Qual a melhor forma de tomar decisões como um casal? Veja sugestões! | Me Apaixonei

Qual a melhor forma de tomar decisões como um casal? Veja sugestões!

292
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Foto: https://unsplash.com/photos/oZSDI44GwKU

Em todo relacionamento, há momentos em que é preciso tomar decisões que, embora sejam menos importantes, geram uma situação na qual é necessário sentar e conversar.

Apesar de nos darmos muito bem com o nosso parceiro, é normal que não concordemos em tudo e que haja diferenças ao tomar uma decisão. Além disso, tomar decisões como um casal é mais do que posicionar a favor ou contra “algo”, tomar uma decisão como um casal é uma prova da força e harmonia dessa união.

VEJA TAMBÉM: COMO SUPERAR 8 TIPOS DE CONFLITO INTERNO? PORQUE VOCÊ NÃO PODE VENCER LUTANDO CONSIGO MESMO

Neste artigo, tentaremos identificar as variáveis que influenciam a tomada de decisão do casal e os problemas que podem surgir nos momentos em que um caminho tem que ser escolhido, um risco assumido, uma grande mudança feita ou uma oportunidade agarrada.

Vamos nos concentrar nas decisões mais importantes e frequentes em que um conflito pode existir:

  • Gastar tempo com a família de origem de cada um (por exemplo: fim de semana na casa dos sogros, Natal, Ano Novo, etc.).
  • Casar
  • Ter filhos.
  • O tipo de educação que é dado às crianças.
  • Mudar de emprego
  • Relacionamento à distância
  • Uma infidelidade
  • O tempo para si mesmo que cada membro do casal tem.

VEJA TAMBÉM: ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER CONFLITOS FREQUENTES E MANTER UM RELACIONAMENTO FELIZ.

O que influencia a tomada de decisão do casal?

A imagem que você tem de si mesmo e a capacidade de sentir que sua opinião é válida influencia todo o processo de tomada de decisão do casal. Se você é uma pessoa autoconfiante, terá apoio suficiente para defender aquilo em que acredita e influenciar a decisão final. Ou seja, uma pessoa com autoconfiança tem um papel ativo nas decisões tomadas com seu parceiro, enquanto alguém com inseguranças estará à sombra do que a outra parte diz e decide.

Da mesma forma, a autoconfiança ajuda você a não calar a boca por medo de rejeição. Nos posicionar acima do medo ao lidar com um assunto delicado em um relacionamento é a chave para ter uma opinião a dizer nas decisões que são tomadas.

Pessoas inseguras sacrificam sua capacidade de influenciar em favor da boa aparência, tendem a dizer o que os outros querem ouvir ou evitam conflitos.

Por outro lado, quando você tem que tomar uma decisão como um casal, um aspecto fundamental é o lugar que a outra pessoa tem em seu futuro ideal ou projeto de vida. Assim, o processo de tomar decisões como um casal é baseado mais no futuro do que no presente, o que isso significa?

VEJA TAMBÉM: USE ESSA PALAVRINHA MÁGICA E ACABE COM OS CONFLITOS EM SEU RELACIONAMENTO!

O potencial que vemos em nosso parceiro para nos acompanhar em um novo caminho desempenha um papel importante, por exemplo: ter filhos, casar, morar juntos. A tomada de decisão no relacionamento é baseada mais nas antecipações que fazemos em nossa mente do que na realidade que vivemos com essa pessoa.

Nesse sentido, em sua teoria do amor, Sternberg levantou como três componentes são necessários para um amor completo e maduro, e um desses componentes é o comprometimento. Mas não se refere ao compromisso com o nível legal, fidelidade ou relacionamento, mas ao compromisso com o futuro do relacionamento.

Assim, para que a tomada de decisão seja um processo bem-sucedido, deve haver um compromisso: trabalhar em equipe para alcançar objetivos em comum.

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: