12 coisas chocantes que ninguém te falou sobre a saliva que você troca com seu parceiro na hora do beijo

Foto: https://weheartit.com/entry/326359921

Quando você está no meio de um beijo, a última coisa em que provavelmente pensa é na saliva da outra pessoa, muito menos no que pode ou não estar transferindo entre vocês. Mas acontece que há muita coisa acontecendo dentro de nossas bocas, e isso pode tornar o ato de beijar ainda mais interessante do que você imagina — ou não hehehe.

O corpo humano é um ecossistema incrivelmente complexo, contido e autossustentável de substâncias químicas e micro-organismos.

Embora possamos descartá-los quando cuspimos, nossa saliva contém os blocos de construção, a verdadeira essência química, de quem somos. E quando você beija alguém, essa essência é compartilhada.

Sua saliva é você, destilada em forma líquida. Quando nos beijamos, estamos essencialmente compartilhando um pouquinho de nossos ecossistemas – estamos trocando informações genéticas que nossos corpos processam inconscientemente – e, ao fazê-lo, aprendemos mais sobre o outro em um instante do que jamais poderíamos aprender conscientemente.

É por isso que você pode não ter certeza, em um sentido romântico, que você realmente gosta de alguém até beijar essa pessoa.

Isso é o que torna uma forma tão poderosa de intimidade; quando você decide continuar trocando saliva, você essencialmente selecionou um ao outro não apenas em um nível consciente, mas você o aceitou com cada fibra do seu DNA, também.

Continue lendo e veja as 12 coisas chocantes que ninguém te falou sobre a saliva que você troca com seu parceiro na hora do beijo:

1. Beijar pode fortalecer seu sistema imunológico

Com um único beijo, você entra em contato com até 80 milhões de bactérias. E, ao fazê-lo, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, portanto, é menos provável que você pegue resfriados.

2. Beijar pode ajudar a transferir a testosterona

Quando você mulher, beija seu namorado ou marido, ele pode estar transferindo parte de sua testosterona para você. E isso pode fazer com que você fique mais atraída por ele.

A testosterona é um hormônio sexual anabolizante que pode incitar o desejo sexual, então os cientistas teorizam que, inconscientemente, seu parceiro produtor de testosterona pode estar tentando deixá-la de “bom humor”. Interessante, né?!

3. Serve como um “teste decisivo bacteriano”

Ao beijar alguém, seu corpo avalia a química através da saliva. Ao beijar, o microbioma do seu corpo pode dizer imediatamente se os germes da outra pessoa estão ou não em sintonia com os seus.

Se eles não se harmonizarem, seu corpo rejeitará esse parceiro como uma possível “ameaça”. E você não vai querer beijar essa pessoa nunca mais.

4. Beijar te deixa mais salgado

Quando você beija, sal suficiente é transferido no processo e você tecnicamente se torna mais salgado em cerca de 0,45 mg.

A quantidade de saliva obtida de seu parceiro durante um beijo médio também contém 9 mg de água, 0,7 mg de gorduras e 0,7 mg de proteínas.

VEJA TAMBÉM: 5 qualidades indispensáveis que fazem de um homem um bom marido

5. O beijo pode suavizar o mal hálito matinal

Pode ser um pouco nojento pensar nisso, mas o hálito matinal pode ser suavizado com a troca de salivas. É como se você diluísse aquilo que está na sua boca, com a saliva da outra pessoa — vai encarar?

6. Beijar te deixa com água na boca

Sabe quando você fica com água na boca quando vai comer uma comida gostosa? A mesma coisa pode acontecer antes de você beijar. Saber que vamos beijar literalmente nos deixa com água na boca.

Pesquisas mostram que a antecipação de um beijo ativa as glândulas salivares.

7. Beijar pode ser bom para seus dentes

O excesso de saliva que é produzido antes de um beijo pode, de alguma forma, ser bom para a sua higiene dental. O súbito aumento de saliva em sua boca antes de um beijo libera a bactéria que fica estagnada e é responsável pela cárie dentária.

8. A saliva pode desempenhar um papel na escolha de um parceiro

Quando você beija, seu mapeamento genético usa o DNA e outras informações trocadas para decidir se você quer ou não ter um relacionamento com a outra pessoa.

E a pesquisa sugere que isso pode te ajudar a decidir se deseja ou não prosseguir nesse relacionamento.

9. Seu beijo fica com um sabor diferente quando você está no período menstrual

Durante o período menstrual, sua saliva (e, portanto, seus beijos) pode ter um gosto diferente em comparação com outros dias do mês.

Isso ocorre porque o cérebro produz diferentes níveis de hormônios sexuais como estrogênio, estradiol e progesterona durante o ciclo, e esses hormônios afetam drasticamente a bioquímica do corpo, incluindo o odor do hálito e a composição química do hormônio.

VEJA TAMBÉM: Como a gente faz durar uma relação?

10. Beijar reduz o estresse

Se você já se sentiu relaxado depois de beijar, definitivamente não é coisa da sua cabeça. Beijar, literalmente, reduz o estresse.

Amostras de saliva retiradas após longos períodos de beijo revelaram níveis reduzidos de cortisol (o hormônio do estresse).

11. Beijar te deixa mais próximo do seu parceiro

Beijar também ajuda você a se relacionar com seu parceiro, pois libera oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor”. Amostras de saliva mostraram níveis mais altos de ocitocina após o beijo, o que aumenta os sentimentos de afeto e apego.

12. O beijo pode impactar na sua saúde bucal

A troca de saliva também tem implicações enormes para o micro-bioma oral. Você comercializa bactérias orais quando beija intimamente, o que significa que você vai tomar parte do micro-bioma oral do seu parceiro.

Então, se seu parceiro tem problemas com os dentes, isso pode te afetar. Se você está acostumado a comer muito açúcar e não escovar com frequência, isso pode não ser um grande negócio – mas se você é um comedor saudável com dentes fortes e seu parceiro não é, você pode estar se arriscando a carregar seu micro-bioma oral com bactérias nada saudáveis.

Deu pra ver que o beijo tem muito mais importância do que parece.

VEJA TAMBÉM:

10 erros na hora do BEIJO que você pode estar cometendo sem saber

Compartilhe:
Rolar para cima