6 maneiras muito eficazes de construir um relacionamento saudável | Me Apaixonei

6 maneiras muito eficazes de construir um relacionamento saudável

310
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

O que exatamente é um relacionamento saudável? Você pode não pensar muito nisso até precisar.

Aqui está uma mini-lista para avaliar seu relacionamento. É importante poder ver seus pontos fortes e fracos. É assim que você cresce – aproveitando o tempo para reconhecer o progresso e avançar para a mudança. Concentre-se em fazer uma mudança de cada vez, porque isso é mais factível do que fazer muito e, em seguida, perder o interesse.

1. Cuide de si mesmo(a) e do que te dá prazer

Foto: https://unsplash.com/photos/YPejEvUzWHc

Em um relacionamento saudável, há um equilíbrio entre dar e receber. Se não houver isso, o relacionamento começa a sofrer.

Exemplo: Susan desistiu de seus treinos porque diminuiu o tempo com a família. Por causa disso, o estresse aumentou e ela começou a se sentir deprimida.

Lição: Quando você desiste do que precisa, você paga um preço.

Quando você coloca as necessidades do relacionamento à frente das suas, é um sinal de co-dependência. Aprender a cuidar de si é importantíssimo para construir um relacionamento saudável. Você nem sempre precisa colocar o outro em primeiro lugar.

2. Se comunique sem julgar

A falta de comunicação, muitas vezes, é o problema número um nos relacionamentos.

Ao usar “afirmações”, o foco está em você e evita culpas ou críticas. Sempre que você começa uma frase com “você”, soa como uma crítica. Troque para “nós” e colha os resultados positivos ao longo do tempo.

3. Saiba quando falar

Foto: https://br.pinterest.com/pin/743656957192665043/

Saber como e quando falar as coisas é a chave para construir uma conexão saudável.

O argumento típico começa quando uma pessoa quer falar em vez de esperar até que ambos estejam prontos. Forçar uma conversa nunca funcionou bem.

Exemplo: Matheus chega em casa frustrado e critica imediatamente como a casa está suja, mas Sarah está exausta depois de estar em casa o dia todo com o bebê.

Lição: A melhor hora para conversar é quando ambos estiverem calmos e prontos. Quando você pode conversar, ouvir é muito mais fácil.

4. Mantenham a afeição física em dia

A afeição física desaparece por dois motivos. O relacionamento foi prejudicado porque você não se sente mais amado(a) ou apreciado pelo seu parceiro. Ou você está guardando velhas mágoas ou ressentimentos que precisam ser curados.

A cura geralmente significa procurar uma ajuda externa. Aconselhamentos de casais são uma ótima alternativa. Passar um fim de semana fora pode ajudar bastante também.

A falta de afeto começa numa desconexão emocional que é difícil de consertar. Reconstruir a amizade é o ponto de partida.

5. Expresse sua ira sem agredir o seu parceiro

Foto: https://unsplash.com/photos/d1hBfHYcAF8

Gritar e xingar causam danos. Dizer como você se sente sem culpar e agredir o outro é essencial para construir um relacionamento saudável e duradouro.

Exemplo:

“Fiquei chateado(a) por você não ter me ajudado a limpar a casa depois da festa. Eu ficarei muito feliz se você puder lavar a louça que está suja”.

Em vez de: “Você nunca faz nada para me ajudar”

O primeiro se concentra nos fatos, mas o segundo é um julgamento e usar a palavra “nunca”, torna-se um ataque.

6. Reconheça quando você precisar de ajuda profissional

Foto: https://weheartit.com/entry/322976547

Os casais esperam uma média de seis anos antes de procurar ajuda. Mesmo se você for o único que deseja ajuda, isso é suficiente para fazer mudanças positivas no seu relacionamento. Tudo começa com você.

VEJA TAMBÉM:

150 perguntas para fazer ao seu amor que fortalecerão ainda mais seu relacionamento!

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: