Como tornar seu casamento inquebrável, feliz e saudável em 7 simples etapas | MeApaixonei.com.br

Como tornar seu casamento inquebrável, feliz e saudável em 7 simples etapas

157
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

https://www.pexels.com/photo/monochrome-photo-of-couple-laughing-3692738/

Cada pessoa (e casal) deve ler isso. Esses conselhos certamente te ajudarão a entender que um casamento pode — e deve — sempre ser ajustado, aprimorado e melhorado.

Continue descendo e veja como tornar seu casamento inquebrável, feliz e saudável.

1. Sejam melhores amigos um do outro.

Um amigo verdadeiro é alguém em quem você pode confiar, se abrir, ser aceito, se divertir e alguém que se preocupa com você. Seja o melhor amigo do seu parceiro e vice-versa.

A amizade é vital para um casamento feliz e gratificante. Em seu livro ‘Até que a morte nos separe’, os autores Jeanette C. Lauer e Robert H. Lauer estudaram 351 casais que haviam se casado há quinze anos ou mais para determinar o que torna um casamento feliz e duradouro.

Os casais foram convidados a selecionar 39 fatores e listar, em ordem de importância, o que eles achavam que tornava seus relacionamentos duradouros e agradáveis. Aproximadamente 90% dos homens e mulheres colocaram o mesmo fator no topo da lista: Meu(minha) marido/esposa é meu(minha) melhor amigo(a).

2. Pratique os princípios do “amor eterno”.

Leve a sério os votos matrimoniais com frequência, que incluem a frase “na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença”. Comprometam-se a ficarem juntos permanentemente e a praticar os princípios do “amor eterno”.

Esses princípios são listados pelo autor Gary Smalley e são baseados em sua pesquisa com 40.000 homens e mulheres.

Veja abaixo alguns princípios de “amor eterno” que Smalley cita em seu livro, Making Love Last Forever (não encontramos a versão do livro traduzida para o português. Se você encontrar, deixe o link nos comentários por favor):

  • O amor eterno escolhe apreciar as qualidades que tornam cada pessoa diferente da outra.
  • O amor eterno procura atributos e ações para louvar.
  • O amor eterno evita críticas sutis e manipuladoras.
  • O amor eterno expressa elogios — a qualquer hora, em qualquer lugar.
  • O amor eterno resiste à tentação de ‘psicologizar’ ou fazer suposições gerais sobre os motivos ou razões de comportamento de um amor verdadeiro.
  • O amor eterno sempre pergunta: “Como nossas diferenças podem nos unir ainda mais?”
  • O amor eterno pensa em termos de trabalho em equipe, acentuando a força de ambos os parceiros que podem “cobrir” as fraquezas.
  • O amor eterno conhece o poder da gratidão.

3. Procure o equilíbrio no seu casamento.

Isso significa passar tempo juntos curtindo a companhia um do outro, além de manter alguns dos seus próprios interesses e atividades individuais. Evite passar muito tempo separado do seu cônjuge.

Uma mulher lamentou a uma amiga que, durante seu casamento de nove anos, ela e o marido sempre se permitiam uma certa independência:

“Se ele queria jogar futebol com seus amigos uma vez por semana, eu não fazia questão. Ele, por sua vez, também nunca se queixou quando eu me encontrava com minhas amigas. Ultimamente, no entanto, parece que estamos gastando mais tempo sozinhos do que juntos. Estou preocupada com o fato de começarmos a viver vidas totalmente separadas.”

Se você se sente como essa mulher — que você e seu parceiro estão à deriva em direções diferentes — encontre maneiras de colocar mais união novamente no casamento.

4. Mantenha seu senso de humor.

Faça uma decisão consciente de encontrar o melhor da vida e rir juntos como um casal.

Envie seu texto!

Numa viagem de inverno, o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter e sua esposa Rosalynn Carter, se viram discutindo cada vez mais sobre o aquecedor do quarto. Sempre que ele dizia que estava muito quente, Rosalynn dizia que estava muito frio e vice-versa.

Uma manhã, ele voltou de uma viagem noturna e Rosalynn o encontrou na porta com um sorriso e um abraço caloroso dizendo: “Nosso casamento está salvo. Acabei de descobrir que o aquecedor estava no modo automático e isso fazia com que ele decidisse a temperatura do ambiente”.

VEJA TAMBÉM: 8 coisas que os homens fazem somente quando amam uma mulher de verdade!

5. Pratiquem o perdão verdadeiro.

Perdoe seu parceiro, perdoe a si mesmo. Perdoe o que foi dito ou não, perdoe o que foi feito ou não.

Bianca e Flávio, de Ipatinga-MG, estão casados há quase três décadas. O perdão é o que os mantém juntos e felizes.

“Aprendemos a deixar a raiva de lado e perdoar, não apenas um ao outro, mas também a nós mesmos”, diz Flávio. Sua esposa acrescenta: “Não guardar ressentimentos é a chave para um relacionamento saudável. Sou boa em perdoar e Flávio é ótimo em esquecer”.

6. Tome medidas que fortaleçam, em vez de enfraquecer, o casamento.

Quando surgem divergências e diferenças e vocês se verem no meio de um conflito, lutem para vencer em vez de perder o casamento. Em todo conflito, pense e siga na direção do “ganha-ganha”. Tome medidas que tornem cada um de vocês amigos, não inimigos, e que fortaleçam, não enfraquecem, o casamento.

Minha esposa e eu utilizamos uma técnica que tem dado muito certo em nosso casamento:

Quando não estamos nos entendendo, trocamos o sofá de lugar, arrumamos um novo local para a TV e escolhemos novas cores para a parede da sala e isso nos faz lembrar de como nos divertimos juntos. Os outros problemas desaparecem quando nos reconectamos. E no final, a recompensa é que temos algo tangível que realizamos juntos.

7. Antes de julgar o seu parceiro, julgue a si mesmo.

Muitas pessoas são rápidas em apontar as falhas e deficiências de outras pessoas mas se tornam cegas quando o assunto é os seus próprios erros. Todo relacionamento funciona melhor e flui mais suavemente quando esse padrão é revertido.

É crucial se concentrar em melhorar suas próprias falhas, em vez de tentar mudar a outra pessoa. De fato, a única pessoa que você pode mudar é você mesmo, então enfatize a correção e ajuste as arestas da sua vida.

VEJA TAMBÉM:

Casal com 75 anos de casados, conta qual o segredo da felicidade no relacionamento!

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: