7 Sinais de Alerta de que seu Parceiro é Manipulador – Saiba Como Lidar!

Se você recentemente começou a se perguntar “Quando esse relacionamento passou de um romance amoroso para um campo de batalha emocionalmente desgastante?” e você está se perguntando como se distanciar desse relacionamento tóxico, pode ser um sinal de que seu parceiro está tentando manipular e até comandar seu relacionamento.

7 Sinais de Alerta de que seu Parceiro é Manipulador

Aqui estão os principais sinais de que você pode estar lidando com um manipulador emocional

1. Ele vive fazendo com que você se sinta culpado(a)

Os maníacos por controle são manipuladores habilidosos e vão fazer você acreditar que está sendo controlado para seu próprio bem, e você ser resistente é um desrespeito sério. Eles podem entrar na sua mente e fazer você acreditar que seu relacionamento é bastante normal. Eles podem até dar exemplos de que a maioria das pessoas se comporta da maneira que se comporta. Eles vão te culpar por brigar com eles e ser incapaz de entender o amor deles.

2. Ele anota tudo o que faz

Há um senso de reciprocidade construído em relacionamentos saudáveis ​​e estáveis. Vocês cuidam um do outro e não anotam cada pouco que fazem. Se ele ou ela registra todas as interações dentro do relacionamento – seja para guardar rancor, exigir favores como vingança ou simplesmente receber algo em troca – pode muito bem ser a maneira que ele usa de te manter sob controle. E isso pode ser francamente emocionalmente desgastante.

VEJA TAMBÉM: O QUE É UM RELACIONAMENTO ABUSIVO? 4 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER IMEDIATAMENTE!

3. Ele está constantemente tentando te isolar de seus entes queridos

A única maneira de alguém obter controle inquestionável sobre você é se essa pessoa te isolar de seus entes queridos. Este é um dos sinais mais aparentes de um manipulador emocional e também um dos mais perigosos, pois apresenta um alto grau de manipulação.

Se seu parceiro é controlador, ele pode não apenas detestar você passando tempo com as pessoas importantes em sua vida, mas pode até tentar te colocar contra eles, então você acha que se distanciar é uma coisa positiva.

4. Você sente que precisa esconder tudo dele

Digamos que você decida participar de um happy hour com seus amigos do trabalho ou inesperadamente encontrar um amigo na rua e se distrair um pouco. Você conscientemente se pegou evitando contar ao seu parceiro sobre isso? Se houver muitos pequenos segredos que você sente que precisa manter de seu parceiro devido ao medo de seu julgamento, pode ser um sinal de que ele está te manipulando.

VEJA TAMBÉM: 11 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

5. Ele espiona o que você faz

Um maníaco por controle normalmente pensa que tem todo o direito de saber o que você está fazendo o tempo todo. Se ele te espiona secretamente ou exige que você compartilhe tudo com ele, é tudo uma violação dos limites.

Talvez ele verifique seu celular, entre em seu perfil de redes sociais ou rastreie incansavelmente o histórico do seu navegador e justifique suas ações dizendo que sofreu antes, tem problemas de confiança ou: “Se você não está fazendo nada de errado, então por que você se importa?”

Isso é um ataque à sua privacidade, juntamente com a mensagem inquietante de que ele não tem interesse em confiar em você e prefere assumir uma presença de detetive em seu relacionamento.

6. Ele te trata mais como uma criança do que como um igual

Quando você era adolescente e morava com sua família, você não podia sair de casa vestido(a) de certas maneiras ou voltar para casa depois de certas horas. Não foi uma experiência legal, mas afinal, é para isso que servem os pais. Seu parceiro, no entanto, deve sempre tratá-lo como igual.

Regras estritas sobre com quem você passa o tempo, o que você come ou como você gasta seu tempo livre não são boas. É uma forma de excesso de posse e projeção que pode ser vista como cuidado, mas ao mesmo tempo muito prejudicial.

VEJA TAMBÉM: 7 QUESTÕES QUE TE AJUDARÃO A IDENTIFICAR SE VOCÊ ESTÁ EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

7. Ele te afoga em críticas

Da mesma forma que acontece com o isolamento, a crítica é algo que muitas vezes começa pequeno. Você pode tentar se convencer de que as críticas de seu parceiro são justificáveis ou que ele está simplesmente tentando te ajudar a se tornar uma pessoa melhor. Ou ele pode tentar fazer você sentir que é normal, dizendo que não é grande coisa ou que você não deve levar para o lado pessoal.

Mas, no final, por menor que pareça uma crítica individual, se for parte de uma dinâmica contínua com seu relacionamento, seria muito difícil se sentir aceito, validado e verdadeiramente amado. Se todas as coisas que você faz podem melhorar aos olhos de seu parceiro, então como exatamente você está sendo valorizado e amado incondicionalmente?

Como lidar com um manipulador?

Se um bom número desses sinais construir um padrão de controle, tome medidas rápidas antes que o comportamento se torne abusivo.

Tente compartilhar como você se sente com seu parceiro. Não diga coisas como “Você está me controlando!”, em vez disso, tente “Sinto-me triste quando você me diz que não posso sair com meus(as) amigos(as)”. Seu parceiro pode estar aberto a ouvir esse tipo de linguagem.

O próximo passo é tentar entrar em contato com os amigos e familiares que você tem evitado desde o início do relacionamento. Afinal, eles serão sua principal fonte de apoio, que podem te ajudar a enfrentar seus desafios de relacionamento e lhe darão a validação e a força necessárias para tomar decisões sensatas.

Caso seu relacionamento comece a cair em território abusivo, essas pessoas serão seus principais pilares de apoio e te ajudarão a sair.

Além disso, você pode tentar convencer seu parceiro a te acompanhar a um especialista em relacionamentos. E se ele se recusar, talvez você deva considerar seriamente terminar o relacionamento.

Não há razão para você estar com alguém que entende que seu comportamento controlador te deixa infeliz, mas não sente a necessidade de fazer nada a respeito.

Se você gostou deste artigo, considere compartilhá-lo com seus amigos e familiares. E não se esqueça de compartilhar seus pensamentos conosco na seção de comentários.

VEJA TAMBÉM:
BAIXA AUTOESTIMA ESTÁ QUASE SEMPRE LIGADA A RELACIONAMENTOS ABUSIVOS!

COMO DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO BASEADO EM AMOR E RESPEITO

SAIA LOGO DESSE SEU RELACIONAMENTO ABUSIVO ANTES QUE ELE ACABE TE MATANDO DE VEZ!

Compartilhe:
Rolar para cima