É muito comum que os casais, depois de um certo tempo de relacionamento, entrem em uma espécie de disputa para ver quem está com a razão. Esta é uma atitude equivocada e que gera um grande desgaste para ambos, e a disputa faz com que a relação como um todo saia perdendo. Para salvar a relação e superar todos os obstáculos do dia a dia, é necessário que cada um saiba reconhecer os próprios erros e esteja disposto a ouvir o que o parceiro tem a dizer.
Como ter uma conversa produtiva com seu parceiro
Criem um clima ameno
Por mais que exista alguma tensão no ar, é sempre bom manter um clima de conversa — e não de discussão. Evite brigas desnecessárias e prefira encontrar soluções e promover entendimento.
Pense antes de falar
A atitude chave para um diálogo eficiente entre o casal é iniciar uma conversa após pensar em caminhos para solucionar os problemas. Reflita sobre algumas formas de resolver os atritos antes de conversar com seu parceiro.
Conversem na intimidade
Escolher um local adequado para conversar é fundamental. Evitem discutir a relação entre familiares e amigos ou em festas e locais públicos, já que a privacidade é importante na hora do diálogo.
Seja tolerante
Saber o momento de ceder é a chave de um casamento saudável e duradouro, e é preciso muito jogo de cintura para conciliar os interesses, horários e a rotina do casal. Lembre-se: todo relacionamento é uma via de mão dupla e ninguém precisa se sobressair ou se anular.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Para entender e lidar da melhor maneira com as emoções do seu parceiro, você precisa primeiro conhecer suas próprias emoções. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você se torna capaz de transformar seu relacionamento, fazendo com que ele se torne mais saudável e com menos conflitos.