6 problemas de comunicação muito comuns nos relacionamentos (e como resolvê-los) | MeApaixonei.com.br

6 problemas de comunicação muito comuns nos relacionamentos (e como resolvê-los)

227
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

https://unsplash.com/photos/hhfR-Na22xc

Todo relacionamento passa por bons e maus momentos, no entanto, existem alguns problemas de comunicação recorrentes em viver juntos como um casal que podem gerar grandes conflitos.

Saber identificar e resolver esses problemas é fundamental para construir um relacionamento saudável e feliz com seu amor.

Não há soluções mágicas para se ter um relacionamento perfeito com a pessoa que amamos, mas existem algumas chaves que ajudam a fortalecer o relacionamento e levá-lo a um nível superior.

Continue descendo e veja quais sãos os 6 problemas de comunicação muito comuns nos relacionamentos:

Estes são alguns dos problemas de comunicação mais frequentes nos relacionamentos, cada um explicado em conjunto com suas possíveis soluções.

1. Ciúme

O ciúme é uma das consequências da falta de comunicação que pode ocorrer em alguns casais: na ausência de informações, é mais provável que desenvolvamos pensamentos com a capacidade de nos preocuparmos e nos sintamos mal com o que pode acontecer no futuro.

É relativamente comum encontrar casos de casais que sentem ciúme em algum momento do relacionamento, no entanto, qualquer tipo de mal-entendido precisa ser esclarecido o mais rápido possível, para que não se espalhe.

O ciúme recorrente de um dos membros do casal é quase sempre um sintoma de uma situação de desconfiança do outro lado. Por isso, para resolver esse problema, precisamos recuperar a confiança em nosso parceiro através de um diálogo honesto e isso vai ao fundo do problema.

VEJA TAMBÉM: Ciúmes, o destruidor de relacionamento. Como detectar e combater esse mal?

2. Não pedir perdão

Outro problema de comunicação que ocorre em relacionamentos que acabam se rompendo é a incapacidade de um ou ambos não pedirem perdão um ao outro. Saber pedir perdão — e também perdoar — é um dos sinais mais reconhecidos de maturidade, empatia e respeito pela outra pessoa.

Portanto, para alcançar um bom relacionamento, precisamos aprender a pedir perdão sempre que necessário e reparar os danos.

3. Supor que falar sobre o dia a dia um do outro é perda de tempo

Há pessoas que têm pouca disposição para manter um relacionamento saudável como casal, como aquelas que não conseguem compartilhar o que acontece em suas vidas com a outra pessoa.

Envie seu texto!

Na realidade, em um relacionamento, tudo o que acontece conosco pode — e deve — ser discutido e merece atenção. Trata-se de compartilhar o bem e o mal que acontecem em nossa rotina, sabendo como comunicar isso ao nosso parceiro.

Saber compartilhar o mal que nos faz sofrer é tão importante quanto compartilhar as coisas boas que acontecem diariamente, e isso inclui sentimentos, emoções, situações de dor ou tristeza e também ser assertivo, ou seja, saber como comunicar à outra pessoa o que queremos em todos os momentos, de forma eficaz e sem prejudicá-la de qualquer forma.

4. Não saber escutar

Um elemento básico em qualquer namoro ou casamento é saber ouvir a outra pessoa. Esse é um elemento importantíssimo que devemos levar em consideração se queremos que nosso relacionamento seja bem-sucedido, pois, às vezes, nós damos atenção à nossa vontade, sem ouvir o que a outra pessoa tem a dizer.

Muitos relacionamentos se deterioram devido à falta de escuta de um dos membros ou a um problema de escuta e atenção recíproca entre os dois. Ao ouvir ativamente nosso parceiro, entender e atender às suas necessidades, sonhos e objetivos, melhoraremos o futuro de nosso relacionamento e sua estabilidade, evitando possíveis conflitos.

ESSE POST VAI TE AJUDAR: A importância de saber ouvir o seu parceiro no relacionamento

5. Perda de respeito

Este é um dos problemas que podem abranger tudo o que foi listado anteriormente. O respeito é o pilar fundamental de um relacionamento.

Quando perdemos o respeito pela outra pessoa, ou ambos os membros do casal perdem o respeito, somos confrontados com uma situação difícil de recuperar, mas que, em alguns casos, pode ser canalizada para recuperar o relacionamento.

O respeito consiste, em poucas palavras, em tratar a outra pessoa como gostaríamos de ser tratados, dessa forma, recuperaremos um relacionamento respeitoso como casal.

6. Discussões frequentes

Ter discussões com a pessoa com quem compartilhamos nossa vida é natural e normal, outra coisa é entrar em uma dinâmica de discussões constantes, como acontece em alguns casais.

Para não transformar a discussão e o confronto algo constante, é aconselhável colocar em prática tudo o que foi mencionado acima, ter empatia e nos colocar no lugar do outro, ser respeitoso, sempre ouvir e compartilhar nossos sentimentos que mais nos afetam.

VEJA TAMBÉM:

Como tornar seu casamento inquebrável, feliz e saudável em 7 simples etapas

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: