5 Maneiras pelas quais um Término pode Melhorar sua Vida

Não é segredo que o término do relacionamento ou um divórcio causa sofrimento emocional. O estresse gerado pode continuar por muito tempo após o término do processo de separação. Reconstruir a própria vida não é uma tarefa nada fácil. Minha experiência pessoal com o término me ensinou como mudar minha perspectiva e mudar meu foco. Posso listar vários resultados positivos como resultado do meu término.

VEJA TAMBÉM: Ausência de Entes Queridos no Natal: Como Lidar com isso Emocionalmente

5 maneiras pelas quais um término pode melhorar sua vida

Mulher feliz sorrindo tomando café e olhando pela janela

1. Um motivo para iniciar a terapia

A maioria das pessoas que conheço fica intimidada com a ideia de terapia. Até eu tinha receio em trabalhar com um terapeuta. Eu esperava me sentir julgado assim que começasse a me abrir sobre meus problemas, o que me deixava ansioso.

Vivenciar um término tornou-se tão pesado que não tive escolha a não ser procurar ajuda. Um amigo meu recomendou que eu tentasse sessões de terapia remota. A ideia de fazer terapia em casa parecia muito menos intimidadora. Fiquei surpreso ao saber quantas opções online eu tinha disponíveis. Marcar a primeira consulta foi simples e meu novo terapeuta estava longe de me julgar. A cada sessão, comecei a me sentir melhor.

Conversar com meu terapeuta forneceu o conselho de que eu precisava para superar meu término. Não apenas discutimos o estresse causado pela situação, mas também discutimos outras questões que eu vinha evitando. Um benefício adicional foi perceber que minhas sessões estavam me ajudando a me tornar uma pessoa melhor.

VEJA TAMBÉM: Como Saber se Você está com Depressão ou é apenas uma Crise

2. Você começa a notar seus pontos fortes

Depois de terminar um relacionamento de longo prazo, as pressões de ficar sozinho podem ser assustadoras. Aceitei que preferiria um relacionamento a viver um estilo de vida solteiro. Mas me surpreendi com o que consegui superar e realizar sozinho.

A vida lança desafios em nosso caminho diariamente. Em um relacionamento, nos sentimos à vontade para compartilhar o fardo desses desafios. Mas com o tempo, começamos a perder nosso senso de independência. Em um ano, superei muitos desafios que nunca teria tentado antes. Estou mais confiante e sei que sou mais resiliente do que esperava.

VEJA TAMBÉM: Os 5 Estágios do Luto – Como o Processo pode nos Ajudar a Curar

3. Você tem menos estresse e mais paz em sua vida

Os relacionamentos podem ser belos, gratificantes e benéficos. Mas, infelizmente, podemos ficar presos em um relacionamento tóxico que nos sobrecarrega com muita tensão e ansiedade. O estresse crônico pode ter muitos efeitos prejudiciais em nosso bem-estar físico e mental. Questões como ansiedade e depressão podem começar a se desenvolver e aumentar os níveis de estresse. Mas o estresse de longo prazo pode levar a muitos impactos negativos em nossa saúde.

Estar sozinho lhe dá espaço para concentrar energia em aliviar os estressores em sua vida. Parceiros negativos ou controladores costumam ser a principal fonte de estresse. Os níveis de estresse diminuirão quando você não precisar mais se preocupar com esse tipo de comportamento que causa problemas. Ser humilhado regularmente tem um efeito significativo na autoconfiança.

Este tempo sozinho pode te ajudar a descobrir qualidades positivas dentro de si e a esclarecer quaisquer dúvidas que um parceiro negativo possa ter estabelecido em sua mente.

WhatsApp Me Apaixonei

Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!

WhatsApp Acesse Agora

VEJA TAMBÉM: 30 Músicas de Amor Próprio para Quando você Precisar de um Impulso

4. Você descobre o que realmente te faz feliz

Relacionamentos infelizes podem nos levar a desenvolver versões mais moderadas de nós mesmos. Se um relacionamento não for adequado, às vezes alteramos nossas personalidades para tentar fazer as coisas funcionarem. Quando um relacionamento termina, podemos explorar quem somos em um nível mais profundo. É o momento perfeito para experimentar novos hobbies e redescobrir nossa individualidade. Depois de saber o que o faz feliz, é mais fácil decidir como deseja moldar sua vida no futuro.

Passar por esse processo me deu uma perspectiva totalmente nova. Percebi o quanto da minha personalidade natural eu estava suprimindo para tentar agradar minha namorada. É revigorante ver essas partes de mim que ficaram adormecidas por tanto tempo. Ver a mim mesmo sob esta nova luz me deu uma nova sensação de felicidade em minha vida.

VEJA TAMBÉM: Acordar no Meio da Noite revela muita coisa sobre seu Estado Emocional

5. Você começa a se reorientar para fazer mudanças positivas

Não há dúvida de que o término afeta a saúde mental e a resistência de alguém. No início do meu término, ficar sentado sentindo pena de mim mesmo tornou-se um hábito. A depressão tomou conta por um tempo e foi difícil sair dela. Às vezes, a questão é não saber como seguir em frente. Sentir-se entorpecido ou experimentar a fase “Para onde vou a partir daqui” é um sentimento comum após uma separação. Antes de meu processo de término começar, eu estava muito contente com minha vida. Percebo agora que parei de desenvolver metas para mim mesmo ou de buscar crescimento pessoal. O primeiro passo foi estabelecer uma ideia de quem eu queria ser e me realinhar até me tornar essa pessoa.

É fácil cair em um estado de espírito complacente depois de encontrarmos nossa zona de conforto em um relacionamento. Terminar um relacionamento sério não é o método que eu recomendaria para agitar as coisas em sua vida. Mas passar por esse processo destacou algumas mudanças que eu poderia fazer para melhorar a mim mesmo. Eu sabia que precisava sacudir minha depressão, mas minha mentalidade negativa inibia qualquer progresso que eu estivesse tentando fazer. Meu processo de cura exigiu várias alterações em minha mentalidade e hábitos diários. Criar uma rotina de ir à academia e frequentar minhas sessões de terapia foi um bom ponto de partida. Aproveitei o tempo para aprender como nossos hábitos alimentares afetam nossa saúde física e mental. Essas informações também me levaram a alterar meus hábitos alimentares. Tentar coisas novas era assustador. Mas sempre que superava meu medo ou encontrava um novo hobby que me fazia feliz, isso me dava um novo senso de confiança.

Não há dúvida de que, se eu tivesse encontrado uma maneira viável de manter meu relacionamento, teria escolhido esse caminho. Mas sou grato pelos impactos benéficos que enriqueceram minha vida. Espero que estes possam ser um ponto de partida para você também.

O conteúdo fornecido neste artigo é fornecido apenas para fins informativos e não substitui o aconselhamento profissional, incluindo aconselhamento e consulta médica profissional.

Compartilhe:
Rolar para cima