6 Dicas para os Introvertidos Gerenciarem a Cultura da Agitação

Não é porque a sociedade idolatra a cultura da agitação, que estar sempre “ocupado” significa que seja bom para nós, especialmente se formos introvertidos.

A cultura da agitação é aquela voz sussurrando para você no final do dia que você não fez o suficiente. São as dores de culpa que rolam pelo seu estômago quando você se senta para fazer uma pausa depois de já ter trabalhado tanto. Outra maneira de nomeá-la é “produtividade tóxica” – quando você está em sua terceira xícara de café ao meio-dia depois de queimar o óleo da meia-noite na noite anterior, fazendo um trabalho extra.

Essa cultura esmaga qualquer um, mas os introvertidos são especialmente suscetíveis a ela porque nossas reservas sociais já são baixas.

VEJA TAMBÉM: Acordar no Meio da Noite revela muita coisa sobre seu Estado Emocional

Há uma diferença entre ser acomodado e aproveitar o tempo de maneira produtiva

Eu experimentei isso quando estava no meu primeiro emprego: estava animado por receber tanta responsabilidade em uma startup de tecnologia. Eu era assalariado, chegava cedo, ficava até mais tarde e tomava quantidades obscenas de cafeína. Havia pufes, uma cozinha totalmente equipada com lanches e pessoas andando de patinete pelo escritório. Eu achava até legal trabalhar aos sábados.

Além de todo o trabalho, eu tinha um milhão de hobbies: ser voluntário em um centro de meditação, jogar vôlei em um time, ir a reuniões de 12 passos e escrever um livro. Eu nunca fazia uma pausa.

A maioria dessas coisas me colocava na frente de outros humanos, realmente esgotando minhas baterias sociais e levando ao estresse. Tanto que fiquei hospitalizado por duas semanas por causa da minha saúde mental e tive que largar aquele emprego – além de largar algumas de minhas outras responsabilidades. Reavaliei o que era importante para mim e agora me recuso a me afundar novamente.

Atualmente, sou autônomo e não trabalho mais de 40 horas por semana. Eu não me exagero. Deixo tempo na minha agenda para respirar e aproveitar a vida. (E, é claro, ter bastante tempo sozinho.) Aqui estão 6 maneiras que aprendi a cuidar de mim mesmo como introvertido diante da cultura da agitação.

VEJA TAMBÉM: Pensar no ‘futuro você’ pode te ajudar a Construir Uma Vida Mais Feliz

6 maneiras para os introvertidos gerenciarem a cultura da agitação

1. Não transforme seus hobbies em obrigação

Se você acha que um hobbie que você tem está te dando mais uma obrigação com a qual arcar durante o dia, abandone-o. Eu tento não deixar meus hobbies e paixões se transformarem em apenas mais uma maldita coisa que eu tenho que fazer. Eu tento agarrá-los como algo opcional e divertido.

VEJA TAMBÉM: Intuição: Quando é certo confiar em seus instintos?

2. Certifique-se de ter muito tempo para você.

Hobbies são ótimos, mas não são suficientes para nos sustentar. Autocuidado e “tempo para mim”, são essenciais. Isso vai parecer diferente para todos. Eu não tenho filhos, então meu autocuidado é ter um tempo sólido sozinho. Eu tiro o melhor do mundo quando recarrego minhas baterias sociais com esse tempo.

O autocuidado também se parece com escrever e se exercitar por alegria, em vez de alcançar um determinado resultado. Pode ser um bom banho e massagens, mas também pode ser tirar uma soneca luxuosa ou jogar um videogame. A ideia é, faça o que te preenche.

VEJA TAMBÉM: “Fiquei longe da internet por mais de 4 anos e isso ajudou minha saúde mental”

3. Avalie seus valores e certifique-se de investir o suficiente neles.

O que é que você mais ama? Sua família? Então, certifique-se de passar tempo com ela. Para mim, minha escrita é algo que valorizo extensivamente. No entanto, quando eu estava nas garras da cultura da agitação, percebi que mal estava escrevendo porque estava muito ocupado tentando ser produtivo o tempo todo. Eu estava esgotado no final do dia por tanta interação e trabalho que não conseguia nem fazer a única coisa que parecia ser o meu propósito nesta terra.

Verificar seus valores é um passo importante porque te lembra do que realmente importa. Lembre que a vida é curta, então podemos gastá-la fazendo coisas que amamos.

4. Descanse, descanse e descanse um pouco mais.

Eu não posso dizer isso o suficiente. Eu sei que tirar um tempo para descansar pode ser parte do autocuidado, mas acho que o descanso merece seu próprio apelo. Tirar um tempo para respirar, ser e relaxar é crucial para garantir que nos sintamos bem, especialmente como introvertidos.

Muitos de nós estamos tão presos em reuniões com pessoas no Zoom ou pessoalmente, ou trabalhamos em empregos de varejo que exigem que estejamos constantemente perto de outras pessoas. Isso é esgotante! Mesmo que você tenha um trabalho que não exija muita interação humana, o ato de trabalhar nos esgota e o descanso reabastece nossas reservas.

VEJA TAMBÉM: Ansiedade, Depressão e Afogamento? Qual a Relação Entre Eles?

5. Pare de idolatrar a cultura da agitação.

“Ugh, eu mal dormi porque trabalhei até tarde ontem à noite” tornou-se um gabar-se por causa da cultura da agitação em que vivemos. Quanto menos você dorme por ter trabalhado até tarde, mais impressionante você acha que parece. Mesmo que não esteja impactando sua vida profissional, aposto que em casa você tenta fazer o máximo de tarefas possível e se sente um fracasso se não tiver feito tudo.

Esta é a produtividade tóxica mais uma vez, no seu auge. Não há nada de errado em querer estar ocupado ou fazer as coisas. Na verdade, é preciso viver. É quando nos sobrecarregamos e nos esgotamos que é o problema – é quando estamos em apuros.

VEJA TAMBÉM: Você é sua própria casa. Faça dela um BELO LUGAR para se estar.

6. Não confunda tempo livre com disponibilidade.

Só porque você tem um espaço em sua agenda não significa que outra pessoa deva preencher. Todos os humanos, mas especificamente os introvertidos, precisam de tempo para respirar, digerir e reconstruir-se.

Além disso, a energia dos introvertidos é sensível. Ela precisa ser protegida, mantida e nutrida. Se isso não acontecer, você quebra. A vida é muito mais administrável e agradável quando nos afastamos da cultura da agitação e temos mais tempo para apenas ser.

VEJA TAMBÉM: 7 Atividades Para Você Se Motivar E Melhorar Seu Estado De Espírito

Compartilhe:
Rolar para cima