3 Sinais Que Indicam Insegurança No Amor

Apaixonar-se significa dar um salto no vazio e compartilhar a parte mais íntima do nosso ser, e é por isso que algumas pessoas se sentem inseguras no amor.

Porque amar é confiar, deixar fluir e se abrir completamente para o outro. O relacionamento tem que ser um porto seguro em que você possa se expressar e se mostrar como é, porque se isso não for possível, é provável que o relacionamento acabe envenenado pela insegurança e dúvidas.

Neste artigo vamos nos concentrar nos sinais da insegurança no amor que as pessoas que já estão em um relacionamento ou que terminaram um relacionamento podem ter.

“Sumir” quando você está se encontrando com alguém é um sinal de insegurança que já é bem conhecido e identificado, tanto por aqueles que o experimentam em sua própria pele quanto por aqueles que o identificaram em seus parceiros. No entanto, existem outros sinais de insegurança no amor que podem passar despercebidos e serão detalhados a seguir.

VEJA TAMBÉM: VEJA O QUE FAZER CASO SEU PARCEIRO NÃO ESTEJA SABENDO LIDAR COM SUA ANSIEDADE

Sinais de insegurança no amor:

1. Controle e ciúme

Um dos sinais de insegurança no amor é a busca de controle, tanto sobre o relacionamento (coisas que são feitas juntos) quanto sobre o outro (o que seu parceiro faz ou não faz).

Algumas pessoas têm uma necessidade “básica” de controle muito alta, ou seja, precisam de um alto grau de controle percebido para não se sentirem ameaçadas. Falamos de uma necessidade que muitas vezes se move para o casal.

Mas, em geral, quando uma pessoa busca controlar a outra, é porque se sente insegura. A necessidade de um controle aparente muito alto também pode estar ligada a problemas psicológicos, como o transtorno obsessivo-compulsivo.

Além disso, a insegurança no amor também se manifesta sob a forma de ciúme. O ciúme é o sinal de insegurança por excelência; As pessoas que confiam em seu relacionamento e confiam em si mesmas também podem sentir ciúme, mas sem uma intensidade ou frequência que as domina.

2. Uma busca incessante por sinais de afeto e carinho

Querer estar constantemente ciente das demonstrações de afeto de seu parceiro é um sinal de insegurança. Nesse sentido, quero dizer, todos gostamos de demonstrar afeto e carinho, mas outra coisa bem diferente é contar as vezes que o casal tem um gesto amoroso.

Há pessoas que realmente “medem” e comparam os gestos de amor que seu parceiro tem com elas, de fato, pedem verbalmente ao outro para falar sobre o amor que sentem e, se possível, quantificá-lo.

Da mesma forma, aqueles com insegura no amor pode usar expressões como “você não é tão carinhoso” ou “quando estamos em casa você não me dá carinho”. Todos esses podem ser um sinal de medo, insegurança e baixa auto-estima.

Por outro lado, você deve saber que esses tipos de avaliações e comentários são normais se ocorrerem com pouca freqüência, isto é, se você não fizer com que isso se torne uma fonte de desconforto para o parceiro.

VEJA TAMBÉM: 10 HÁBITOS QUE QUASE TODO MUNDO PRATICA MAS QUE DESTRÓI OS RELACIONAMENTOS

3. Guardar suas opiniões e evitar conflitos

Discutir e discordar com seu parceiro é saudável. De fato, discordâncias e diferenças são necessárias para aprender a conviver com o outro, entendendo que ele(a) é uma pessoa diferente, com suas características e necessidades.

Há muitas pessoas que tentam a evitar qualquer presságio de discussão, entendendo que isso é um sinal de fraqueza no casal. Assim, suas opiniões são guardadas para evitar diálogos que sempre caminham na mesma direção: o que o outro diz.

Este costume que a curto prazo pode beneficiar a comunicação acaba por destruir a pessoa e o parceiro.  Por outro lado, essa falta de espontaneidade, longe de eliminar a insegurança no amor, a aumentará.

O bom é que os três sinais de que falamos não sirvam apenas para identificar a insegurança, mas também para mudá-los!

Veja também:

Começando Um Novo Relacionamento? Esse Check List Vai Te Ajudar A Ser Ainda Mais Feliz Com Seu Amor

Compartilhe:
Rolar para cima