Como amar alguém que não se ama

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Veja como ajudar se você estiver em um relacionamento com alguém que luta contra o amor-próprio e a auto-estima.

Ser feliz começa de dentro para fora, mas os terapeutas dizem que existem algumas coisas que você pode fazer para estimular o crescimento de um parceiro com baixa autoestima.

No cânone do conselho popular de relacionamento, “ame-se ou ninguém mais poderá amá-lo” é dispensado com tanta frequência que chegou ao ponto do clichê.

É a frase de efeito de RuPaul em “Drag Race”.

É o conselho que amigos bem-intencionados lhe dão quando você está cheio de conversas internas negativas depois de levar um fora.

Ainda assim, só porque algo é usado discriminadamente, não significa que não tenha valor.

Na verdade, é realmente difícil amar outra pessoa quando você está lidando com uma baixa autoestima ou falta de amor próprio.

Frequentemente ouvimos como os narcisistas podem sabotar seus relacionamentos, mas alguém com baixa autoestima pode causar tantos estragos no relacionamento como qualquer outra coisa.

Pessoas que negam amor a si mesmas e amam demais seu parceiro podem resultar em um relacionamento co-dependente.

Isso cria um vínculo impossível para seu parceiro. Essas são mudanças internas que apenas a própria pessoa pode realmente fazer, portanto, reconhecer seus limites é crucial.

O que mais você pode fazer se ama alguém que não ama a si mesmo? Continue descendo e veja alguns bons conselhos:

Primeiro, reconheça que você não pode consertar os problemas do seu parceiro.

Sentir-se bem (ou mal) consigo mesmo é algo interno. As sementes da auto-aversão geralmente são plantadas cedo na vida e são difíceis de superar. É possível, mas é aquele que duvida de si mesmo que deve trabalhar, não seu parceiro.

Você não pode consertar o problema de outra pessoa, mas pode reconhecê-lo com amor. Também é fundamental que você compartilhe seus próprios desafios, tanto separados dos deles quanto o impacto que seus sentimentos e comportamentos têm sobre você.

Deixe-o saber por meio de uma série de conversas como o pensamento e o comportamento dele te afeta.

Diga algo como “É muito difícil te amar quando você não vê nada de positivo em si mesmo” ou “Preciso que você peça ajuda para mudar o que sente por si mesmo, porque sua dependência de mim está me sufocando”

Seja um espelho.

Alguém com baixa auto-estima irá se debruçar sobre uma lista interminável de coisas que estão erradas com ele: essa pessoa nunca será promovida porque não é qualificada para o trabalho atual; ela odeia como se sente estranha em festas; ela nunca corresponderá às expectativas da infância ou da época da faculdade que estabeleceu para si mesma.

Como parceiro, você tem a capacidade única de apontar tudo o que há de positivo, bom e amável nela. Ao fazer isso, diga como isso molda a maneira como você a vê.

Tenha essas conversas positivas e que aumentam a confiança em conversas casuais e ao longo do tempo, para que você possa permanecer consistente com ela, em vez de ter uma conversa única.

O que você está fazendo é modelar para seu parceiro o que ele precisa aprender a fazer por si mesmo.

Não tenha medo de criticar ou falar quando surgirem problemas em seu relacionamento.

Em um relacionamento, você tem que pedir o que precisa, ou às vezes você nunca vai conseguir. Não deixe que seu medo de ‘perturbar’ a instável autoestima de seu parceiro te impeça de revelar quaisquer problemas que esteja tendo no relacionamento.

É bom elogiar as coisas que ele faz bem e apreciar suas boas ações, mas é vital para a saúde do relacionamento não esconder as coisas que não estão indo bem.

Não gosta da toalha molhada na cama ou de ver seu parceiro mandar mensagens enquanto dirige? Fale, mesmo que ele reaja como se você tivesse acabado de dizer que ele é a pior pessoa do mundo.

Se você encarar a reação dele com calma em vez de culpa, será bom para vocês dois.

Seja um líder de torcida quando seu parceiro for bem-sucedido na vida.

Pessoas com baixa auto-estima costumam ter um monólogo interno recorrente de conversas internas negativas que diminuem suas realizações.

Quando algo positivo acontece com ele, ele acaba não curtindo o momento. Em vez disso, ele encontrará uma maneira de negá-lo para que isso confirme sua visão pobre. Isso é o que ele sabe; isso é o que é reconfortante.

Se seu parceiro for o crítico mais duro, você pode — e deve — ser a pessoa confiável nas arquibancadas, sempre pronta para incentivá-lo.

Compartilhe como você passou a valorizar e cultivar o amor-próprio em sua vida.

Você já se sentiu desanimado da mesma forma que seu parceiro está se sentindo agora? Diga isso a ele!

As pessoas que experimentam aversão a si mesmas muitas vezes se sentem sozinhas com seus sentimentos, então ouvir que alguém com quem elas se importam se sentiu da mesma forma é muito reconfortante.

Considere a terapia, talvez para vocês dois.

Ganhar auto-estima ou amor próprio o suficiente para se sentir amado geralmente é um trabalho duro, mas obter ajuda profissional pode ajudar.

Avanços são muito menos prováveis ​​de acontecer em um relacionamento ponto a ponto do que entre uma pessoa e seu terapeuta. Mas uma maneira construtiva de você ajudar seria sugerir que seu parceiro consulte um psicoterapeuta se quiser construir confiança.

Isso é saudável para o relacionamento porque o “ajudante” consegue se retirar do papel de salvador habilitador, ao mesmo tempo que encoraja o fortalecimento e o crescimento de seu parceiro.

O parceiro confiante nesta equação também pode se beneficiar com a terapia — para entender por que ele escolheu um parceiro com baixa autoestima e para aprender como pode aumentar seu próprio valor e amor também.

A terapia potencialmente ajudaria ambas as partes, porque poderia mudar o relacionamento de um tipo pai / filho capacitador para um adulto-adulto, no qual ambos se sentiriam mais capacitados para expressar seu eu autêntico.

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