Como Superar um Fim de Relacionamento e Virar a Página

Dicas para superar um fim de relacionamento com sucesso e sem sofrer desnecessariamente.

Mulher deitada no pier
Photo by Guillaume Bolduc on Unsplash

Na prática da psicologia, é muito comum receber consultas devido a esta causa: término de relacionamento, separações, divórcios e frustrações.

É porque o fim de relacionamento, infelizmente, está cada vez mais comum. Segundo dados do Conselho Superior da Magistratura – TJSP , os términos e divórcios cresceram 5,7% no Brasil no período de um ano (após as quarentenas de 2020).

VEJA TAMBÉM: Veja o que Especialistas Ensinam sobre Como Superar um Término

Como lidar com o sofrimento gerado por um fim de relacionamento?

A primeira coisa a se fazer em um fim de relacionamento é ter consciência de que estamos vivendo um momento triste. Perdemos uma pessoa importante em nossas vidas, uma pessoa com quem estávamos afetivamente ligados, uma pessoa com quem compartilhamos não só experiências, mas também sonhos, objetivos, metas.

O término será doloroso e temos que evitar uma tristeza crônica no futuro. Por isso, separamos 5 dicas de como superar o fim de relacionamento. Veja!

VEJA TAMBÉM: 70 Frases de Término de Relacionamento para Vencer a Sofrência

1. Acabe com as esperanças e a auto-ilusão

É comum que as pessoas que estão passando por um fim de relacionamento se apeguem à ideia de que tudo voltará ao normal, a ser como antes. Elas procuram uma solução, uma maneira de voltar com a pessoa. Freqüentemente, elas se concentram nos detalhes que lhes dizem que essa possibilidade ainda existe.

No entanto, estão se esquecendo de focar no que realmente está provocando o fim de relacionamento.

Concentrar-se nas evidências que nos mostram que a separação é um fato nos ajuda a continuar avançando em nosso processo de superação e a não ficar presos em uma esperança que pode prolongar nosso sofrimento.

VEJA TAMBÉM: 15 melhores dicas de COMO ESQUECER ALGUÉM que você ama

2. Corte todos os contatos com a pessoa

Há uma forte tentação que nos leva a querer saber todos os detalhes da separação, do ex-companheiro, sua nova vida e como ele se sente. Essa tentação é algo contra o qual você deve lutar, pois continuar recebendo informações sobre o ex impossibilita o fim de relacionamento saudável e aumenta o nível de sofrimento.

O contato zero não é apenas não conversar com a pessoa. Consiste em não saber nada sobre sua vida. Pare de checar seu perfil nas redes sociais, pare de falar do seu ex continuamente, pare de receber informações sobre o que ele faz ou como se sente, etc.

Muitas vezes, é necessário bloquear no Instagram para não ver fotos ou informações que possam atrapalhar o contato 0, até pedir a amigos em comum (assertivamente) que parem de te informar sobre ele.

VEJA TAMBÉM: Como TERMINAR UM RELACIONAMENTO sem virar inimigo do seu ex

3. Evite atos proibidos

Existem muitos atos que serão totalmente proibidos durante o seu processo de fim de relacionamento se você quiser superar sua separação com sucesso e sem sequelas. Entre eles:

  • Escutar músicas tristes ou com letras de amor/sofrência.
  • Assistir filmes ou séries românticas.
  • Ver fotos em que seu ex aparece feliz e sozinho ou com você.
  • Isolar-se da sociedade e abandonar hobbies favoritos.
  • Manter contato com o ex ou com pessoas muito próximas a ele.

VEJA TAMBÉM: Não é que era o momento errado: a verdade é que vocês nunca foram destinados um ao outro

4. Faça novas amizades com pessoas saudáveis

Faça uma varredura de seu relacionamento pessoal. Pense em todas as pessoas que você tem em sua vida e faça uma avaliação de suas qualidades e de seu relacionamento e amizade com elas. Somos seres sociáveis ​​e temos cada vez mais pessoas com quem interagimos. Porém, nem todas podem ser classificadas como relacionamentos saudáveis ​​e seguros, e isso não importa, pois esses outros relacionamentos também contribuem conosco e nos ajudam a crescer, pois aprendemos com eles.

Em um momento tão difícil quanto o fim de relacionamento, é importante fortalecer relações com pessoas saudáveis ​​e seguras. Pessoas que não alimentam sua esperança em voltar com o ex, nem sua raiva, nem sua sede de vingança. Pessoas que dizem o que você se recusa a ouvir. Porque essas pessoas são as pessoas que realmente te amam.

VEJA TAMBÉM: As 5 melhores coisas para se fazer após terminar um relacionamento (para se curar)

5. Trabalhe em si mesmo e na sua autoestima

É hora de se cuidar. Sua mente recebeu uma fake news que passou a ser acreditada, de que “você não tem mais valor”. Mas essa mensagem não é verdadeira, está totalmente distorcida pelo fim de relacionamento.

O fato de uma pessoa decidir continuar sua vida sem você não significa que você deixou de ser importante para ela. Você já existe há algum tempo e, embora ainda seja a mesma pessoa, seus caminhos acabaram de se separar. É difícil fazer sua mente entender isso, mas você ainda é uma pessoa igualmente valiosa e tem pessoas ao seu redor que te amam e desejam te ver feliz novamente.

Trabalhe em si mesmo, no seu autocuidado, amor próprio, mime-se com novas experiências, momentos, conversas… Por exemplo, vá a um SPA, incorpore uma rotina de cuidados com a pele, pratique um novo esporte ou faça uma viagem.

Importante: Este artigo não substitui uma consulta psicológica que pode ser adaptada ao seu caso particular. Ir a uma consulta psicológica também é um ato de autocuidado que te ajudará a entender o que está acontecendo com você e a te orientar na construção de sua nova vida.


Espero que você tenha encontrado tudo o que estava procurando sobre fim de relacionamento. Para mais assuntos como esse, confira nossa categoria sobre término de relacionamento.

VEJA TAMBÉM:
16 sinais de que terminar o relacionamento foi sua melhor escolha (mesmo se você estiver com dor)

O Término do Namoro não é o fim do mundo

Como recuperar um namoro que não deveria ter terminado?

Compartilhe:
Rolar para cima