Como Parar de Pensar no Ex e Seguir em Frente: Veja Como Superar o Fim do Relacionamento

Mulher rasgando foto com ex namorado - Como parar de pensar no ex

Se você passou por um término de um relacionamento recentemente… ou talvez não tão recentemente… você provavelmente não consegue imaginar uma maneira de como parar de pensar no ex.

Cada pequena coisa te lembra dele e parece que você não consegue passar cinco minutos sem lembrar do seu cheiro.

Vou te contar por que você está se sentindo assim, como parar com isso e como você pode superar esses sentimentos para reconquistar seu ex, se é isso que você quer fazer.


Primeiro, vou te fazer uma pergunta óbvia: se você quer seu ex de volta, você acha que realmente deveria lutar contra esses pensamentos? Você não PRECISA pensar no seu ex se quiser reconquistá-lo? E a resposta é claro que sim, até certo ponto. Mas ficar obcecado(a) pelo seu ex não ajuda em nada, quer você queira ou não ele de volta. Pensar no seu ex dia e noite não é nem uma maneira particularmente boa de processar o término. Isso só acaba fazendo você se sentir mal.

E não se preocupe, as técnicas que compartilho com você neste artigo não vão magicamente fazer você aprender como parar de pensar no ex. Eu não sou tão boa assim. Só vou te ajudar a ganhar algum controle sobre seus pensamentos e sentimentos para que você possa pensar no seu ex sem OBSESSÃO.

VEJA TAMBÉM: 9 Dicas de Como Reconquistar seu Ex sem Parecer Desesperad

Agora, por que exatamente você não consegue parar de pensar no seu ex? Bem, se só se passou pouco tempo, a resposta é óbvia: você sente falta dele, você o ama e você o quer de volta. Embora tudo isso seja verdade, se você está aqui, as chances são de que há algo mais acontecendo. Seu ex não deveria ainda estar dominando seus pensamentos e emoções da maneira que tem feito, e quanto mais tempo passa, mais isso se torna verdade.

Então, encontrar a origem desses pensamentos repetitivos é o primeiro passo. Aqui estão algumas razões prováveis pelas quais você não consegue esquecer seu ex:

1. É mais fácil pensar sobre o seu passado do que consertar a sua vida

O líder budista Thich Nhat Hanh diz: “As pessoas têm dificuldade em deixar de lado seu sofrimento. Por medo do desconhecido, elas preferem o sofrimento que é familiar.

Essa é uma maneira elegante de dizer que essa fixação no relacionamento passado é uma forma de evitar ter que se preocupar com seus próprios problemas. Embora pensar no seu ex seja doloroso, isso é algo familiar. De uma maneira estranha, é reconfortante, como cutucar uma ferida ou uma afta com a língua. Pode parecer ruim, mas não te machuca tanto assim.

É por isso que muitas pessoas vivem no passado em vez de buscar o futuro. Infelizmente, quer você queira seu ex de volta ou apenas queira seguir em frente, você vai ter que começar a pensar sobre o que vem a seguir.

2. Você ainda o vê

Se o seu ex ainda faz parte da sua vida, faz sentido que você esteja tendo dificuldade em seguir em frente.

Seja vendo ele nas redes sociais, ouvindo falar dele por amigos em comum ou realmente o vendo dia após dia, faz sentido que ele ainda esteja na sua mente.

Se você quer aprender como parar de pensar no ex, você precisa tomar medidas para criar alguma distância dele na sua vida. Primeiro, redes sociais. Existem maneiras de evitar vê-lo sem ter que bloquear suas contas. Instagram, Twitter e Facebook permitem que você silencie a pessoa para não ver postagens dela no seu feed.

Pode ser um passo difícil de tomar, mas definitivamente será melhor para sua saúde mental a longo prazo. E não precisa ser permanente.

Outra coisa, se seus amigos continuarem mencionando seu ex, peça para que parem. Não é a conversa mais fácil de ter, mas eles precisam saber que isso te incomoda. Se são bons amigos, vão entender o motivo.

VEJA TAMBÉM: Seu Ex Está Te Testando? Entenda os Sinais e Como Reagir

Algumas pessoas acham que agir como se nada as incomodasse é o jeito de ser forte. Mas somos apenas humanos. Colocar uma máscara de pessoa corajosa só te ajuda até certo ponto. Pessoas verdadeiramente fortes reconhecem o que as incomoda e enfrentam isso para poderem seguir em frente.

Nesse sentido, não envie mensagens, não ligue e não veja mais o seu ex. Se vocês ainda estão se encontrando, corte todo contato. Ver seu ex é reconfortante a curto prazo, mas a longo prazo só está piorando seu problema.

3. O término afetou sua autoestima

Términos de relacionamento doem por muitas razões. A mais óbvia é que você perdeu a pessoa que mais importava para você no mundo, mas igualmente prejudicial pode ser o impacto na sua autoestima. Amar outra pessoa exige vulnerabilidade. Você se coloca em risco ao abrir seu coração e ser abandonado(a) pode parecer uma punição por ter deixado alguém entrar.

Essas emoções são poderosas, então você pode estar tentando entender o que deu errado como uma forma de recuperar parte da autoestima que seu ex tirou de você quando terminou tudo. Você saberá que é isso que está acontecendo se estiver obcecado com as qualidades positivas e negativas do seu ex. Em um momento, ele parece a melhor pessoa do mundo e, no outro, parece um lixo. Isso é seu cérebro tentando entender o que exatamente esse término significa sobre você.

4. Você tem guardado tudo para si

Falar demais sobre seu ex pode ser irritante, mas se você não conseguiu falar sobre o término do relacionamento, isso pode ser o motivo pelo qual você não consegue aprender como parar de pensar no ex.

Você precisa aceitar o término e falar sobre ele para tirar seu poder. Você vai se surpreender com o quanto dizer isso em voz alta faz parecer muito menos importante.

Se você não tem ninguém em sua vida a quem possa recorrer, deve considerar buscar ajuda externa. É útil ter alguém disposto a ouvir qualquer coisa que você tenha a dizer, sem julgamentos. Às vezes, colocar tudo para fora em uma terapia de relacionamento libera sua mente de ir continuamente aos mesmos lugares.

5. Você está focando nas coisas erradas

Vamos falar sobre como você está pensando no seu ex. Quando você fica preso(a) em um ciclo de pensamentos negativos como esse, sua mente tende a pregar peças em você. Você está programado para lembrar apenas das coisas boas do seu relacionamento passado.

Isso pode ser algo bom. Permite que mantenhamos memórias positivas de um ex e sigamos em frente com nossos corações livres da dor. Mas, na maioria das vezes, isso nos machuca.

Aqueles que se fixam em um ex tendem a pensar em duas coisas apenas: como o ex os fazia sentir incríveis e como foi doloroso quando tudo acabou. Se você só tem pensado nas coisas boas, não é de se admirar que você não consiga superar esse término. Tente se lembrar de todos os momentos ruins também. Até mesmo o melhor relacionamento não é perfeito.

Se você conseguir manter os aspectos negativos em mente quando pensar no seu ex, será mais capaz de vê-lo como uma pessoa real em vez de um símbolo da sua dor e tristeza.

6. Só de pensar que você vai ter que recomeçar sua vida amorosa te deixa em pânico

Um dos piores sentimentos após um término é a ideia de que você tem que começar tudo do zero agora que vocês não estão mais juntos. Já ouvi pessoas dizerem que deveriam poder apagar todos aqueles anos juntos e voltar à idade que tinham quando se conheceram, o que achei bem engraçado.

Embora eu definitivamente simpatize com essa mentalidade, é um pouco tola se você pensar nisso. Porque não é como se você tivesse passado aqueles meses ou anos juntos criogenicamente congelados, envelhecendo e deixando sua vida passar.

VEJA TAMBÉM: Ainda Ama Seu Ex? Confira 6 Etapas que Te Ajudarão a Seguir em Frente

O tempo que vocês passaram juntos ainda teve valor. Você aprendeu o que significa confiar em outra pessoa dessa forma. Você se fez vulnerável. Vocês criaram uma vida juntos. Você aprendeu sobre outra pessoa e deixou que ela aprendesse sobre você.

Tenho certeza de que não preciso te dizer o quão poderoso pode ser um relacionamento amoroso. Pode mudar sua vida, e só porque vocês dois não se casaram ou envelheceram juntos, não significa que não foi uma experiência válida e que não vai te tornar uma pessoa melhor e mais completa.

Como parar de pensar no ex

Agora, é bom e útil entender POR QUE você não consegue esquecer seu ex, mas como parar com isso? Bem, ao ler até aqui, você já começou o processo. A perspectiva é o mais importante aqui e, se você puder passar de pensar no seu ex para pensar em POR QUE está pensando no seu ex, você efetivamente começou a quebrar o ciclo.

Mas se isso não for suficiente, aqui está minha grande dica para você: faça um balanço da sua vida.

Como eu disse anteriormente, pode ser mais fácil viver no passado do que seguir em frente. Se você realmente quer seguir em frente, precisa descobrir exatamente onde está AGORA.

Então, o que eu quero que você faça é uma lista do que você ama na sua vida. Pode parecer um pouco bobo, mas eu prometo que ajuda. Seja amigos, família, seu trabalho, seus hobbies. Quais são as coisas que adicionam valor à sua vida e a tornam digna de ser vivida?

Não se compare a outras pessoas. Foque nas coisas que te fazem feliz e aprofunde-se no por quê e no como. Muitas pessoas não conseguem ver essas coisas porque estão muito focadas no que não está funcionando e não pensam no que está indo bem.

Isso é um impulso natural humano. Sentimos que o que não está funcionando precisa da nossa atenção porque precisamos consertar, enquanto as coisas que estão funcionando podem ser ignoradas com segurança. É por isso que mesmo pessoas que parecem ter vidas incríveis são infelizes, porque estão focando no negativo e não no positivo.

VEJA TAMBÉM: É possível existir amizade mesmo depois do amor?

O que quero dizer é, quando seu ex é tudo o que você consegue pensar, ele parece ser toda a sua vida. Se você puder ver como ele realmente se encaixa na sua vida, verá que ele é apenas uma pequena parte.

Outro benefício de fazer um balanço sobre sua vida é que tudo que você notar são coisas nas quais você pode se apoiar para tirar sua mente do seu ex.

Ama praia? Saia do sofá e vá para o sol. Você é mais feliz entre a família? Vá jantar com seus pais. Sei que parece uma tarefa impossível quando você se sente assim, mas se você conseguir superar essa dor, fará uma grande diferença na sua mentalidade.

Mas e se sua lista de coisas na sua vida que te fazem feliz for curta? Se você achar que não consegue encontrar muitas coisas para colocar na sua lista, tudo bem. Às vezes deixamos um relacionamento engolir muitas coisas boas da nossa vida. Este é outro motivo pelo qual você não consegue aprender como parar de pensar no ex.

Essa lista curta é uma oportunidade. Pense nas áreas da sua vida que estão faltando. Você gosta do seu trabalho? Dos seus estudos? Você perdeu o contato com amigos? Talvez você tenha parado de seguir seus hobbies. Não se desespere. Quanto mais você tiver para trabalhar, mais fácil será manter sua mente longe do seu ex.

A pessoa que você era no final do relacionamento é alguém que seu ex não quer. Se quisesse, não teria terminado. Ao mudar e crescer, em vez de afundar em desespero e obsessão, você começará a se tornar uma pessoa nova e empolgante.

Compartilhe:
Rolar para cima