O que fazer quando o trabalho está prejudicando seu relacionamento

“um é pouco, dois é bom, três é demais”… essa frase é tão antiga quanto os provérbios – mas perfeita para descrever meu relacionamento. E a terceira entidade não é outra senão o trabalho.

Frustrante, eu sei, dado a época em que vivemos, mas há algumas pessoas que levam seu trabalho para o próximo nível – porque querem fazer a diferença e mudar o mundo.

Essa motivação é alimentada por uma tonelada de paixão e trabalho duro, muitas vezes não remunerado, para um propósito maior.

VEJA TAMBÉM: 7 Coisas Essenciais Que Aprendemos Com Nosso Relacionamento Durante o Coronavírus

Minha esposa e eu estamos apaixonadamente envolvidos em trabalhar com organizações sem fins lucrativos.

Enquanto eu trabalho para uma organização sem fins lucrativos como escritor, ela, médica, iniciou uma ordem sem fins lucrativos para fornecer apoio e aconselhamento em crises para a comunidade local.

Não muito tempo atrás, estávamos conversando sobre o trabalho que ela estava fazendo para sua organização, que é essencialmente oferecer assistência e apoio emocional para aqueles que estão de luto, e me peguei dizendo “Espere. E quanto a mim?”

“Muito engraçado,” ela respondeu ignorando efetivamente o elefante na sala.

Sim, minha esposa trabalha para beneficiar aqueles que podem não ter acesso a recursos ou não estão cientes da disponibilidade de tais recursos devido a limitações financeiras e, no entanto, me sinto magoado por ela oferecer seu tempo livremente enquanto eu constantemente tenho que lembrá-lA de como precisamos do “nosso tempo” também.

Eu A amo, não há dúvida sobre isso. Ela é gentil, raramente perde a calma, é motivada e investe fortemente em ajudar os outros. Mas a palavra operativa aqui é “outros” – como em seus pacientes e sua comunidade e isso me deixa em conflito.

Sou egoísta por desejar sua atenção quando ela está ocupada fazendo um trabalho altruísta que poderia muito bem estar salvando vidas? Por que não posso ser o marido solidário em vez de abrigar sentimentos de frustração e ciúme?

Alguns dos meus amigos têm falado bastante sobre me dizer que se ela me ama, então deveria passar um tempo comigo também.

Eu também vi algumas dicas de relacionamento sugerindo que parceiros de médicos ocupados se tornem super ocupados com suas vidas até que não haja mais tempo para meditar. Meu melhor amigo, por outro lado, é um veterano de 20 anos casado com uma viciada em trabalho hardcore e me aconselhou a continuar com lembretes gentis à minha esposa sobre a importância de separar um tempo para nós.

E, no entanto, sua intensa agenda de trabalho ainda me irrita – ela sempre tem tempo para os outros, e por que não tem tempo para sentar e me ouvir?

Em seu artigo, “O que fazer quando suas longas horas loucas estão arruinando seu relacionamento”, a autora Daniela Prado se refere a isso como a “lacuna de expectativas”.

Parte do motivo dessa lacuna nas expectativas é quando uma pessoa precisa de mais tempo de qualidade com o outro parceiro para se sentir cuidada, como eu. Ela oferece algumas sugestões para remediar a situação, como se comprometer com uma conversa individual de 30 minutos todas as noites, ligar durante o trajeto para casa, planejar uma escapadela de fim de semana ou fazer uma noite semanal de encontro.

O fato é que, embora eu possa me sentir magoado porque o horário de trabalho exaustivo da minha esposa significa menos tempo para mim, isso de forma alguma significa que sou menos digno de amor.

Ao implementar algumas dessas dicas e estratégias, descobri que os encontros e contatos frequentes com minha esposa não apenas ajudaram muito na resolução de conflitos e em encontrar um meio-termo, mas, além disso, minha esposa me surpreendeu ao mencionar o quão orgulhosa está em ter um marido realizado e solidário ao seu lado.

VEJA TAMBÉM: Como Saber se um Transtorno de Personalidade está Prejudicando seu Relacionamento

Compartilhe:
Rolar para cima