5 Coisas que Impedem de Identificar um Narcisista até que Seja Tarde Demais

Homem bonito atraente de cabelo longo e óculos escuros

Muitas pessoas são facilmente seduzidas por um narcisista, especialmente as codependentes. Os narcisistas podem ser sedutores e carismáticos. Na verdade, um estudo mostrou que a couraça blindada deles só é penetrável após muito esforço.

“Eu tive vários clientes que alegaram que o namoro com seu parceiro narcisista foi maravilhoso e que o abuso só começou após o casamento”, aponta a psicóloga em relacionamentos Mariana Stater. “No entanto, com uma maior percepção, esses clientes admitiram que havia sinais de um narcisista que eles ignoraram”, completa.

5 Coisas que Impedem de Identificar um Narcisista até que Seja Tarde Demais

1. Atração física e intensidade sexual

Quanto maior a atração física e a intensidade sexual, mais fácil é ignorar os alertas vermelhos. Indivíduos que podem ver auras sustentam que a energia sexual literalmente ofusca a energia mental e emocional – por que a luxúria é cega.

VEJA TAMBÉM: Como Sair de um Relacionamento Tóxico: 24 Passos para a Felicidade

2. Sedução

Os narcisistas são manipuladores habilidosos. Alguns podem ser bastante sedutores, e não apenas sexualmente. Eles podem ser ouvintes e comunicadores hábeis ou te seduzir com bajulação, auto-revelação e vulnerabilidade – exatamente o oposto do que você poderia esperar de um narcisista.

3. Idealização

Muitas vezes, os narcisistas são muito talentosos, bem-sucedidos, bonitos, poderosos e/ou multi-talentosos. É fácil idealizá-los e querer compartilhar os benefícios de seu excepcionalismo, principalmente se você se sentir inferior. Pessoas com baixa autoestima, como codependentes, são mais propensas a idealizar um narcisista. Elas podem ser atraídas por traços narcisistas típicos que elas próprias não têm, como poder e ousadia. A desvantagem é que a idealização nos faz ignorar os alertas.

4. Familiaridade

Se você teve um pai narcisista, estar com um narcisista parecerá familiar – como uma família. Essa atração acontece abaixo da consciência e é frequentemente chamada de “química”. Com a terapia pessoal, essa atração pode mudar para que você identifique facilmente alguém que é abusivo ou egocêntrico. Você pode até ser repelido em vez de atraído por um narcisista.

VEJA TAMBÉM: O que é um Relacionamento Tóxico? 14 Sinais e o que Fazer

5. Codependência

Se você tem baixa autoestima ou é codependente, pode não ter consciência de seus sentimentos, o que pode te prejudicar. Você pode não se sentir no direito de respeitar e ter suas necessidades e desejos atendidos. A maioria dos codependentes tende a agradar outras pessoas – um encaixe perfeito para um narcisista. Essa predisposição é mais forte no início do namoro, quando você está tentando causar uma boa impressão. Assim, você pode ignorar ou racionalizar sentimentos de desconforto e ansiedade que sinalizam problemas.

Alertas vermelhos ao namorar um narcisista

Abaixo estão alguns alertas registrados a serem observados. Necessidade de grandiosidade, falta de empatia e arrogância são bem comuns. Procure também por sinais de insatisfação e indiferença.

VEJA TAMBÉM: Sinais de um Relacionamento Abusivo

1. Egocentrismo

Para os narcisistas, o mundo gira em torno deles. Outras pessoas são apenas bidimensionais, o que significa que os narcisistas não podem ter empatia. Eles estão em sua própria realidade e veem você como uma extensão deles mesmos para satisfazer suas necessidades e desejos.

Quando você fala com seu parceiro, ele ou ela está interessado em conhecer mais sobre você, ou fala apenas sobre si mesmo? Surpreendentemente, algumas pessoas o fazem, como se seu ouvinte não existisse. Este é um sinal revelador de que você se sentirá invisível no relacionamento.

Como mencionado acima, alguns narcisistas são comunicadores habilidosos e parecerão fascinados por você, até espelhar seus interesses para fazer você gostar deles. Eles podem ser bons em intimidade de curto prazo e fazer você se sentir como um rei ou rainha; mas, eventualmente, eles não mantêm esse ato por muito tempo. Você descobrirá que o motivo deles é conseguir o que querem; por exemplo, sexo, mas que eles não estão interessados ​​em saber mais sobre você, sua família, problemas ou sucessos.

Esteja ciente de outros sinais de falta de consideração: andar muito à sua frente, fazer você sentir que eles estão sempre aprontando, chegar atrasado sempre, desconsiderar seus limites e necessidades ou interromper conversas para receber ligações de outras pessoas.

VEJA TAMBÉM: 7 Sinais de Alerta de que seu Parceiro é Manipulador – Saiba Como Lidar!

2. Arrogância

Os narcisistas se sentem superiores a outras pessoas e podem ser rudes ou abusivos quando não conseguem o que querem. Isso é revelado em seu comportamento e como eles falam sobre si mesmos e os outros.

O seu parceiro é um buscador de falhas que critica ou culpa os outros, o sexo oposto ou um ex? Um dia ele ou ela pode estar atacando você. Quando vocês saírem juntos, observe como ele trata garçonetes, manobristas de carro e vendedores. Ele mostra respeito a outras pessoas ou age de forma superior a outros determinados grupos, como minorias, pessoas pobres ou de menos educação?

Os narcisistas gostam de estar associados à pessoas e instituições de alto status. Eles pensam que são os melhores e querem se cercar dos melhores. Isso se deve à insegurança. Seu parceiro acha que apenas a escola dele é a melhor e exige o melhor carro, a melhor mesa no melhor restaurante, os melhores vinhos? Isso pode até te impressionar, mas depois irá te deprimir quando você se sentir ignorado ou como um adereço em sua vida.

3. Prepotência

Esta característica é clássica. Revela como os narcisistas pensam que são o centro do universo. Eles não apenas acreditam que são especiais e superiores aos outros, mas também que merecem um tratamento especial e que as regras não se aplicam a eles.

O seu parceiro se recusa a desligar o celular no cinema, espera que os outros façam favores, fura filas, rouba coisas como talheres, cobertores de avião ou cinzeiros de hotel, ou insiste em tratamento especial do atendente do estacionamento ou garçom? Um relacionamento com esse tipo de pessoa será dolorosamente unilateral, não uma via de mão dupla. Os narcisistas estão interessados apenas em conseguir o que querem e fazer o relacionamento funcionar para eles.

VEJA TAMBÉM:
O que é um RELACIONAMENTO ABUSIVO? 4 coisas que você deve saber imediatamente!

Como sair de um relacionamento infeliz

Conheça sobre o relacionamento saudável e aprenda a evitar relacionamentos tóxicos!

4. Necessidade constante de admiração

Embora os narcisistas queiram acreditar que são superiores e os melhores, na verdade eles são muito inseguros. Portanto, eles precisam de constante validação, apreciação e reconhecimento. Eles buscam isso se gabando de si mesmos e de suas realizações. Eles podem até mentir ou exagerar. As pessoas que se gabam estão tentando convencer a si mesmas e a você de sua grandeza.

5. Controle e manipulação

Os narcisistas colocam suas necessidades em primeiro lugar. Eles podem te manipular com bajulação, depreciação ou ameaças. Sua falta de empatia pode aparecer desde o primeiro encontro. A hora e o lugar podem ser uma negociação difícil ou nos termos deles, especialmente se eles sentirem que você está interessado no relacionamento. Inicialmente, eles podem querer te agradar para te conquistar, mas uma vez que eles estejam com você, só irão querer agradar a si mesmos.

É a perseguição, não a captura que os motiva. Uma vez vitoriosos, eles podem perder o interesse e passar para a próxima conquista antes que ela se torne emocionalmente íntima demais. Caso contrário, eles ficarão emocionalmente indisponíveis e te manterão à distância, porque têm medo de que, se você se aproximar demais, não goste do que vê.

Ouça o que parceiro dizem sobre si mesmo e relacionamentos passados. Ele assume a responsabilidade ou culpa outras pessoas? Preste atenção se ele admite deficiências graves, problemas de compromisso, traição, criminalidade, vício ou abuso. Igualmente importante, observe se você se sente ansioso ou desconfortável, pressionado, controlado, ignorado ou menosprezado.

VEJA TAMBÉM: 12 sinais de um relacionamento abusivo. CORRA enquanto há tempo!

Compartilhe:
Rolar para cima