Descubra por que você se sente tão cansado de tudo ultimamente — não tem nada a ver com sono

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Você tem se sentido cansado de tudo ultimamente? Não é só você. Veja o que está acontecendo e o que fazer a respeito.

Você poderia estar esperando que, depois de um ano vivendo com restrições e extrema incerteza, que neste ponto da pandemia de coronavírus – com vacinas disponíveis e reabertura de cidades e empresas – as pessoas estariam cheias de energia e entusiasmo, prontas para sair e fazer coisas novas.

Mas, em vez disso, muitas pessoas estão se sentindo exaustas e fragilizadas como nunca antes.E com isso, tem se registrado um aumento nos casos de COVID-19, crises de ansiedade e depressão.

Os especialistas em trauma não estão surpresos que as pessoas estejam sentindo como se estivessem carregando um saco de cimento. Só depois que o trauma começa a diminuir é que as pessoas começam a sentir e se conscientizar do peso do mesmo.

Um ano ou mais de estresse crônico e trauma pode causar um grande dano à nossa saúde mental — danifica o sistema imunológico, atrapalha nosso ritmo circadiano e nos deixa gravemente fatigados.

Nossos corpos passaram por muita coisa. Não é de admirar que estejamos cansados de tudo ultimamente…

Como o trauma causa o cansaço

Todos nós já passamos por algum tipo de trauma como resultado da pandemia. Muitas pessoas sofreram traumas diretos — elas próprias adoeceram ou um ente querido foi diagnosticado ou exposto ao COVID-19.

Constantemente enfrentamos a ameaça de adoecer gravemente e, para os que estão em maior risco, morrer.

Quando nossos sistemas de estresse são ativados cronicamente — como aconteceu durante toda a pandemia — nossos corpos começam a sofrer algum desgaste.

Experiências traumáticas afetam o sistema imunológico, afetam nossos ritmos circadianos e prejudicam nossa saúde digestiva. Quando estamos passando ativamente por uma experiência traumática, nossos corpos produzem um excedente de energia para combater os estressores físicos e mentais.

O corpo entra no modo de sobrevivente e, sem tempo para se recuperar, isso pode esgotar nossas reservas de energia.

Como lidar com o cansaço gerado pelo trauma

O maior passo regular seu horário pra ter uma boa noite de sono (caso você não saiba por onde começar, este artigo irá te ajudar: 7 maneiras de ter uma BOA NOITE DE SONO).

Dê ao seu corpo o descanso de que ele precisa.

Evite cafeína à noite, não faça exercícios antes de dormir e pare de mexer no celular uma hora antes de ir pra cama.

Durante o dia, reserve tempo para sua restauração. Medite, faça ioga, faça um passeio ou passe um tempo com alguns amigos ou familiares. Não sinta que precisa encher sua agenda de atividades agora que a sociedade foi reaberta.

Tente ir devagar e tenha compaixão por si mesmo, pois essas experiências positivas podem ser desgastantes, e abra espaço para descanso e recuperação.

Estabeleça metas menores e encontre novos métodos de enfrentamento. A última coisa que você quer é colocar mais estresse em seu corpo, porque você não está voltando ao normal tão rápido quanto gostaria.

Acima de tudo, seja paciente consigo mesmo.

Não é justo considerarmos que nossos corpos irão se recuperar da noite pro dia. Assim como este foi um processo lento que levou ao estresse, o cansaço também será um processo lento para diminuir.

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Foto: Unsplash

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