10 Coisas a Considerar antes de Morar Juntos

Casando inaugurando a casa própria

Antes de dar um salto de fé, leia o restante do artigo, pois ele te ajudará a tomar a decisão certa, seja ela qual for.

No início de qualquer relacionamento, as coisas se movem em um ritmo constante à medida que vocês se conhecem.

Vocês saem para noites de encontro, talvez tenha ido para algumas férias românticas no passado, e agora estão passando as noites na casa um do outro também.

É uma reação natural que muitos casais experimentam, pois morar com alguém é um grande passo para o seu relacionamento e um grande compromisso um com o outro.

Há muitas recompensas em morar com seu parceiro e algumas armadilhas a serem evitadas, se você levar a sério essa decisão.

Tomar a decisão de morar juntos parece o próximo passo lógico, correto? Vamos descobrir se é o momento certo para juntar as escovas!

Portanto, antes de dar um salto de fé e fazer um conjunto de chaves para o seu parceiro, leia o restante do artigo, pois ele te ajudará a tomar a decisão certa, seja ela qual for.

VEJA TAMBÉM: Não se Case até colocar em prática estes 3 Princípios

5 perguntas para fazer um ao outro antes de morar juntos

Casal fazendo faxina juntos

Você está prestes a embarcar em uma nova fase em seu relacionamento e não deve haver nada além de alegria e romance em seus corações. Mas vocês também devem estar preparados mentalmente e financeiramente para que não haja problemas mais tarde.

Para tornar essa transição o mais suave possível, compilamos uma lista de 5 perguntas que responderão às suas dúvidas sobre “quando é cedo demais para morar com alguém”.

Use essas perguntas como uma diretriz para te ajudar a tomar a decisão certa e se preparar para uma vida maravilhosa juntos por muitos e muitos anos 😊

1. Eu me vejo indo até o fim nesse relacionamento?

Esteja você noivo ou não no momento, tomar a decisão de morar junto com alguém vem com seu próprio conjunto de expectativas.

Talvez não imediatamente, mas em algum lugar no futuro, vocês dois terão que se deparar com a decisão do casamento.

É uma decisão importantíssima que não deve ser tomada de uma hora para outra. Então, se você acha que um dia você pode fazer a pergunta, é uma coisa boa que vocês dois estejam morando juntos antes disso.

Isso lhe dará uma ideia de compartilhar um espaço juntos e resolver os problemas do relacionamento.

VEJA TAMBÉM: 11 Qualidades de um Bom Homem que Você Deve Procurar

2. Como dividiremos as responsabilidades entre nós dois?

De obrigações financeiras, como aluguel, contas de água, luz, mantimentos e outras despesas de vida, até tarefas domésticas, cada casal deve dividi-las igualmente entre si.

Todas as suas expectativas, em relação aos gastos, precisam estar claras desde o início.

Nenhum de vocês deve ser sobrecarregado com as despesas e tarefas domésticas, pois isso só levará a ressentimentos e discussões mais tarde.

A melhor coisa a fazer é criar um cronograma para todas as tarefas domésticas e ter um plano escrito de suas obrigações financeiras.

Dessa forma, você se concentrará mais em gostar de morar juntos, em vez de brigar por problemas evitáveis.

3. Onde iremos morar?

Você vai morar com ele(a) no apartamento dele(a) ou está esperando que ele(a) venha morar com você? Ou a alternativa será encontrar um novo lugar e começar do zero?

Como vocês planejam mesclar seus móveis, roupas e outros itens neste novo ambiente de vida? Você descartará algumas coisas para dar espaço às dele(a)? Você está disposto a dar ao seu parceiro um guarda-roupa maior?

Sim, são muitas perguntas, mas também são importantes e devem ser feitas e respondidas antes da grande mudança.

VEJA TAMBÉM: Como Desenvolver um Relacionamento Baseado em Amor e Respeito

4. A locação vai ficar no nome de quem?

Se você está constantemente preocupado com a dúvida “será que ainda é cedo demais para morar juntos”, então este é um bom tópico para discussão.

Morar com alguém significa compartilhar responsabilidades e respeitar o investimento um do outro também.

Vocês dois estão prestes a tomar uma grande decisão e é justo se ambos os seus nomes forem colocados no contrato.

Em primeiro lugar, você está reconhecendo a parte de seu namorado / namorada e, em segundo lugar, está garantindo que todas e quaisquer responsabilidades sejam realizadas entre vocês dois igualmente.

5. O que acontece se as coisas não derem certo entre nós?

Não importa qual seja a situação, você deve sempre ter uma estratégia de saída. Claro, é uma hipótese de que em algum momento, devido a uma série de razões, vocês decidam terminar o relacionamento e seguir caminhos separados.

Se isso acontecer, haverá muitas coisas com que lidar – dividir as despesas, classificar os ativos ou uma conta bancária conjunta, responsabilidade de um animal de estimação ou filhos (se houver) e turbulência emocional.

A melhor coisa a fazer é ter uma conversa séria sobre todos os resultados possíveis.

Claro, você não deve se preocupar em terminar quando estiver fazendo planos de morar juntos. No entanto, isso pode acontecer e vocês dois devem estar preparados com antecedência, em vez de cair no desconhecido.

VEJA TAMBÉM:
190 Perguntas Íntimas e Profundas para fazer à sua Namorada

160 Perguntas para Casal para Conhecer Melhor o Seu Amor!

25 Assuntos Para Conversar Se Você Quiser Ter Um Namoro Feliz

10 sinais de que vocês estão prontos para morar juntos.

Muitas pessoas, especialmente os homens, relutam em seguir em frente e dar passos importantes nos relacionamentos.

Talvez eles tenham sido abandonados no passado ou testemunharam outros fracassando em seus respectivos relacionamentos, e isso os tornou cautelosos com o compromisso.

No entanto, se você não é uma dessas pessoas e está de fato, dando muita importância a morar com alguém, estamos aqui para te ajudar a tomar a decisão.

Esta é uma ocasião feliz e você deve se concentrar nos aspectos positivos ao discutir a grande mudança.

Você já conhece essa pessoa há muito tempo e está claramente apaixonado por ele ou ela. Portanto, é óbvio que você gostaria de passar mais tempo com seu parceiro, em vez de terminar e voltar.

Mas, se você está se perguntando quando é cedo demais para morar juntos, compilamos uma lista de 10 sinais que lhe darão uma imagem mais clara.

1. Vocês já conversaram sobre isso.

Você não deve morar junto com seu parceiro sem ter “a conversa”.

Pode ter sido uma decisão impulsiva na época, mas antes da mudança real, há muitas coisas que você precisa discutir e descobrir.

Desde a localização, responsabilidades financeiras e níveis de compromisso com seus hábitos pessoais, gostos, desgostos e peculiaridades.

Vocês têm que estar na mesma página, mesmo que não concordem com certas coisas, porque isso te ajudará a dar o próximo passo em seu relacionamento.

VEJA TAMBÉM: Conheça sobre o relacionamento saudável e aprenda a evitar relacionamentos tóxicos!

2. Vocês não conseguem mais ficar longe um do outro.

Depois do encontro, a ideia de deixar o seu parceiro na casa dele e voltar sozinho para o seu apartamento te incomoda? Bem, então você já descobriu que está na hora de juntar as escovas.

Seu coração e sua mente estão lhe dando um sinal claro de que você não quer mais dormir sozinho. E só a ideia de ter alguém te dando um abraço ao chegar do trabalho faz seu coração palpitar.

3. O silêncio é precioso.

Você sabe quando alguém é o amor da sua vida quando estar na mesma sala que essa pessoa nem sempre justifica ter uma conversa.

No início de seu relacionamento, há muitos aspectos do seu parceiro que você deseja conhecer. E à medida que o relacionamento progride, você começa a ficar cada vez mais confortável com o silêncio também.

A companhia dele é agradável, mesmo que vocês dois estejam fazendo coisas diferentes no momento. Mas mesmo assim, essa é a melhor coisa a fazer e o tempo de qualidade gasto é apreciado e valorizado.

4. Vocês têm um relacionamento de dar e receber.

Os relacionamentos unilaterais são os piores quando um parceiro está fazendo ajustes, mudanças e compromissos, enquanto o outro colhe os benefícios.

Este é um casal que não deve morar junto e talvez não estar em um relacionamento.

No entanto, se vocês dois fizeram ajustes de tempos em tempos, é um sinal de um relacionamento saudável que definitivamente florescerá quando vocês começarem a viver juntos.

Isso mostra sua própria maturidade, respeito mútuo um pelo outro e a sensibilidade de não discutir ou brigar por questões que vocês podem resolver facilmente.

VEJA TAMBÉM: Saiba como as demonstrações de amor podem te ajudar a ter um bom relacionamento!

5. Não existe “seu” ou “meu”

Quando você mora com alguém, não existe “seu” ou “meu”; existe “nosso”. Junto com a ideia de compartilhar uma casa juntos, você não tem inibições de seu parceiro usar nada seu.

Desde a comida, móveis, produtos de higiene pessoal e certas peças de roupa (seu moletom com capuz, talvez).

Você sabe que não vai se tornar territorial com nenhum desses itens e está feliz por ter alguém especial para compartilhar tudo isso.

6. Vocês já fizeram muitas viagens juntos.

Veja isso como uma sessão prática. Há uma enorme diferença entre passar algumas horas com seu parceiro e morar juntos.

A terrível dúvida se ainda é cedo demais para morar juntos só pode ser resolvida se vocês passarem pelo menos 5-7 dias seguidos.

Este é um período de tempo bom o suficiente para se conhecerem de perto. Estar um com o outro noite e dia dá a você um vislumbre de como é essa pessoa quando acorda e passa o dia inteiro.

Você ficaria surpreso com o quanto escondemos nosso estilo de vida do dia-a-dia com quem amamos.

7. Vocês têm um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Não é surpresa que, para que qualquer relacionamento funcione, vocês precisam passar tempo de qualidade um com o outro. Se você não consegue dar nem algumas horas ao seu parceiro, então qual é o sentido de morar juntos?

É por isso que seus horários de trabalho, faculdade e vida pessoal devem estar em sincronia para dar uma quantidade respeitável de tempo ao seu parceiro.

Dessa forma, vocês terão mais tempo para sair em encontros românticos, ir ao cinema, um passeio noturno na praia, algumas atividades de aventura, tarefas domésticas, compras de supermercado e muito mais.

Todas essas atividades compartilhadas apenas aproximarão vocês dois e tornarão a convivência mais divertida.

VEJA TAMBÉM: 11 maneiras super atraentes de ser uma esposa sexy dos sonhos do seu marido

8. Vocês já aceitaram as falhas um do outro.

Todos nós temos nossas manias e defeitos, e aceitar a pessoa que amamos com seus defeitos é amor verdadeiro.

Quando certas coisas são inaceitáveis para você, você sabe que uma conversa rápida pode ajudar a resolver tudo.

Você pode se surpreender como reagirá se vir meias sujas no chão, pratos sujos na pia ou um banheiro bagunçado depois de tomar banho.

Há muitas pequenas coisas que podem desencadear uma briga, mas se vocês conseguirem conversar e resolver, tenho certeza de que vocês serão capazes de lidar com a convivência.

9. Não há segredos entre vocês.

Quando eu digo sem segredos, quero dizer exatamente nenhum. Vocês devem ser abertos e honestos sobre cada aspecto de suas vidas – obrigações financeiras ou dívidas, relacionamentos passados, questões relacionadas ao trabalho, amigos e familiares, irritações, dúvidas de relacionamento, vícios, etc.

Ele/ela tem o direito de saber essas coisas, pois afeta diretamente sua vida e as decisões que pode tomar dependendo disso.

10. Vocês já tiveram uma grande briga e sobreviveram.

Pequenas discussões aqui e ali são saudáveis em um relacionamento, mas e uma grande briga que você pensou que acabaria com as coisas para sempre? Vocês já tiveram uma dessas e mesmo depois de várias discussões, ainda estão juntos?

Se vocês se recuperaram daquela grande briga e agora estão juntos novamente, talvez desejem viver um com o outro.

Casais que reacendem seu amor e voltam mais fortes do que nunca devem definitivamente pensar em levar seu relacionamento para o próximo nível.

Isso não apenas mostra seu nível de compromisso um com o outro e manterá a faísca viva por muito tempo.

VEJA TAMBÉM: Saiba como ter um relacionamento duradouro!

Conclusão

Quando duas pessoas decidem dividir uma casa juntas, elas trazem seus próprios pontos fortes e fracos para a união.

Compartilhar responsabilidades, respeitar o espaço um do outro e trazer positividade para o lar e suas vidas é de extrema importância.

Lembre-se sempre de que haverá discussões e desentendimentos em muitos momentos, mas o objetivo principal é compartilhar uma vida saudável juntos.

Lute suas batalhas com inteligência e deixe de lado as coisas corriqueiras que podem prejudicar o relacionamento a longo prazo e boa sorte!

VEJA TAMBÉM: Conheça agora! 4 dicas de relacionamento amoroso e saiba como deixar o seu relacionamento forte!

Compartilhe:
Rolar para cima