Esse Relacionamento Tóxico está Consumindo sua Saúde

‘Nem com você nem sem você’ Sobre o relacionamento tóxico baseado em não dar o que a outra pessoa precisa e nem deixá-la ir.

Casal de mãos atadas

O que é e por que permitimos?

Se em algum momento de sua vida você se encontrou na situação de estar preso em um tipo de relacionamento tóxico, que não te faz feliz, mas do qual você também não pode se libertar, este artigo te ajudará.

Aquela pessoa por quem você se apaixonou, que vem e vai, que às vezes mostra interesse por você, mas outras vezes desaparece sem explicação, ou que te chama quando você menos espera, mas não está lá quando você mais precisa, é um tipo de pessoa da qual você deve ficar longe, uma relação que vai prejudicar sua dignidade e sua auto-estima sem você nem perceber. Esse tipo de relacionamento tóxico consome sua energia, sua positividade e seu humor.

Isso vai destruir sua saúde mental e é necessário estabelecer limites e se libertar dessa relação o quanto antes.

VEJA TAMBÉM: Por que relacionamentos tóxicos acontecem com frequência?

Como detectar esse tipo relacionamento tóxico?

Você deve detectar se está em um relacionamento baseado em ‘Nem com você nem sem você’, no interesse e no egoísmo, um relacionamento em que, apesar de ter bons sentimentos em relação a essa pessoa, não nos sentimos bem, não sentimos prazer, não nos sentimos amados nem temos a sensação de receber a mesma coisa que damos. Aqui estão algumas pistas que podem te ajudar a detectar se você está vivendo em um relacionamento tóxico como este:

  • Às vezes ele(a) te procura, mas outras vezes não está nem aí e não responde suas mensagens.
  • Surpreendentemente, é quando você se afasta que recebe mais atenção.
  • Ele(a) pode mostrar interesse em sua vida, mas no dia seguinte nem pergunta como você está.
  • Ele(a) está sempre disponível quando se sente o centro das atenções ou precisa de algo de você para alimentar seu ego, caso contrário você não terá notícias dele(a).
  • Ele(a) demora para responder suas mensagens e quando responde, a resposta é sempre breve.
  • Ele(a) nunca expressa seus sentimentos com clareza e evita o assunto se você tentar falar sobre os seus.
  • Ele(a) tem a facilidade de fazer você se sentir culpado(a), ou fazer você acreditar que está sobrecarregando-o(a) com seu comportamento.
  • Você não se sente valorizado. Você pode até estar se sentindo usado(a).
  • Você procura desesperadamente uma maneira de surpreender essa pessoa, de agradá-la, de fazer todo o possível para mantê-la ao seu lado.
  • Você tem medo de dizer o que sente ou o que pensa, com medo de que isso cause estranhamento.
  • Às vezes você se sente mal consigo mesmo(a) por permitir certas situações. Você até sente raiva de si mesmo(a).

VEJA TAMBÉM: 5 Coisas que Impedem de Identificar um Narcisista até que Seja Tarde Demais

E você se pergunta ‘por que eu permito isso?’

Por trás dessa pergunta podem existir milhares de respostas, mas as mais frequentes costumam ser o medo do abandono, a baixa autoestima e um caminho de vida que, por determinadas circunstâncias, nos levam à dependência emocional em nossas relações. No amor é necessário assumir que há momentos em que você tem que perder, ou até ganhar, dependendo de como você olha, pois pode estar se livrando de uma pessoa que só te faz mal.

O que fica claro é que o medo do abandono faz com que procuremos qualquer desculpa para continuar ao lado dessa pessoa e aturar coisas que sabemos que nos prejudicam e não queremos ver. O autoengano às vezes nos deixa com raiva porque nos faz pensar no que estamos fazendo e por quê. A esperança é a primeira coisa que, neste caso, devemos perder, porque se o fizermos, deixaremos de alimentar a fantasia de poder mudar as coisas, de transformá-las no que queremos. Isso nos impede de ver a realidade objetivamente e nos impede de permitir uma situação totalmente prejudicial para nós.

VEJA TAMBÉM: Como Sair de um Relacionamento Tóxico: 24 Passos para a Felicidade

Por que algumas pessoas se comportam dessa maneira?

É um tipo de pergunta fácil de fazer, mas cuja resposta é um tanto complexa e difícil de acertar, pois há muitos fatores em jogo.

As pessoas que, segundo o ditado rude popular “nem cagam e nem desocupam a moita”, querem ter sua atenção quando precisam, mas sem nenhum tipo de compromisso, pois obtêm algo prazeroso de você, seja por meio de suas palavras e tratamento, ou até mesmo de relações sexuais. Seja como for, você alimenta seu ego e sua percepção de si mesmo e isso é a única coisa que elas buscam sem se importar com mais nada, elas são egoístas e gostam de ser assim.

Dentro desse tipo de comportamento, seria aparentemente lógico pensar que quando você deixa de oferecer a elas o que elas querem, elas procuram porque sentem falta, mas não se confundem, porque não é você ou sua pessoa que elas querem, mas sim o que você dá. Se essa pessoa realmente te amasse, e sabendo o que você sente, ela se afastaria de você para não te fazer sofrer ou continuar te prendendo na ideia de conseguir um relacionamento, o que ela nunca estará disposta te oferecer.

VEJA TAMBÉM: 7 Sinais de Alerta de que seu Parceiro é Manipulador – Saiba Como Lidar!

Como sair de um relacionamento tóxico assim?

Tenha em mente estas diretrizes:

  • Corte qualquer tipo de relacionamento com essa pessoa.
  • Concentre-se em trabalhar sua rotina e seu ambiente social e familiar. Realize planos que façam você se sentir bem e te ajudem a se desconectar e desfrutar sua vida.
  • Elimine aquelas conversas ou mensagens de áudio às quais você volta repetidamente quando pensa nessa pessoa. Isso só alimentará uma ilusão de esperança que te autodestruirá.
  • Deixe de estar ciente de seus movimentos por meio de terceiros ou suas redes sociais.
  • Não se engane, tente desenhar a situação que você está vivendo em outra pessoa e reflita sobre o que você diria ou aconselharia. Ouça a si mesmo(a), você vai se surpreender!

VEJA TAMBÉM: 6 Sinais de que Você está Namorando um Narcisista – Saiba Como Sair

Compartilhe:
Rolar para cima