7 Atividades Para Você Se Motivar E Melhorar Seu Estado De Espírito

Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Sentindo-se um pouco para baixo depois de receber uma notícia desagradável? Tentando vencer o tédio de domingo (ou a tristeza da segunda-feira)? Já sei… você está tendo um dia terrível, horrível, nada bom, muito ruim (ou mesmo um pouco bláhh)?

Mesmo pequenas decepções e frustrações podem atrapalhar suas atividades diárias e deixá-lo mal-humorado, infeliz e completamente desinteressado nas coisas de que precisa ou deseja cuidar.

Você sabe que precisa de um pouco de incentivo para passar o dia sem problemas, mas você não faz ideia do que fazer para se sentir melhor.

Isso é totalmente normal — o sofrimento emocional não precisa ser extremo para dificultar a localização de soluções. Mas um mau humor deixado para ferver muitas vezes transborda, deixando você se sentindo pior ainda.

Ignorar a fonte do seu mau humor não o fará desaparecer, mas não há nada de errado em deixá-lo de lado temporariamente para se concentrar em algo que te faz se sentir bem.

Abaixo, você encontrará sete ideias para experimentar quando quiser se motivar. Você não precisa pagar por nenhuma delas 🙂

Faça uma caminhada ao ar livre

Uma curta caminhada pelo parque mais próximo, ou qualquer outro espaço verde, pode fazer muito para te ajudar a se motivar. Caminhar na natureza, na verdade, ajuda na produção de “hormônios da felicidade”, que ajudam a regular o seu humor.

Se for o declínio do meio da tarde ou uma longa noite deixando você um pouco triste, uma caminhada rápida de 10 minutos pode aumentar o fluxo sanguíneo para o seu cérebro e energizá-lo, aliviando a sensação de fadiga e lentidão.

Caminhar também pode ajudar a reduzir o nível de hormônios do estresse em seu corpo e estimular a liberação de endorfinas, hormônios que podem aliviar o estresse, a dor e o desconforto.

É claro que a luz do sol também traz benefícios. Passar apenas 10 ou 15 minutos ao sol pode desencadear a produção de serotonina, junto com mais endorfinas, resultando em uma dose pesada de substâncias químicas que melhoram o humor.

Além disso, a luz natural pode ajudá-lo a se sentir mais energizado e alerta, especialmente se você estiver sentado em uma sala escura.

Ria mais

Há um bom motivo pelo qual tantos professores e outros oradores públicos tendem a fazer as coisas rolarem com uma piada ou comentário engraçado. Rir em grupo pode ajudar a aliviar a tensão e deixar todos se sentindo um pouco mais energizados – e frequentemente, um pouco mais unidos.

O riso também funciona em um nível individual. Se você está se sentindo um pouco ansioso ou estressado com algo – digamos, uma grande apresentação no trabalho ou uma discussão pesada com uma pessoa querida – o humor pode ajudá-lo a sacudir um pouco a tensão e deixá-lo com um estado de espírito mais leve.

Forçar uma gargalhada profunda e real pode ser um desafio quando você não está se sentindo muito engraçado. Se suas fontes de humor não geram muita alegria, experimente:

• Vídeos engraçados. Não tem certeza do que assistir? Acesse o Youtube para conferir dezenas de compilações de vídeos engraçados.

• Vídeos de animais. Quando se trata de vencer o mau humor, os animais de estimação podem dar um golpe duplo. Suas travessuras podem ser hilárias, mas eles são muito adoráveis ​​também. Viu todos os vídeos de gatos e cachorros por aí? Os pássaros também podem ser surpreendentemente engraçados. Clique aqui e veja alguns.

• Compartilhe piadas. No trabalho ou com amigos? Pergunte se alguém conhece alguma piada boa ou compartilhe uma ou duas de suas favoritas.

VEJA TAMBÉM:

Experimente um pouco de aromaterapia

O olfato pode se comunicar diretamente com a amígdala, uma parte do cérebro que ajuda a regular as emoções. É por isso que os aromas que desencadeiam memórias positivas ou nostálgicas muitas vezes ajudam a aliviar a tensão e a ansiedade. A conexão entre o cérebro e o olfato também pode ajudar a explicar por que coisas com cheiro bom podem fazer você se sentir bem.

Aromaterapia geralmente se refere ao uso de óleos essenciais para melhorar o humor ou a saúde mental, mas você não precisa necessariamente comprar óleos essenciais para obter esses benefícios. Você já deve ter algumas fragrâncias que aumentam o humor em sua casa ou escritório:

• Tem um sabonete ou loção perfumada favorita? Reserve um momento para lavar cuidadosamente as mãos ou esfregue os braços e ombros rapidamente.

• Sentindo-se deprimido porque sente falta de alguém que ama? Sinta o cheiro de algo que te faça lembrar dessa pessoa.

• Tem vizinhos com jardins impressionantes? Dê uma curta caminhada para (literalmente) cheirar as rosas. Outras plantas perfumadas que você pode encontrar, como por exemplo, lavanda, jasmim, madressilva, alecrim e sálvia.

• Dê um pulo na cozinha e sinta o aroma da baunilha, canela ou especiarias de torta de abóbora. Como alternativa, corte um limão e inale a fragrância.

• Faça uma xícara de chá de hortelã ou camomila. Você também pode derramar água fervida sobre o limão, inalar o vapor enquanto ele esfria e, em seguida, desfrutar de uma bebida hidratante e quentinha.

VEJA TAMBÉM:

Se dê um abraço

É completamente natural recorrer às pessoas em sua vida em busca de apoio físico e emocional ao lidar com o baixo-astral e outras frustrações. Você já deve saber que os abraços e outras afeições físicas podem indicar ao seu corpo a liberação de oxitocina e ajudá-lo a se sentir mais amado.

Mas o que acontece quando seu humor despenca quando você estiver sozinho?

Talvez você de repente comece a se sentir triste, oprimido ou simplesmente podre no trabalho, ou em uma multidão de pessoas que você não conhece. Um abraço de apoio parece exatamente o que você precisa para mudar seu humor, mas não há ninguém por perto para fazer as honras – ninguém além de você, quero dizer.

Embora abraçar a si mesmo possa parecer um pouco bobo, pode realmente funcionar. O toque (sim, incluindo o seu próprio) pode aliviar a sensação de estresse, ajudando você a se sentir seguro e relaxado. Também pode promover autocompaixão e bondade, ambas as quais podem preparar o caminho para um estado de espírito mais positivo.

Escute uma música alegre

Imagine o seguinte: você está limpando sua casa, separando a papelada ou fazendo alguma outra tarefa de que não gosta muito. Sua estação de rádio ou serviço de streaming de música de sua escolha é reproduzido em segundo plano.

Quando a música muda, seus ouvidos se animam ao reconhecer as primeiras notas de uma de suas músicas favoritas. A melodia alegre e otimista infunde uma nova energia em você. Você bate o pé ao som da música enquanto volta sua atenção para sua tarefa com novo entusiasmo, cantando baixinho.

Você não imaginou aquele salto instantâneo em seu humor. A música pode oferecer muitos benefícios, na verdade.

Uma música alegre pode ajudar a:

• melhorar as habilidades de regulação do humor e da emoção.

• aliviar o estresse e a tensão.

reduzir a ansiedade.

• promover a função cerebral saudável, incluindo melhor recuperação da memória.

• melhorar seu foco.

Experimente um ato aleatório de gentileza

Talvez você se sinta entediado porque não pode fazer nada para mudar sua situação atual no momento. Em vez de ficar preso em uma espiral descendente de preocupação e estresse, tente concentrar sua energia em outra pessoa.

Fazer algo de bom para outra pessoa pode tornar o dia dela um pouco melhor e trazer um sorriso ao rosto dela, melhorando potencialmente o seu humor, por sua vez. O simples fato de saber que você tornou o dia de outra pessoa melhor pode deixá-lo com um estado de espírito mais positivo.

Algumas ideias:

• Pergunte a um colega de trabalho se ele precisa de ajuda.

• Faça uma tarefa para seu filho, colega de quarto ou parceiro.

• Dê um mimo ao seu animal de estimação – você provavelmente vai ganhar algumas lambidas, como um bônus.

• Deixe uma crítica positiva detalhada sobre uma de suas lojas ou restaurantes favoritos.

Ligue para um amigo ou familiar

Quer você tenha acabado de passar por um dia longo e cansativo ou tenha um evento estressante pairando sobre você, uma mensagem de apoio pode ajudar muito a levantar seu ânimo.

Até mesmo um bate-papo de 5 minutos com seu parceiro romântico, melhor amigo ou irmão pode elevar seu ânimo e ajudá-lo a se livrar de um humor sombrio, nervosismo ou preocupação e outras tensões emocionais.

Os amigos e familiares podem:

• escutar enquanto você desabafa suas frustrações.

• oferecer palavras de incentivo.

• fazer você rir.

• lembrar que você sempre tem o apoio deles.

Conclusão

Se o seu humor precisa de um pequeno impulso de vez em quando, não se preocupe – isso é absolutamente normal. A maioria do mau humor tende a desaparecer em pouco tempo, e há muito que você pode fazer para mandá-lo embora.

Um desânimo que persiste dia após dia, por outro lado, pode sugerir algo um pouco mais sério. Quando você notar mudanças persistentes em seu humor e bem-estar, e estratégias como as acima parecem ter pouco efeito, conversar com um terapeuta é sempre um bom próximo passo.

VEJA TAMBÉM:

Foto: Freepik

Compartilhe esse post: