22 Versículos da Bíblia para Abençoar seu Casamento

O casamento é um relacionamento único e maravilhoso que requer dedicação e perseverança. Os filhos de Deus devem refletir Seu amor em todos os relacionamentos e o casamento nos dá oportunidades diárias para demonstrá-lo.

A Bíblia nos fala muito sobre casamento e nos dá conselhos muito bons. É uma questão tão importante para Deus que Ele até compara seu relacionamento com a Igreja com o casamento. Confira alguns versículos da Bíblia que vão abençoar seu casamento.

Versículos da Bíblia que falam sobre casamento que irão abençoar o seu

Versiculos da biblia para abençoar casamento

1. Primeiro o cônjuge, depois os pais

Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

(Gênesis 2:24)

Este versículo diz que o casamento que Deus instituiu requer duas ações. Primeiro, deixando os pais fisicamente. Quando nos casamos formamos uma nova família, um novo lar e essa deve ser a nossa prioridade. Claro que temos que amar e honrar nossos pais até a morte, mas devemos entender que como uma nova família, faremos planos e tomaremos decisões contando com nosso cônjuge.

Segundo, unir-se em uma só carne com nosso cônjuge: unidade sexual e unidade emocional. A partir do momento em que nos casarmos desfrutaremos sexualmente um do outro e buscaremos caminhar juntos em todas as áreas, como finanças familiares, serviço a Deus e educação dos filhos quando chegarem.

2. O casamento é para sempre

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

(Mateus 19:4-6)

O projeto original de Deus é que o casamento seja para sempre. O divórcio NÃO faz parte de Seus planos, Ele quer que fiquemos juntos até a morte. Neste versículo de Mateus, Jesus admite que Moisés permitiu o divórcio “por causa da dureza do coração do homem”. Existem exceções como no caso de relacionamento abusivo ou traição que requerem ação drástica, mas o plano original de Deus para o casamento é que um homem e uma mulher fiquem juntos até que a morte os separe.

VEJA TAMBÉM: Problemas Comuns no Casamento que podem Destruí-lo

3. O casamento é para trazer felicidade ao casal

Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.

(Provérbios 18:22)

Deus deve nos guiar na escolha de nosso parceiro. Recebemos bênção quando escolhemos dentro de Sua vontade para nós. Devemos nos casar com alguém que traga alegria ao nosso coração, alguém que nos aproxime de Deus e de Seu propósito para nossas vidas. Assim percorreremos juntos e com alegria o caminho que Deus nos conduz.

4. Unidade em Cristo

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

2 Coríntios 6:14,15

A palavra cônjuge significa jugo junto, referindo-se à peça de madeira para atrelar bois a carroça ou arado que mantém os bois juntos para que possam arar na mesma direção. O casamento deve ser unido em todos os sentidos e a união espiritual é vital. Devemos estar unidos em Cristo, amando e obedecendo a Jesus a fim de viver em harmonia e para que Cristo seja glorificado em tudo o que fazemos.

5. Submissão como ao Senhor

Submetam-se uns aos outros, por reverência a Cristo. Esposas, submetam-se a seus próprios maridos como ao Senhor.

(Efésios 5:21-22)

Não há medo de se submeter um ao outro quando ambos estamos cheios do amor de Deus. Confiamos que Deus guia a outra pessoa dentro de Sua vontade e não tememos que ele se aproveite ou nos machuque de propósito. Por isso é importante se casar com alguém que teme a Deus e é cheio do seu Espírito Santo. Se soubermos que suas ações e palavras são guiadas pelo Senhor, não teremos medo de nos submeter uns aos outros. O amor perfeito que Deus nos dá lança fora todo o medo (1 João 4:18).

VEJA TAMBÉM: 6 Fases do Relacionamento. Entenda seus Processos e Mudanças

6. Amar como Cristo ama

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela para santificá-la.

(Efésios 5:25-26a)

O amor de Cristo pela igreja deve ser nosso exemplo. Jesus se dispôs a ir à cruz por cada um de nós e o fez por amor. O ser humano tende a ser egoísta, a buscar o seu próprio bem antes do dos outros. Mas o esposo cristão precisa estar cheio do amor de Cristo, buscando em todo momento o bem espiritual de sua esposa.

7. A ordem correta

Pois o marido é o cabeça de sua mulher, assim como Cristo é o cabeça e Salvador da igreja, que é o seu corpo.

(Efésios 5:23)

Tudo na vida funciona melhor quando seguimos conselhos e instruções, e o casamento não é exceção. Para que haja paz e harmonia, a ordem da liderança deve ser clara. O marido deve buscar a orientação de Deus sobre o que é melhor para ele e sua família, deve ter uma vida saudável de oração e estudo da palavra. A mulher também precisa se voltar para Deus pedindo sabedoria para ela e para o marido e apoiá-lo nas decisões que trazem alegria ao coração do Pai.

8. Incentivo à intimidade sexual

Bendita seja sua fonte! Divirta-se com a esposa da sua juventude! Ela é uma gazela amorosa, ela é uma linda corça. Que seus seios sempre o satisfaçam! Que seu amor te cative o tempo todo!

(Provérbios 5:18-19)

Deus deseja que marido e mulher tenham uma vida sexual satisfatória ao longo de suas vidas e que sejam exclusivamente um para o outro. A intimidade sexual conjugal deve trazer alegria e satisfação, não vergonha ou medo, e também deve fortalecer nossa auto-estima. No ato sexual expressamos nosso amor, nossa total confiança em nosso cônjuge e também nosso apreço pela forma como Deus nos criou e à outra pessoa.

VEJA TAMBÉM: 12 Dicas para Construir um Relacionamento Saudável

9. Mais forte com Deus

Apenas um pode ser derrotado, mas dois podem resistir. O cordão de três dobras não se rompe facilmente!

(Eclesiastes 4:12)

Dizem que há força na união e isso é ainda mais verdadeiro no casamento. Um casamento unido é um grande exemplo neste mundo que tanto aplaude o individualismo. Se ambos servirem a Deus, contarão com Sua ajuda nos momentos difíceis, receberão Sua sabedoria para tomar as decisões certas e força para superar as provações. Eles não apenas apoiarão e encorajarão um ao outro em tempos de tentação ou dificuldade, mas também buscarão a orientação de Deus e perseverarão até que o resultado desejado seja alcançado.

10. Ser uma equipe

Dois são melhores do que um, porque obtêm mais frutos de seu esforço. Se alguém cair, ajude-o a se levantar. Ai daquele que cai e não tem quem o levante! Se dois se deitarem juntos, eles se aquecerão; um só como vai se esquentar?

(Eclesiastes 4:9-11)

O casal deve trabalhar junto por objetivos comuns, unindo esforços para ver realizados os sonhos e desejos que Deus coloca em seus corações. Cada um deve zelar pelo bem do outro, cuidar dele e ajudá-lo. Se um cai, o outro o levanta, faz um curativo na ferida, o encoraja a continuar.

VEJA TAMBÉM: 100+ Nomes Bíblicos Femininos e Seus Significados

11. Começar da maneira certa

Não envie um homem recém-casado para a guerra, nem imponha qualquer outro dever a ele. Ele terá um ano inteiro livre para cuidar de sua casa e fazer feliz a mulher que tomou como esposa.

(Deuteronômio 24:5)

É interessante ver que o Antigo Testamento menciona a importância de criar um alicerce forte e feliz no casamento desde o início. Em sua grande sabedoria, Deus nos encoraja que o foco do primeiro ano de casamento seja o casamento, construindo uma base sólida juntos e sendo felizes. Tudo o resto pode esperar, haverá tempo para outros deveres ou preocupações.

12. Compreensão e respeito

Da mesma forma, vós, maridos, sede compreensivos na vossa vida conjugal, tratando cada um com respeito a sua mulher, porque como mulher ela é mais delicada, e ambos são herdeiros do agradável dom da vida. Dessa forma, nada impedirá suas orações.

(1 Pedro 3:7)

O casamento é construído e fortalecido com respeito e compreensão entre os dois. Se entendermos e valorizarmos o outro como ele é, com suas qualidades e fragilidades, seremos mais felizes e todas as outras áreas de nossa vida serão fortalecidas, inclusive nossa vida espiritual.

VEJA TAMBÉM: 61 Orações para Força, Cura e Coragem

13. Amor, pureza e respeito

Todos tenham em alta estima o casamento e a fidelidade conjugal, pois Deus julgará os adúlteros e todos os que cometem imoralidade sexual.

(Hebreus 13:4)

Para Deus o casamento tem muito valor. O casamento é sagrado, a fidelidade entre marido e mulher não é negociável: devemos ser fiéis um ao outro. Qualquer tipo de imoralidade sexual, adultério, fornicação, pornografia, qualquer uso indevido do ato sexual para constranger ou manipular o outro é inaceitável e será julgado. Devemos sempre tratar o outro com amor, com pureza e respeito.

14. O poder do amor

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

(Cântico dos Cânticos 8:6-7a)

O verdadeiro amor é poderoso e eterno, é um compromisso de estar um ao lado do outro aconteça o que acontecer. O selo sobre o coração e a marca no braço não se referem a tatuagens que podem ser apagadas, mas a marcas incrustadas que perduram e jamais podem ser removidas. O verdadeiro amor é forte e profundo, vai durar por todas as estações ou tempestades que possam surgir. Não haverá doença, escassez ou desacordo que possa matá-lo.

VEJA TAMBÉM: 7 coisas que a bíblia diz sobre o casamento

15. Construir com sabedoria

Com sabedoria se constrói a casa; com inteligência as bases são lançadas.

(Provérbios 24:3)

Precisamos de sabedoria e a Bíblia diz que o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor (Provérbios 1:7). Se quisermos construir um casamento mais forte do que nunca, devemos ir à fonte da sabedoria, a Deus. Ele nos ajudará a superar nossas diferenças e a tomar decisões sábias. Se formos a Ele todos os dias apresentando nossas preocupações e nossos desejos, Ele nos guiará e, com o passar dos anos, olharemos para trás e nos alegraremos ao ver como Ele trabalhou em nós e em nosso casamento.

16. Companhia e ajuda

Além disso, o SENHOR Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora idônea para ele”.

(Gênesis 2:18)

Agradeço a Deus, porque Ele me concedeu em você a companhia perfeita e ajuda para o resto da minha vida.

17. O amor na prática

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

(1 Coríntios 13:4-7)

Vivamos cada dia unidos e guiados por este amor!

VEJA TAMBÉM: O que a bíblia diz sobre o namoro? 3 conselhos para um namoro abençoado!

18. União inquebrável

Acima de tudo, revistam-se de amor, que é o vínculo perfeito.

(Colossenses 3:14)

Vamos vestir todos os dias as roupas que nos ajudarão a permanecer juntos. Vamos nos vestir de amor!

19. Não acaba

O amor nunca se extingue.

(1 Coríntios 13:8a)

Meu coração se enche de alegria por saber que nosso amor nunca vai acabar porque vem de Deus.

20. É uma decisão firme

Não me implore para te deixar e ficar longe de você; porque aonde você for, eu irei; e onde quer que você viva, eu viverei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus.

(Rute 1:16)

Eu estarei com você para sempre. Juntos vamos adorar a Deus e viver para a Sua glória.

VEJA TAMBÉM: Não abra o seu coração para quem nem abre a bíblia

21. Algo que você não pode perder

Acima de tudo, amem-se profundamente, pois o amor cobre uma multidão de pecados.

(1 Pedro 4:8)

Nosso amor é maior que nossas falhas. Vamos encarar cada dia e cada prova cheios de amor!

22. Aproveitar a vida juntos

Aproveite a vida com a mulher que você ama.

(Eclesiastes 9:9a)

Vamos aproveitar todos os dias a vida que Deus nos deu. Compartilhar minha vida com você enche meu coração de alegria, Lili. Eu te amo!

VEJA TAMBÉM: 9 conselhos inspirados na BÍBLIA para FORTALECER sua relação

Compartilhe:
Rolar para cima