Não me diga que não tem tempo, diga que suas prioridades são outras

Se alguém quiser, arrumará tempo. Se não tem tempo é porque não quer ou porque tem outras prioridades. Não permitas que mintam para ti e também não te enganes a ti mesmo. Na verdade, qualquer pessoa sempre terá um espaço reservado para uma pessoa que tem vontade de ver, com quem tem vontade de falar ou com quem se preocupa: é assim mesmo que funciona o carinho e o amor.

Conforme vamos amadurecendo, é normal que a vida vá tornando a tarefa de conseguir espaços para os outros ou mesmo para aquelas atividades que tanto gostamos um pouco mais complicada. Principalmente porque somos tomados por outras atividades que nos roubam muito tempo livre que dispomos. Contudo, não é verdade que ele não exista: dizem que “querer é poder”, e no caso dos relacionamentos pessoais, esta é uma verdade muito importante.

A atenção nunca deve ser mendigada. A vida é um acúmulo de prioridades e de segundas opções. Quando classificamos mentalmente as nossas relações em prioridades ou opções, o que fazemos na verdade é nos orientarmos em função do valor que damos a certas pessoas. Portanto, mantém-te atento o quanto tu puderes e, se tu perceberes que não estás a ser valorizado como mereces, não peças: mendigar atenção é uma coisa que certamente ninguém merece ter que fazer.

VEJA TAMBÉM:

Se tu estás nesta situação, onde sentes que dás 100% de ti por algo que deve ser recíproco e não é, talvez seja o momento de enxergar que por trás da falta de tempo existem desculpas inventadas e pouco interesse. Costuma ser doloroso e decepcionante, mas é mais saudável a longo prazo solucionar esse desequilíbrio do que continuar mantendo-o: no fim das contas, a união de duas pessoas é algo no qual dar é gratificante mas receber também é necessário.

Para além disso, se alguém que tu incluis nas tuas prioridades sem sequer duvidares, começou a deixar-te de lado, pode ser que algo tenha acontecido mas também pode ser falta de interesse daquela pessoa: lembra-te que gostar de alguém não tem calendário.

Aprendi que quem não procura não sente saudade, e quem não sente saudade não gosta de ti. Aprendi que a vida decide quem entra na tua vida, mas tu decides quem fica. Aprendi que a verdade dói uma vez só e a mentira dói para sempre. Por isso valoriza aqueles que te valorizam, e não trates como prioridade quem te trata como uma opção.

Se alguém te quer ter na sua vida, essa mesma pessoa encontrará um lugar para ti sem ser necessário que tu lutes por isso.

Tu também tens liberdade de escolha. Escolhe bem quem tu queres na tua vida e, quando o fizeres, é provável que o melhor seja pensares também em quem te escolheu para fazeres parte da sua própria vida: valoriza quem demonstra que quer estar ao teu lado.

VEJA TAMBÉM:

Cristina Trilce

Compartilhe:
Rolar para cima