Como Amar uma Mulher com Ansiedade

Como amar uma mulher com ansiedade

Não a trate como um bebê. Não olhe para ela com uma cara preocupada toda vez que ela pedir sua ajuda. Ela não está quebrada. Ela não é louca. ELA É UMA PESSOA.

Casal triste na cozinha preparando o almoço
Foto: depositphotos.com

Quando ela tiver uma crise de ansiedade, não pense que ela está fingindo. Confie em mim. Abrace-a enquanto ela passa pela crise, diga a ela que tudo vai ficar bem. Diga a ela que está tudo bem. Não pense que ela está fazendo isso por atenção. Ela não consegue evitar. É impossível evitar o desequilíbrio químico em seu cérebro. Ela precisa que você fique com ela e fale com ela. Ela precisa que você diga a ela que você está lá para ela.

Não tenha pena dela. Não tente mantê-la trancada para protegê-la do mundo. Deixe-a viver. Deixe-a respirar. Deixe-a enfrentar seus medos.

Leve-a em aventuras. Observe-a sorrir para o mundo ao seu redor. Reconheça que às vezes o mundo dela é mais bonito que o seu. Reconheça que o mundo dela é mais bonito porque você está nele.

Não entre em pânico quando ela tiver um ataque de ansiedade sem motivo aparente. Não fique bravo ou pense que é apenas mais um dia ruim. Valide seus sentimentos.

E não torne o problema maior do que já é.

Respeite-a. Não a force a ir mais longe. Quando você perceber que as mãos dela começam a tremer, pergunte o que está acontecendo. Pergunte o que você pode fazer. Não deixe sobrecarregar. E fique calmo, porque mesmo que ela pareça bem do lado de fora, do lado de dentro ela pode estar gritando.

Você nunca vai entender como a ansiedade pode ser debilitante. Entenda que você nunca saberá como é um ataque de pânico, ou sentirá seu coração batendo no peito ou sua garganta fechar.

Apenas faça o seu melhor para estar lá com ela. Ouça. Responda. Cuide dela. Acalme-a. Faça com que ela se sinta melhor quando lhe contar tudo o que a assusta. Diga a ela que você a entende. Diga a ela que ela não é louca. E diga a ela que você estará ao lado dela não importa o que aconteça.

Ela entende que tudo isso é ruim para você também. Ela gostaria de não ter esses pensamentos. Ela fica muito assustada às vezes quando pensa que isso é demais para você. Ela se preocupa que um dia você possa deixá-la.

Mostre a ela que você não vai. Mostre a ela que você é o tipo de cara que veio para ficar. A ansiedade não importa. Mostre a ela que você a ama demais para deixá-la. Mostre a ela que você se importa demais para deixá-la.

VEJA TAMBÉM:
6 Orações para Acalmar o Coração contra a Ansiedade

Ansiedade, Depressão e Afogamento? Qual a Relação Entre Eles?

9 coisas que você precisa saber se namora alguém com ANSIEDADE

Uma carta para Deus, de minha ansiedade

Compartilhe:
Rolar para cima