que precisam ter muito controle sobre sua vida, fazendo você parecer mais um fardo do que um parceiro.

Reflita sobre sua personalidade e as coisas que você está sentindo. Seu relacionamento poderia estar sofrendo de um desses transtornos de personalidade?

Se você sente que seu relacionamento está sendo prejudicado por seu transtorno de personalidade, ou se você ainda não foi diagnosticado e acha que suas emoções podem estar ao extremo de uma forma ou de outra, é importante que você fale com um profissional para a ajuda e os conselhos que você precisa para melhorar seu relacionamento e se sentir mais estável.

Transtornos de personalidade não são nada para se envergonhar. Eles são muito mais comuns do que muitos de nós podem perceber, mas é importante obter ajuda enquanto você está no controle para que você possa ser mais feliz e saudável.

VEJA TAMBÉM: Ansiedade, Depressão e Afogamento? Qual a Relação Entre Eles?

Compartilhe:
Rolar para cima