Adicione Estes Três Componentes Em Seu Relacionamento E Você Terá Um Amor Completo! | Me Apaixonei

Adicione Estes Três Componentes Em Seu Relacionamento E Você Terá Um Amor Completo!

156
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Alguns autores, como os psicólogos Robert Sternberg e Walter Riso, pesquisaram sobre quais seriam os componentes para um amor completo em um relacionamento amoroso, chegando na conclusão sobre esses três: atração física, comprometimento e proximidade.

O efeito de um ou outro desses componentes está diretamente relacionada ao tipo de conexão entre duas pessoas.

Assim, o amor varia fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Embora cada autor nomeie os três componentes de maneira diferente, eles essencialmente se referem ao mesmo conceito. Sternberg fala de intimidade, paixão e compromisso; enquanto Walter Riso nos fala sobre Eros, Agape e Philia. Vamos entender isso juntos!

“Um amor completo, saudável e recompensador, que nos aproxima da tranquilidade, requer a conjugação de três fatores: Desejo (Eros), Amizade (Filia) e Ternura (Ágape)”.

O começo do amor

O amor não pode ser forçado. Começa com a atração entre duas pessoas, o que requer um componente físico, assim como similaridade e proximidade ou semelhantes.

Se estamos apaixonados por alguém, e esse alguém por nós, a tendência natural é sentir afeição por essa pessoa e querer compartilhar a vida com ela. Mas para conseguir isso, é necessário ter o mesmo nível de compreensão, ser mais semelhante do que diferente. Em alguns aspectos importantes, isso acontece algumas vezes e outras não.

Quanto maior a conexão com a outra pessoa em diferentes níveis, maior a chance de a relação durar. No melhor dos casos, isso permite que ambos os membros do casal cresçam juntos construindo um amor completo, saudável e recompensador que geralmente é dado em três níveis: físico, emocional e intelectual.

Em seguida, veremos como essas duas teorias explicam o conceito de amor e seus componentes.

1. Intimidade

A intimidade implica o desejo de dar, receber, compartilhar… Inclui todos aqueles sentimentos que promovem a reaproximação entre as pessoas, o que os leva a querer passar tempo juntos e revelar coisas pessoais ou privadas.

Em geral, está relacionado a todos os sentimentos que promovem a criação de um vínculo. Aquilo que nos faz confiar na outra pessoa, permitindo nos abrir e ser nós mesmos.

A origem da intimidade ocorre quando começamos a ser nós mesmos. Isso depende tanto da confiança na outra pessoa quanto da aceitação em nós mesmos. Em geral, a intimidade leva a um sentimento de felicidade e ao desejo de promover o bem-estar da outra pessoa.

2. Paixão

A paixão é o desejo intenso de estar com a outra pessoa constantemente. Traduz-se num grande desejo sexual e romântico acompanhado de excitação. A paixão é a “centelha do relacionamento”, é sentir atração física e desejo pela outra pessoa.

Sem paixão, você não pode se quer falar sobre um relacionamento amoroso na maioria dos casos: seria mais sobre amizade.

A paixão pode estar relacionada à intimidade, mas nem sempre é o caso. Por si só é emocionante, mas não é suficiente para construir um relacionamento mais forte de amor completo. No entanto, tanto a paixão quanto a intimidades são fundamentais nos relacionamentos.

3. Compromisso

Compromisso envolve a decisão de amar outra pessoa e manter essa promessa. Em geral, isso tem a ver com uma abordagem de longo prazo. Na prática, isso leva a compartilhar planos de vida e objetivos. Isto é, para construir um projeto vital juntos.

O compromisso é construído através da fidelidade, lealdade e responsabilidade. É o componente estabilizador das relações amorosas do amor completo. Pode diminuir ou até desaparecer quando a paixão inicial se desvanece, mantém ou aumenta com a intimidade.

Amor completo

Como vimos, alcançar o amor completo requer um equilíbrio justo entre esses três elementos. No entanto, obter esse tipo de conexão não é garantia de um bom relacionamento. Pelo contrário, a chave para a felicidade no amor é que ambos os parceiros sintam o mesmo.

A fórmula secreta para se construir um bom relacionamento é algo que cada casal deve projetar, combinando as doses apropriadas de cada componente dependendo de cada momento e situação.

Em todo caso, para sentir amor completo, sempre será necessário se conectar com o parceiro em um nível físico, mental e emocional. Isso é alcançado por meio da atração física, sentindo que o outro é uma pessoa com a qual podemos contar quando precisamos, compartilhando valores e projetos com ele e nos comprometendo a fazer o relacionamento ainda mais feliz.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seu amor e deixe seu comentário abaixo! 🙂

Veja também:

20+ Metas De Relacionamento Que Você Deve Realizar Com O Amor De Sua Vida

Traduzido do site lamenteesmaravillosa.com

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: