5 razões pelas quais a ansiedade pode atrapalhar seu namoro e como lidar com isso! | Me Apaixonei

5 razões pelas quais a ansiedade pode atrapalhar seu namoro e como lidar com isso!

2088
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Se você sofre de ansiedade, é muito provável que você tenha algumas estratégias e truques para ajudá-lo(a) quando aparece aquela situação difícil. E quando você está em um relacionamento, seja no namoro ou casamento, a ansiedade pode ser uma assassina de humores total. Você fica chateado(a) e impaciente o dia todo por causa da explosão de pensamentos que ela gera em sua mente.

Há muitas maneiras de que a ansiedade atrapalha com sua vida amorosa – mas, felizmente, também existem muitas mais de controlá-la.

Se manipulada de forma adequada, pode até te aproximar ainda mais de quem você ama e tornar a sua vida bem mais fácil.

Ansiedade não é brincadeira!

Estar com ansiedade significa que você vive constantemente colocando-se em situações que podem desencadear sentimentos de nervosismo, medo, desespero, tornando muito mais difícil sair e conhecer uma pessoa nova.

Se você já estiver em um relacionamento, a ansiedade pode diminuir ou até matar a sua paixão ou desencadear uma discussão entre você e seu parceiro, especialmente se você não resolver esse problema.

Mas mesmo que você diga ao seu parceiro que você tem ansiedade, ele pode não entender *exatamente* o que isso significa, se ele nunca experimentou isso por si só, e é aí que as coisas podem ficar complicadas!

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ansiedade pode mexer com sua vida amorosa e como lidar com elas:

1- É quase impossível continuar com o que começou

Quando você está no começo do namoro ou tentando conhecer novas pessoas, a ansiedade sempre arruma um jeito de atrapalhar as coisas. Ela faz com que você cancele um grande encontro ou sinta medo de aprofundar as coisas.

Aplicativos para conhecer pessoas é ainda pior – ter que entrar todos os dias para ver se consegue algum encontro só piora as crises de ansiedade.

Quando a crise surgir, não há problema nenhuma de você falar com seu parceiro sobre isso. Como por exemplo, você até pode pedir para irem a um restaurante que esteja menos lotado. Isso ajuda muito!

2- Você sempre precisa ter um plano

Planos espontâneos não servem para nada quando chega a ansiedade. Se existe uma lista de tarefas para você e seu parceiro fazerem no dia, é muito importante que você tenha um plano em mente para quando a ansiedade chegar.

Os cancelamentos repentinos ou as interrupções podem ser um desastre total e levam a grandes discussões, e é por isso que você deve deixar bem claro o momento que está passando para a pessoa que está junto com você.

Se ele(a) te ama realmente, não irá se importar. Muito pelo contrário, fará de tudo para te ajudar! E se ele(a) souber sobre o problema que você está passando, facilitará ainda mais as coisas.

3- Você sempre está pensando demais

Quer seja o uso de algum emoji do seu parceiro ou a mudança súbita em sua vida emocional, qualquer motivo é motivo para que passe um turbilhão de pensamentos pela sua cabeça. Isso faz com que namorar seja totalmente estressante, ao invés de ser um momento agradável e feliz ao lado de quem você ama.

Refletir e se lembrar que você tende a passar por situações como essas, pode te ajudar a relaxar nos estágios do namoro, mas quando as coisas são mais graves, é totalmente importante dizer ao seu parceiro que você precisa de um tempo para colocar as coisas em ordem de vez em quando.

Um bom parceiro ficará feliz em ter a oportunidade de te ajudar.

4- Você JAMAIS deve se auto-medicar

As pessoas que vivem com ansiedade muitas vezes encontram maneiras de se auto-medicar. Essa atitude pode desencadear sérios problemas na sua saúde. Se você perceber que sua ansiedade está saindo de controle, procure um profissional da área imediatamente!

Mas até mesmo os medicamentos para ansiedade podem ser um problema na vida de quem está em um relacionamento, porque muito dos medicamentos possuem efeitos colaterais como sono, desânimo, falta de apetite etc. Mais uma vez a comunicação é muito importante nessas horas, e deixar seu parceiro sempre avisado é crucial.

5- A ansiedade faz com que você enlouqueça

Para as pessoas que não sofrem de ansiedade, te ver sofrendo com isso pode parecer estranho, até porque elas não conhecem os sintomas disso. Mas só você sabe o quanto é pesado sofrer com esse mal. Mas se você for sincero(a) com seu parceiro e explicar a situação, ele poderá te ajudar ou até se afastar nos momentos de grande estresse em que a única coisa que você precisa é ficar sozinho(a).

A ansiedade requere suporte, tanto da pessoa que está ao seu lado, quanto de um profissional. Por isso, não tenha medo de confiar sua situação nas mãos de outras pessoas.

Veja também:

9 coisas que você deve se atentar caso namore uma pessoa com ansiedade

 

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: