8 fatos que todo casal deve levar em conta para que o amor dure por muito tempo! | Me Apaixonei

8 fatos que todo casal deve levar em conta para que o amor dure por muito tempo!

485
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Estamos sempre interessados em aprender quais os segredos para um relacionamento de sucesso. O que pode dividir um casal ou fazer seu amor durar ainda mais?

Um relacionamento feliz exige que o casal se esforce e trabalhe junto para garantir um ambiente emocional estável. 

Os cientistas trabalharam duro para lhe dar uma perspectiva melhor do que fazer para manter seu relacionamento ainda mais feliz! 

A equipe do Blog Me Apaixonei separou pra você 8 fatos científicos que podem desvendar os segredos de relacionamentos bem-sucedidos. 

1. O ciúme está em seus genes.

A fim de investigar a influência do seu DNA no ciúme, os cientistas estudaram as respostas de 3.000 pares de gêmeos por causa da semelhança de sua constituição genética.

Os resultados mostraram que 1/3 das suas tendências em relação ao ciúme provavelmente têm origem genética.

Não há dúvida de que os outros 2/3 dependem de fatores ambientais, o que significa que os tipos de eventos que aconteceram em nossas vidas têm bastante influência.

A forma como reagimos à ideia da traição de um parceiro é influenciada pela forma como somos criados e pelas pessoas e eventos que vemos à nossa volta.

2. Casais felizes sabem como lidar em um conflito.

John Gottman, um notável especialista em relacionamentos, conduziu uma pesquisa em que estudou os hábitos dos casais para entender a diferença entre os felizes e os infelizes.

O experimento foi simples, eles pediram aos parceiros para resolver um conflito em 15 minutos.

A descoberta mostrou que os casais saudáveis têm a chamada “proporção mágica” necessária para fazer o amor durar. Um relacionamento pode ser estável se eles tiverem 5 interações positivas para cada negativo durante um conflito.

Ele também identificou uma proporção para casais que provavelmente se divorciam. Esses parceiros têm apenas 0,8 encontros felizes para cada um dos negativos.

Momentos negativos durante os conflitos incluem ser crítico, ser defensivo ou linguagem corporal negativa, como olhar pra cima e bufar.

Casais felizes começam o conflito com mais cuidado e tentam manter a proximidade e a positividade durante o conflito.

3. A importância da amizade no relacionamento.

Pesquisas da Organização Gallup mostraram que a conexão emocional é extremamente importante para a satisfação conjugal, e poderia contabilizar até 70% da felicidade de um casal.

Então, se você quer tornar seu relacionamento saudável, você precisa pensar em maneiras de aumentar a qualidade de sua amizade com seu amor. 

Dizem que o motivo mais frequente para o divórcio é perder a sensação de proximidade. Apenas 20% dos participantes culparam um caso extraconjugal por serem separados.

E isso pode até ser ligado à questão da proximidade, pois foi descoberto que a maioria dos assuntos é iniciada com uma tentativa de encontrar atenção, apoio e amizade.

4. 6 horas por semana para um relacionamento melhor.

John Gottman, pesquisador de casamentos, afirma ter encontrado uma diferença notável entre relacionamentos bem-sucedidos e fracassados.

Ele diz que os casais que continuam a melhorar suas relações tentam investir pelo menos 6 horas por semana em seu amor. 

Veja abaixo uma fórmula de como investir esse tempo de qualidade juntos:

  • Até logo: Dê ao seu parceiro um caloroso abraço e um beijo para garantir que ele saia com vontade de te reencontrar. Isso leva apenas 10 minutos por semana.
  • Que saudade que eu tava: Quando você reencontrar seu parceiro no fim da tarde, dê um abraço e um beijo nele(a) que dure pelo menos 6 segundos. Após o beijo, tenham uma conversa sobre o que ocorreu no dia de cada um que dure até 20 minutinhos. O tempo total para isso é de uma hora e 40 minutos por semana.
  • Apreciação e admiração: Mantenham um diário de admiração, onde vocês possam registrar pequenas coisas que admiram em cada um. Isso levará 35 minutos por semana.
  • Afeto: Expressar afeto físico é vital para se conectarem um com o outro. Não se esqueça de abraços e beijos de boa noite antes de dormir. Isso leva apenas 35 minutos por semana.
  • Noite de encontro: para ficar mais próximos um do outro, é importante ter mais romance em seu relacionamento. Separem cerca de duas horas em um encontro a sós, uma vez por semana.
  • Procurar soluções para os problemas do relacionamento: É necessário investir aproximadamente uma hora por semana buscando juntos possíveis soluções para os problemas que vocês estejam enfrentando (se estiverem). Isso poderá mudar a forma de como vocês resolver os conflitos.

5. Estar em um relacionamento pode te deixar mais gordinho(a).

Pesquisas científicas confirmaram que estar em um relacionamento pode aumentar suas chances de ganhar alguns quilinhos.

Esta conclusão foi feita após a coleta de dados ao longo de um período de 10 anos com cerca de 15.000 participantes. Eles descobriram que os indivíduos casados pesam mais do que os solteiros.

Eles disseram que isso poderia ser explicado por não precisar mais parecer atraente para seus parceiros (o que é um erro).

Eles não querem impressioná-los e não se importam em ser magros na maioria dos casos. Eles também alertaram que ter filhos pode piorar a situação, porque os pais tendem a comer seus restos e lanches.

6. O Efeito Michelangelo.

Outra descoberta, chamada de efeito Michelangelo, afirma manter seu relacionamento tão forte quanto a pedra. O nome desse fenômeno vem da ideia de que o parceiro é o escultor. Michelangelo foi um mestre em revelar figuras majestosas ocultas em pedras.

Se 2 pessoas apaixonadas apoiam o surgimento de traços positivos que podem aproximá-los de seus “eus” ideais, seu relacionamento pode durar muito tempo.

7. Rir juntos.

Segundo os psicólogos da Appalachian State University, o riso desempenha um papel importante nos relacionamentos bem-sucedidos. Os casais que gostam de passar tempo juntos rindo e se divertindo, sentem-se muito mais satisfeitos com seus parceiros.

8- Compartilhar as tarefas domésticas.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Pew Research Center, compartilhar tarefas domésticas é muito importante para casais que estão há muito tempo juntos.

O único fator que os participantes classificaram como superior é um relacionamento sexual feliz.

Casais que dividem as tarefas de suas rotinas diárias tendem a se sentir mais apoiados e satisfeitos com sua vida amorosa.

Relacionamentos são muitas vezes difíceis de se entender. Ao longo dos anos, os cientistas tentaram criar uma fórmula perfeita para o amor.

Podemos usar suas ideias para criar nossos próprios meios de tornar nossos relacionamentos bem-sucedidos.

O que você acha que faz o amor durar? Compartilhe conosco nos comentários.

Veja também:

Como restaurar a intimidade e a conexão em um relacionamento desgastado

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: