Ao longo dos anos, muitos casais têm buscado em terapia de casais a fórmula para um relacionamento saudável e duradouro. Eles vêm de todas as idades, orientações sexuais, contextos socioeconômicos e religiosos. Enquanto trabalham para curar e fortalecer seus relacionamentos — e às vezes para se separar da maneira mais humana possível — esses casais têm ensinado lições inestimáveis sobre o que faz um relacionamento dar certo.
Terapia de casais: 10 segredos de casamentos de sucesso
1. A maior coisa que falta em muitos relacionamentos é a escuta
Todos nós precisamos ser ouvidos. Às vezes nos sentimos inseguros ou confusos, precisamos desabafar ou reclamar de qualquer coisa, ou queremos expressar medo ou saudade. Permitir que seu parceiro fale e se sinta ouvido pode fazer maravilhas no seu relacionamento. Ao ouvir, dê ao seu parceiro o presente da sua atenção e foco. Quando seu parceiro estiver falando, não interrompa, refute, revire os olhos ou atue como advogado do diabo. Em vez disso, encoraje com um olhar aberto, acene com a cabeça ou use frases como “Eu entendo” ou “Conte-me mais”. Use perguntas para namorados, como “Qual foi a parte do seu dia que você mais gostou?” ou “Como essa experiência te afetou?” Alguns dos melhores conselhos sobre relacionamentos encontrados em terapia de casais giram em torno dessas habilidades de comunicação.
2. Todos os relacionamentos precisam de três coisas: amor, confiança e respeito
Construa amor expressando-o. Evite dizer apenas “eu te amo” com muita frequência. Construa confiança cumprindo o que promete, ou não faça a promessa. Construa respeito encontrando o que há de bom em seu parceiro e valorizando isso.
Não: brigue ou rebaixe seu parceiro em público.
Faça: elogie e apoie seu parceiro em público.
14 Frases Destrutivas no Casamento e Como Substituí-las por Alternativas Saudáveis
3. Culpar e se manter na defensiva são atitudes inimigas do seu relacionamento
Um casal feliz evita culpar um ao outro. Vocês são uma equipe. Seu parceiro não é seu inimigo. A culpa é um beco sem saída. Quando estamos magoados, desapontados, com medo ou frustrados, muitas vezes procuramos algo ou alguém para culpar. Mas a culpa é diferente da responsabilidade. Você é responsável por suas ações. Você não pode fazer seu parceiro assumir a responsabilidade; ele deve fazer isso por si mesmo, coisa que aprendemos na terapia de casais. Ambos os parceiros contribuem para os desafios do relacionamento, assim como ambos contribuem para o que é bom no relacionamento.
Não: xingue seu parceiro ou atribua culpa.
Faça: comece frases sobre tópicos sensíveis com “Eu” (que conota posse) e não “Você” (que pode conotar culpa).
4. Relacionamentos saudáveis são 60-60, não 50-50
Manter a pontuação e discutir por igual são corrosivos para os relacionamentos. Os relacionamentos nem sempre são equilibrados igualmente. Às vezes você dá mais, às vezes recebe mais. Se você se fixar na pontuação, provavelmente será menos generoso e mais desconfiado, o que não leva ao verdadeiro amor. Isso não significa que você deve aceitar um relacionamento unilateral. Mas o amor é generoso, não mesquinho. O amor não mantém o foco na pontuação. O amor não se preocupa com retribuição. Deixe-se dar mais da metade do que é necessário. Assuma mais da metade da responsabilidade. Comprometa-se mais da metade das vezes. Pare de se preocupar em ser igual. Pergunte a si mesmo: Estou disposto a dar mais ao meu parceiro se isso trouxer harmonia, contentamento e amor? Estou disposto a dar mais do que receber? Isso não significa que você sempre deve fazer isso, mas estar disposto faz maravilhas.
5. Pedir desculpas é um bom remédio
Isso é uma das coisas mais tratadas na terapia de casais. Magoar seu parceiro, mesmo que sem intenção, vai acontecer eventualmente. É por isso que desculpas são essenciais em relacionamentos saudáveis. Elas permitem que feridas cicatrizem. As pessoas diferem em termos do que torna as desculpas mais significativas. Para alguns, é expressar remorso, oferecer reparações ou simplesmente dizer as palavras “sinto muito”.
6. Não use noites de encontro para discutir problemas de relacionamento
Assuntos para conversar durante um encontro são para se divertir e construir intimidade. Reserve um tempo separado para discutir problemas. Até onde seu relacionamento teria progredido se, em cada um dos seus primeiros cinco encontros, você tivesse falado sobre o que não estava funcionando entre vocês?
7. Seja carinhoso
Se você quer saber como ser uma esposa melhor ou como ser um marido melhor, comece com carinho. Abraçar e beijar são presentes. Embora exista uma ampla gama de quanto as pessoas expressam afeto físico, mais casais recebem muito pouco do que muito afeto físico. O carinho físico te liga ao seu parceiro, cura feridas e torna o corpo e o coração mais saudáveis.
Toque físico: O que é essa Linguagem do Amor e Como Demonstrá-la
WhatsApp Me Apaixonei
Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!
Acesse Agora8. Faça pelo menos um destes todos os dias
Segure as mãos. Ria. Faça seu parceiro rir. Dê presentes e elogios inesperados. Diga “por favor” e “obrigado”. Expresse gratidão pelo seu parceiro e pelo relacionamento.
9. Diga “eu quero terminar” ou “quero o divórcio” no máximo uma vez no seu relacionamento.
Essas frases são opções que colocam um relacionamento em dúvida. Quando um relacionamento está em dúvida, a capacidade dos casais de resolver problemas e se comunicar diminui, e a ansiedade dispara. Se ameaçar terminar um relacionamento não for dito de maneira literal, mas por frustração, isso reduz a confiança e a segurança. Em vez disso, diga o que você está sentindo, como dor, raiva, medo, solidão ou negligência, em vez de colocar o relacionamento à beira do precipício.
10. Lembre-se: seu parceiro é mais raro do que um em um milhão
Não tome seu parceiro como garantido. Você o escolheu entre sete bilhões de pessoas. Relacionamentos íntimos são sagrados. Se você olhar, pode encontrar espírito, Deus, o sentido da vida — ou até mesmo a si mesmo — olhando nos olhos do seu parceiro.
VEJA TAMBÉM:
Insegurança no Relacionamento: Identifique e Aprenda Como Lidar
10 Coisas que os Homens Desejam no Relacionamento, mas Não Falam