5 Erros de Comunicação que estão Destruindo seu Relacionamento

Se este for o caso, pode haver várias maneiras pelas quais você não está sendo claro sobre o que deseja. Você provavelmente não percebe que tem poucas habilidades de comunicação.

Eu já passei por isso. Eu não era claro em comunicar o que queria, mas não fazia ideia de que era esse o problema. Tudo o que vi foi o resultado de uma falta de comunicação: problemas no meu relacionamento.

VEJA TAMBÉM: 100 Coisas Divertidas para Fazer com Namorado que Vocês Dois vão Adorar

Pode haver momentos em que você sente vontade de bater a cabeça contra uma parede e se perguntar o que diabos está errado com você. Não importa o que você faça, você não consegue fazer com que seu parceiro te entenda.

Um relacionamento saudável envolve passar pela jornada de comunicação interpessoal clara e aberta, mas você não pode fazer isso se não souber se comunicar de forma eficaz.

Mas, quando você começa a aprender boas habilidades de comunicação, as coisas começam a melhorar entre você e seu parceiro. As coisas vão finalmente começar a dar certo entre vocês dois.

O que é comunicação em primeiro lugar?

Comunicação é um processo pelo qual a informação é trocada entre indivíduos através de um sistema comum de símbolos, sinais ou comportamento.

Wesley Camacho

5 hábitos de relacionamento que significam que suas habilidades de comunicação precisam melhorar:

1. Você supõe que seu parceiro te entende ou sabe o que você quer

A suposição é uma assassina da comunicação honesta que leva a destruição de relacionamentos. Por quê? Porque ela geralmente mora em sua cabeça e não é falada em voz alta.

Com que frequência você acha que seu parceiro entende do que você está falando? Provavelmente sempre.

Você não diz ou faz a pergunta abertamente: “Estou assumindo que você entende do que estou falando” e, no entanto, é isso que está acontecendo em sua mente. Ou talvez você pense que seu parceiro sabe o que você vai dizer? Com que frequência você faz isso?

E então supõe-se que ele saiba o que você quer, sem que você expresse abertamente. Este é o cenário perfeito para você se sentir vitimizado quando ele não entrega o que você deseja.

Suposições e não falar em voz alta são algumas das principais barreiras da comunicação, criando confusão em seu relacionamento. Você se sente não amado e não compreendido. Seu parceiro se sente confuso e não entende o que não fez ou não disse.

WhatsApp Me Apaixonei

Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!

WhatsApp Acesse Agora

Assumir que seu parceiro pode ler sua mente e saber o que você quer sem que você diga, causa sentimentos de rejeição ou de não ser amado, e ainda assim é você quem está criando isso em sua cabeça, não comunicando o que deseja.

Para mudar isso, a primeira coisa que você precisa fazer é perceber que você tem uma suposição. A segunda coisa é falar em voz alta.

Se você tem um desejo, seja claro sobre isso. Por exemplo, “Você pode me comprar um chocolate quando voltar para casa?”. Simples, claro e sem rodeios. É melhor do que supor que ele faria.

VEJA TAMBÉM: 13 Metas de Casal: Como Melhorar seu Relacionamento

2. Você tem muitas expectativas não ditas

O outro grande assassino da comunicação são as expectativas. Todos nós sabemos quais são.

Esperamos que ele(a) leve o lixo para fora toda quinta-feira à noite. Esperamos que ele(a) lave a louça sempre que terminar de fazer a comida. Esperamos que ele(a) leve o cachorro para passear. E, no entanto, com que frequência somos claros e dizemos que é isso que queremos? Não com a frequência que poderíamos.

Novamente, essas conversas geralmente acontecem em nossas cabeças e não em voz alta para nossos parceiros. Também temos expectativas mais emocionais. Esperamos que ele nos abrace quando estivermos para baixo. Esperamos que ela seja compreensiva quando voltamos do trabalho depois de um dia agitado.

Expectativas não ditas nos fazem sentir mal amados, descuidados e, às vezes, muito sozinhos, e é por isso que a comunicação nos relacionamentos é vital.

Para mudar isso, tente aprender a se comunicar melhor e perceba que você tem uma expectativa de que não está falando em voz alta. Então, fale em voz alta. Esteja ciente de que seu parceiro pode dizer que não é capaz de atender às suas expectativas e observe sua reação quanto a isso.

A melhor resposta é ficar totalmente bem quando ele lhe disser que não pode atender às suas expectativas. Ele pode não ser capaz de ir lá mas está tudo bem.

VEJA TAMBÉM: Cuidado! Essas 6 coisas poderiam Destruir seu Relacionamento

3. Você não fala honestamente o que quer em voz alta

O que está te impedindo? Você tem alguma história em execução que você não pode ter o que deseja? Ou talvez se deva ao fato de você não ter certeza do que quer?

Acreditar que você não pode ter o que deseja é comum entre as mulheres e, possivelmente, entre os homens também. Isso vem da sua infância, onde você não conseguiu o que queria, então acreditou que nunca poderia ter o que deseja.

E se você acreditou nisso por tempo suficiente, isso se transforma em você fechando seu desejo. Se eu perguntar agora o que você quer, você não pode me dizer.

Não falar o que você quer, em voz alta de maneira aberta e honesta, afeta seu relacionamento, fazendo com que você se sinta indigno.

E talvez haja momentos em que você pede alguma coisa mas seu parceiro quer algo diferente e você sempre “perde”. Não falar o que você quer em voz alta pode causar muita tensão e conflito em seu relacionamento.

Para mudar isso, reserve um tempo para ser claro sobre o que deseaj. Isso pode não ser fácil no começo se você tiver a ideia arraigada de que não pode ter o que deseja. Diga a si mesmo: “E se eu pudesse ter o que quero, o que seria?”

Esteja aberto para falar o que quiser em voz alta. E então considere o que pode significar para você e seu parceiro seguirem caminhos separados, então você faz o que quer e ele faz o que ele quer. Isso é bom e saudável para o seu relacionamento.

VEJA TAMBÉM: O que fazer quando o trabalho está prejudicando seu relacionamento

4. Não ser capaz de dizer “Não”

Dizer “não” não é uma coisa fácil por alguns motivos. Você pode pensar que, se disser não, vai ferir os sentimentos do seu parceiro, então você diz “sim”, mas depois se arrepende.

Você pode ter sido informado de que não é certo dizer “não” que se originou de sua infância e criação. Não é uma coisa ruim, mas é algo que você precisa lidar.

Ou, talvez você seja carente, por isso não pode ou não quer dizer “não”. Você precisa estar com seu parceiro. Você precisa que ele faça o que você quer, então você faz o que ele quer, acreditando que se você retribuir, isso significa que ele fará qualquer coisa com você e por você.

E, no entanto, no fundo você pode se sentir menosprezado, infeliz, ignorado e incapaz de ter o que deseja. Você pode pensar que nunca consegue o que quer porque não pode dizer “não”.

Para mudar isso, observe quando você está dizendo “sim” quando na verdade queria dizer “não”. Pergunte a si mesmo por que você acha que não pode dizer “não”.

Em seguida, pratique dizer: “Não!” e veja o que acontece. Não é fácil usar essa palavra inicialmente, porque você provavelmente quer justificar por que não funciona para você. E é um começo.

Trata-se de aprender a ser mais claro em sua comunicação em pequenos passos.

5. Você não vê que não está sendo claro e objetivo

Se você se comunicar e não obtiver a resposta que espera, esse pode ser o gatilho perfeito para perceber o que acabou de dizer. Observe se você tinha uma expectativa de que não expressou ou uma suposição que fez e não falou. Observe se você estava dizendo “sim” quando lá dentro, você estava gritando “nããããããão!”

Quanto mais claro você estiver em sua comunicação, mais forte será seu relacionamento.

O que você deve fazer, porém, é desfazer o comportamento padronizado que pode ser subconsciente de sua infância.

Por que a comunicação é tão importante? Bem, comunicadores claros levam a relacionamentos mais felizes e saudáveis.

VEJA TAMBÉM: 7 Coisas Essenciais Que Aprendemos Com Nosso Relacionamento Durante o Coronavírus

Compartilhe:
Rolar para cima