Você não precisa brilhar!

Esqueça o que te ensinaram sobre ser o melhor, o primeiro, o destaque, o brilhante. Esqueça como fizeram você se sentir fracassado e sem importância. Esqueça o jeito como você se sentiu fraco e impotente por não conseguir corresponder às expectativas (dos outros ou de si mesmo). Joga fora. Deixa pra lá. Você não precisa carregar este fardo.

Eu sei que você, assim como eu, está sujeito a variáveis. E as variáveis, durante a nossa jornada, nos transformam no que somos naquele momento. Na verdade, nós não somos, apenas estamos, e nos transformamos dia após dia, de acordo com os ambientes em que vivemos, nossos relacionamentos, o mundo que nos cerca e nossas experiências em geral.

Sempre seremos um rascunho de nós mesmos, partindo do pressuposto de que a nossa finitude, se dá apenas na morte.

Todos nós estamos no mesmo barco. Mas grande parte de nós vive como se existisse uma necessidade de glória, por honra, o tempo todo.

Você não precisa brilhar! Você não precisa ser extraordinário, não precisa ser genial e ter grandes ideias. A sua existência, por si só, já revela a sua importância! Você é importante! Alguém já te falou isso? Quanto tempo faz que você não se enxerga com bons olhos?

Mais importante do que fazer a diferença para o mundo, é fazer a diferença para si mesmo, se dando um pouco de amor e se acolhendo, ao invés de se culpar e se cobrar tanto. Ao invés de sempre pensar no que você não fez, no que não conseguiu, no que não conquistou.

Esqueça os exemplos mirabolantes de sucesso. Eles não são um reflexo seu.

Não estou dizendo para você não almejar coisas grandes, eu realmente desejo que você tenha sucesso e conquiste muitas coisas boas na sua vida e durante a sua jornada, mas você já parou para pensar no que é “sucesso” pra você? Não estou falando sobre o sucesso aprendido, vendido e estampado por aí. Eu estou falando do sucesso visto com seus próprios olhos e no seu próprio ângulo. O que é qualidade de vida e bem estar? É somente dinheiro?

Para mim, o maior sucesso de todos os tempos tem sido o tempo. Na minha visão, uma pessoa de sucesso é aquela que além de dinheiro e conforto, tem tempo. Dinheiro sem tempo são somente números.

E para você, qual é a definição de “sucesso”?

Você anda tendo tempo? Tempo para si, para as pessoas que você ama, para as coisas que você gosta de fazer, para seus projetos pessoais? Ou você tem passado a vida batendo cartão e diminuindo os batimentos do seu coração fazendo algo que não gosta e não acredita?

Você nasceu para fazer mais do que só pagar boletos e se sentir exausto!

Acredito que tempo e autoconhecimento sejam as chaves para o sucesso. Se espelhar em si mesmo, no aperfeiçoamento de si mesmo e no que se quer conquistar, por sua própria vontade. Sem exigência de perfeição, sem pressa, e sem autocríticas destrutivas.

A exaustão é o que te impossibilita de ser criativo e de sair desse círculo vicioso. A vida é mais, muito mais! E você também!

E esse é o verdadeiro brilho: a simplicidade de conseguir enxergar as coisas com os seus próprios olhos, sem que estes sejam direcionados por outros. Acredite: fazendo isto, você já estará à frente de muita gente.

Jóice Bruxel – Psicóloga em Curitiba – CRP 08/25350

Compartilhe:
Rolar para cima