7 coisas que a bíblia diz sobre o casamento | Me Apaixonei

7 coisas que a bíblia diz sobre o casamento

113
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

1- “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” Provérbios 31:30

Foto: https://www.instagram.com/p/BrGbBiyAGHT/

Dezenove anos atrás, quando eu conheci minha esposa, eu não pensei exatamente “Uau! Essa garota realmente é temente ao Senhor”. Não, eu fiquei encantado com seu cabelo vermelho escuro e seu sorriso contagiante. Ela era demais para mim. E continua sendo.

Quando eu apareci na porta para aquele primeiro encontro às cegas, eu era um nerdzinho magricelo, sem palavras, em frente à garota mais linda que já conheci. E, por algum motivo, ela se apaixonou por mim. Anos depois, às vezes continuo sem palavras —nem sempre por causa daqueles cabelos vermelho escuros intensos, mas mais frequentemente pela intensidade dentro dela.

Sua beleza não se apagou, mas me vejo ainda mais atraído por suas qualidades intangíveis — como o seu amor por Deus, seu altruísmo e sua generosidade. Acredito que era isso o que Salomão quis dizer quando disse: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba”. Duvido que um dia olharei para a minha esposa Shelley e não a acharei fisicamente atraente. Mas os anos me ajudaram a apreciar a profundidade da beleza verdadeira além de sua forma física.

Eu posso olhar para cada uma das nossas três filhas e ver a beleza de sua mãe. E, mais importante, consigo ver o mesmo caráter doce e piedoso dentro delas, o que me faz me apaixonar pela mãe delas dia após dia. Isso é o que me deixa mais orgulhoso como marido e como pai. Minha esposa tem sido um presente incrível e também uma parceira inestimável, e sei que Deus está preparando minhas filhas para um futuro em que o valor delas será medido mais por sua pureza do que seu reflexo.

Onde quer que você esteja em sua jornada, nunca é tarde para mudar o que você valoriza. Deus olha além de nossa aparência superficial, e vê bem profundamente dentro de nossos corações. Você não pode se esconder atrás de uma fachada ou buscar Seu favor com o “seu charme”.

Então, sim. Minha esposa continua sendo demais para mim. Com certeza, é muito melhor olhar para ela do que para mim. Mas ela ainda é muito mais. Ela ensina a mim e à nossa família o que é a verdadeira beleza. Ela me ensina a importância de se preocupar com a condição do meu coração. Essa é uma característica louvável na qual estou me empenhando para ser como ela.

O que você está fazendo para cultivar algo verdadeiramente bonito dentro de seu próprio coração?

VEJA TAMBÉM: SE SEU MARIDO FAZ ESTAS 10 COISAS, VOCÊ ACERTOU EM CHEIO NO CASAMENTO

2- “[…] o perfeito amor expulsa o medo”  1 João 4:18

Foto: https://weheartit.com/entry/256508266

O casamento é um lindo e emocionante presente de Deus. No entanto, como em todas as outras áreas da vida, você irá encontrar situações em seu casamento que farão você sentir medo. Afinal, prometemos em nossos votos de casamento amar na pobreza ou na riqueza; na saúde ou na doença. Quer se trate de tragédia, doença ou expectativas não satisfeitas, não demora muito para que o medo se infiltre em seu casamento.

Paulo escreve em sua carta aos Romanos: “Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou”. Se você confia na Palavra de Deus, pode ter certeza de que o poder do Seu amor o ajudará a superar seus medos—mesmo aqueles relacionados ao seu casamento.

Quando surgem problemas, você pode ter confiança no amor e devoção inabalável de Cristo. Você está enfrentando dor ou angústia em seu casamento? Seja confortado com as promessas do Senhor de que Ele nunca irá nos deixar ou abandonar. Você está tenso no meio de testes e provações? Saiba que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8: 28).

Não é surpreendente saber que Sua fidelidade e misericórdia não são resultado de nosso amor para com Ele, mas de Seu amor por nós? (Romanos 8:37). Nada em toda a criação é capaz de separar você do amor de Deus. (Romanos 8:35)

Não deixe seu coração ficar aflito (João 14:1). Quando dúvidas e medos entram em seu casamento, ame seu cônjuge como Jesus ama você. Dediquem-se totalmente a Deus, juntos, e saiba que quando o amor de Deus é aperfeiçoado em você, todos os seus medos serão levados embora, não importa qual a provação que você esteja enfrentando.

QUE TAL ESSE? 8 LIÇÕES QUE APRENDI EM 8 ANOS DE CASAMENTO

3- “[…] Perdoem, e serão perdoados.” Lucas 6:37

Foto: https://www.instagram.com/p/BcZla0SDa_P/

Este versículo vem no meio de um monte de conselhos úteis para a vida, vindos diretamente de Jesus. Quando penso neste versículo no contexto do casamento, imediatamente penso em “marcar pontos”

Pense nisso: o objetivo do casamento é permanecer juntos durante toda a vida. Quando você está com alguém quase todos os dias, por anos e anos, não é difícil deixar pequenas coisas somarem. São muitos “pontos” para acompanhar!

Enquanto quase todo mundo sabe que o perdão tem um papel importante no casamento, é fácil perder de vista o conselho importante que Jesus dá: viver com um hábito diário de perdão. No mínimo, isso significa não ficar mais marcando pontos!

A última parte de Lucas 6:37, “Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês”, me lembra de Tiago 5:16, que diz “…confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados”. Em um casamento saudável, confessar as falhas um ao outro abre a porta para receber o perdão. Por mais que devamos facilmente perdoar aos outros—e especialmente nossos cônjuges—devemos ser capazes de receber o perdão dos outros também.

É fundamentalmente importante viver esse perdão uns com os outros. Não apenas perdoar uns aos outros pelas grandes coisas, mas uma conexão regular e compartilhada na qual ambos os parceiros podem confiar uns nos outros com suas falhas—talvez até encontrando maneiras de celebrar suas diferenças.

Se vamos dar nossas vidas um pelo outro no casamento (ver João 15:13 e Efésios 5:25), o fundamento disso está em colocar nosso cônjuge antes de nós mesmos. Isso significa deixar de lado julgamentos, deixar a condenação para trás e oferecer perdão. Significa também receber o perdão, à medida que a confiança e o amor crescem de ambos os lados do relacionamento.

Reserve um tempo com seu cônjuge esta semana para praticar o perdão juntos. Esteja aberto sobre áreas onde você sabe que possui falhas, e descubra se pode haver “pontos” para os quais você precisa de perdão.

VEJA TAMBÉM: COMO CONTINUAR SENDO UMA MULHER FORTE DENTRO DO SEU CASAMENTO

4- “E andai em amor, como também Cristo vos amou…”  Efésios 5:2

Foto: https://weheartit.com/entry/323776582

Minha esposa já viu as piores partes de mim. Ela me conhece há quase doze anos, e já estamos casados há mais de nove desses doze. Mesmo ela sabendo mais sobre mim do que qualquer outra pessoa na terra, ela não sabe nada sobre mim comparado ao que Deus sabe.

Deus conhece todas as minhas culpas e falhas, e me vê pecar diariamente. E, ainda assim, Ele me ama. Ele se importa tanto comigo que sacrificou Seu Filho por mim. Cristo serviu aos Seus discípulos todos os dias — mesmo sabendo que alguns deles O negariam! E Ele me dá graça todos os dias, mesmo sem eu merecê-la.

Vamos começar a amar nossos cônjuges melhor com esses três exemplos práticos do amor de Cristo por nós:

1. Coloque-se em segundo lugar.

Se Ele deu Sua vida por nós, por que não podemos fazer pequenos sacrifícios diários para pôr os sentimentos, desejos e esperanças do nosso cônjuge acima dos nossos? Tente deixar o seu cônjuge sair e ter um tempo para si esta semana enquanto você fica em casa cuidando dos filhos. Ou, se você quer um desafio de verdade, deixe o seu cônjuge “estar certo” na próxima discussão banal entre vocês.

2. Sirva sem expectativas.

Que ilustração de um servo podemos fazer melhor do que o Rei dos Reis lavando os pés dos seus discípulos? (João 13:3-17) Essa imagem de Cristo como servo devia ser um lembrete constante para nós enquanto cônjuges. Procure maneiras de servir ao seu cônjuge hoje. Surpreenda-a lavando as roupas. Compre uma sobremesa especial do restaurante favorito dele, sem motivo. Encontre alegria no serviço ao seu cônjuge e então sirva-o sem esperar nada em troca.

3. Demonstre graça.

Graça é o favor imerecido e gratuito de Deus. Ele tem todo o direito de não perdoar os nossos pecados e defeitos, e mesmo assim Ele nos dá graça gratuitamente. Em vez de focar nos hábitos e características negativas do seu cônjuge, tente olhar diariamente para os positivos. Faça algo simples como mencionar todos os dias algo que você ama nele(a). Ore por ele(a) todos os dias. Perdoe o seu cônjuge quando ele(a) fizer besteira.

A graça não se apega à magoa, à raiva ou ao desapontamento… a graça perdoa.

VEJA TAMBÉM: POR QUE ALGUNS CASAIS SIMPLESMENTE SE DESAPAIXONAM APÓS 15 ANOS DE CASAMENTO?

5- “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.” Provérbios 18:22

Foto: https://br.pinterest.com/pin/95349717094879802/

O Maior Tesouro

Eu não penso muito em tesouro hoje enquanto um adulto, mas certamente pensava muito quando era criança. Valia a pena lutar contra piratas para encontrar um tesouro. Valia a pena lutar com ogros para protege-lo. O tesouro era o auge de uma aventura imaginativa. Meditar nas Escrituras é sempre bom para a alma, e pensar regularmente sobre o versículo de hoje (Provérbios 18:22) pode ter um efeito profundo no seu casamento.

Se minha esposa é realmente meu maior tesouro, ela se torna mais interessante do que o programa que eu quero assistir na TV. Passar tempo com ela se torna mais valioso do que ter “um tempo para mim”. Suas necessidades se tornam mais importantes que as minhas. É claro que este versículo não está dizendo que sua esposa é um ídolo a ser colocado acima do Senhor. No entanto, ele está dizendo que—de todas as bênçãos que o seu Pai celestial lhe dá neste mundo—você deve considerar sua esposa como a maior delas.

Presente de Deus

Antes de conhecer o pai da minha esposa, ouvi dizer que ele era um oficial da Força Aérea. Como a maioria dos jovens estaria, me senti intimidado pelo pai dela mas, quando o conheci, cultivamos um relacionamento respeitoso e saudável.

Esse respeito garantiu que eu tivesse o melhor comportamento e que ela estaria em casa na hora marcada após nossos encontros.

Acho que a lógica é a mesma quando tiramos um tempo para pensar sobre o Pai Celestial de nossa esposa. Ele cuida dela mais do que seu pai terreno ou eu jamais poderia cuidar. Deus me confia o dom de cuidar da minha esposa como só um marido pode fazer.

É um pensamento preocupante de que o Onisciente e Todo-Poderoso Pai vê como tratamos o presente Dele. Pensar sobre isso faz eu me arrepiar quando me lembro de comentários sarcásticos que eu sei que fiz nos momentos egoístas que tive.

Esta é minha oração, e eu espero que os homens que estão lendo orem também:

Pai Celestial, por favor, perdoe-me por não valorizar minha esposa como deveria. Obrigado por me dar uma bênção tão incrível. Por favor, renove meu coração e minha mente e me ajude a vê-la como meu maior tesouro todos os dias. Amém.

6- “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13:7

Foto: https://unsplash.com/photos/1ihCvDeUqSE

Durante nosso casamento, minha noiva e eu ouvimos o pastor ler 1 Coríntios 13:7: “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” Depois disso, prometemos que nosso casamento duraria, mas subestimamos o quanto as pressões da vida, os horários, os hábitos egoístas e até mesmo nossos filhos adoráveis nos afastariam um do outro. Mesmo agora, às vezes nos vemos vivendo próximos mas não nos sentimos próximos um do outro.

Sustentador e Duradouro

O casamento seria fácil se não fossem “todas as coisas” que devemos suportar e resistir. Provérbios 19:11 diz, “A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende”.

Por que escolher o perdão? Nós perdoamos porque fomos perdoados por Deus. Nós amamos da maneira que Ele ama: Seu amor é uma aliança, não um contrato. Um contrato, em um sentido comercial, significa que eu só tenho que manter minha parte do acordo se a outra parte manter a dela até o fim.

Mas os casamentos bem-sucedidos são baseados em uma aliança: um compromisso vitalício e incondicional de fazer a nossa parte, mesmo que tenhamos que suportar um cônjuge que não consegue cumprir a sua parte.

Seu casamento ceifará o que você semeia. (Gálatas 6: 7) Se você não gosta do que está crescendo em seu casamento, talvez você deva olhar mais de perto os tipos de sementes que tem plantado.

Crer e Aguardar

Você já notou que tendemos a julgar os outros por suas ações, mas que nos julgamos por nossas intenções? Mesmo quando não concordamos, eu sei que as intenções da minha esposa são sinceras. Essa convicção central impediu que muitos dos nossos desentendimentos se tornassem destrutivos.

Não importa quão gelado o seu relacionamento parece ser, acredite inabalavelmente nos motivos do seu cônjuge e confie que Deus está andando com você através desta temporada de inverno. O inverno torna a primavera muito mais bonita.

Não Desista

O casamento nos sobrecarregou mais do que imaginávamos. Mas também nos satisfez mais do que imaginávamos. Não desista. Continue se doando. Continue servindo. Quando não houver resposta, sirva um pouco mais. O amor é uma atitude, não um sentimento. O amor é incondicional. É implacável, persistente e agressivo. Lute por quem você ama e continue orando juntos.

7- “Pois nada é impossível para Deus.” Lucas 1:37

Foto: https://weheartit.com/entry/323418837

Você pode ter chegado até aqui porque está numa fase difícil em seu casamento e as coisas simplesmente não estão funcionando. Pode ser que você esteja orando há anos para que seu cônjuge siga a Jesus, mas ele ainda não O aceitou.

Você pode estar desanimado e inseguro sobre o que o futuro reserva para você e para o seu relacionamento.

Seja qual for o momento em que seu casamento se encontra agora, aqui está algo que você precisa saber: nada é impossível para Deus.

Ao longo da Bíblia, vemos muitos milagres de Deus—incluindo quando Jesus conquistou a morte ressuscitando dos mortos! O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos vive em você! (Romanos 8:11). Seu casamento pode parecer morto agora, mas Deus pode trazê-lo de volta à vida.

Não pare de orar pelo seu cônjuge. Não desista do seu casamento. Se vocês estão tendo problemas para encontrar um consenso, não adie: encontre alguém hoje com quem ambos possam conversar.

Sua maior superação pode estar por vir. Com Deus, nada é impossível!

VEJA TAMBÉM:

Seu casamento nunca será saudável a menos que vocês façam ISSO juntos

Fonte: Este artigo foi escrito por YouVersion. Acesse youversion.com para mais informações.

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: