A principal razão de que você está namorando um psicopata emocional | MeApaixonei.com.br

A principal razão de que você está namorando um psicopata emocional

620
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Foto: Unsplash.com

Um dos maiores obstáculos para se ter um relacionamento saudável e feliz é escolher a pessoa errada para se relacionar.

Esse número não é exato, mas descobri que 95% do sucesso de um relacionamento é determinado antes mesmo que você entre no relacionamento. É tudo sobre quem você escolhe. Há um monte de alertas vermelhos para se ter em mente, mas há um que supera todo o resto.

Eu namorei esse tipo de pessoa e as ramificações do seu senso de autoestima podem ser devastadoras.

Então, qual é a qualidade a ser observada?

É que nada é culpa dele(a).

Sempre que há um problema, a culpa é sua. Se você está ferido(a) por causa de algo, a culpa é sua porque você é sensível demais. Se ele(a) faz algo errado, a culpa é sua porque você o(a) deixou chateado.

Eu comecei a pensar muito sobre este assunto há alguns meses, quando eu estava preso no trânsito com uma divorciada e uma assistente social (ambas amigas próximas). Nós começamos a falar sobre transtornos de personalidade, porque a divorciada (que agora está felizmente casada com um homem maravilhoso) suspeita fortemente que seu ex tem Transtorno de Personalidade Narcisista ou algo semelhante. A assistente social explicou que o maior sinal de um psicopata emocional é a incapacidade de ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.

Eles não conseguem entender por que algo pode te perturbar ou por que você pode se machucar por causa de algo, e eles fazem você se sentir envergonhado(a) de seus sentimentos, eles fazem você se sentir de alguma forma defeituoso(a) ou ruim e isso é um problema que você precisa consertar.

VEJA TAMBÉM: 6 EXERCÍCIOS DIFÍCEIS — MAS EXTREMAMENTE NECESSÁRIOS — SOBRE AMOR-PRÓPRIO

Toda a conversa trouxe muita coisa em minha mente porque eu já estive em um relacionamento assim, e isso me fez sentir como se eu fosse absolutamente louco!

Eu senti como se minhas emoções tivessem um mau funcionamento a ponto de sentir as coisas erradas nos momentos errados, porque isso era como ela me fazia sentir.

Eu comecei a pensar que talvez eu não soubesse como me comunicar corretamente, porque parecia que ela nunca conseguia entender o que eu estava dizendo ou de onde eu estava vindo. Eu pensei que eu era o problema e isso era um sentimento horrível, incapacitante.

Eu sentia como se estivesse correndo em uma esteira sem fim tentando consertar um problema que simplesmente não poderia ser corrigido. E houve momentos em que eu questionei minha própria sanidade.

Seus insultos nunca pareciam insultos, então quando eu ficava chateado com ela, ela me fazia sentir como se eu fosse louco. Como na vez em que ela me disse que só me escolheu porque sabia que nunca poderia “se reproduzir” com alguém como eu. Sim, foi exatamente isso que ela disse. Ela não achava que quisesse ter filhos e achou que um baladeiro como eu seria o companheiro perfeito para curtir e nunca, nunca ter filhos. Fiquei chocado e devastado e ela simplesmente não conseguia entender.

Envie seu texto!

VEJA TAMBÉM: ÀS VEZES, TUDO QUE VOCÊ MAIS PRECISA É DE UM TEMPO

“Eu não estou dizendo que isso seja mau”, explicou gentilmente. “Mas… sinceramente, você acha que é o tipo de pessoa que é cotada para ser marido e pai” disse ela.

E então, em vez de ficar chateado com ela, eu me questionei. Uau, eu estou despedaçado. Eu sou fatalmente falho. Ninguém nunca vai me querer. É uma coisa boa eu tê-la em minha vida porque nenhuma pessoa irá me querer…

E é por isso que nós ficamos juntos por tanto tempo. Isso é o que nos mantinha, embora eu sabia que merecia alguém melhor.

É assim que funciona a mente de um psicopata emocional

Não importa o que, nada é culpa dele. Não há desculpas. Não há empatia. Não há como ver as coisas da sua perspectiva. Se você tiver um problema, é problema seu. Se você está chateado com algo que ele disse ou fez, é porque você está lembrando de coisas passadas ou sendo muito sensível. É sempre você, nunca ele.

Eu não estou dizendo que toda pessoa que faz isso é psicopata emocional, às vezes elas são altamente imaturas e precisam desenvolver sua inteligência emocional um pouco mais. Mas esta situação pode ser altamente tóxica e emocionalmente abusiva. E às vezes nem vemos até estarmos fora e até lá pode ser tarde demais.

Nem sempre é a coisa mais fácil de ver as coisas da perspectiva de outra pessoa, porque nossa configuração padrão é ser egoísta. Ir além de si mesmo e ter um senso refinado de empatia pode ser um desafio. Então, pode assumir a responsabilidade quando você está errado. Nem sempre é uma coisa fácil de fazer, mas a maioria de nós está disposto e capaz de fazer isso.

VEJA TAMBÉM: RESPEITE O SEU TEMPO

Se uma pessoa não pode ou não assume a responsabilidade de tentar enxergar as coisas pela sua perspectiva, então é grande sinal de alerta de que você deve sair desse relacionamento. Quanto mais fundo você entrar nesse relacionamento, mais difícil será.

Não feche os olhos. Não se convença de que alguma coisa é melhor que nada. Não se iluda acreditando que você nunca achará alguém melhor. Quanto mais tempo você permitir que essas crenças penetrem em sua vida, mais firmemente elas se tornarão ligadas à sua psique e mais difícil será se desfazer delas no futuro.

QUE TAL ESSE? 9 COISAS PARA DIZER A SI MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS

VEJA TAMBÉM:

11 Mulheres Revelam Qual A Primeira Coisa Que Notam Em Um Homem

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: