Vacilou? 4 métodos de como reconquistar a confiança do seu amor

https://br.pinterest.com

Talvez a confiança seja o fator mais importante para que um relacionamento seja bem-sucedido. Uma pessoa confia na outra quando sente que pode compartilhar seu lado vulnerável com ela, e todo nós podemos desenvolver confiança em nossos relacionamentos, desde que estejamos dispostos a fazer um esforço. O desenvolvimento da confiança exige que alguém assuma o compromisso de se comportar com credibilidade.

Pensando nisso, nós da equipe do Portal MeApaixonei.com.br trouxemos 4 métodos para você reconquistar de vez a confiança do seu amor. Siga essas regras e não pise na bola novamente!

Sendo confiável

1- Faça o que disser que vai fazer. Um dos Passos mais importantes no desenvolvimento da confiança é manter a sua palavra. Mesmo que seja algo pouco importante, cancelar ou não cumprir algum plano vai criar rachaduras fininhas nos alicerces da confiança que alguém depositou em você.

2- Cumpra as promessas. Seu parceiro precisa saber que pode confiar em você em longo prazo, portanto, cumpra todas as promessas que fizer. Caso realmente não possa cumprir com uma promessa, explique pessoalmente por que não pode fazer o que prometeu fazer.

Talvez uma simples explicação não seja o bastante, principalmente se a promessa estiver relacionada a algo importante e, nesse caso, será preciso fazer outra promessa para compensar o primeiro erro. Mantenha a palavra desta vez, não importa o que aconteça.

3- Seja consistente. Uma parte importante do significado de credibilidade é o cumprimento das promessas ao longo de um extenso período de tempo. Uma pessoa confiável é, por definição, alguém com quem sempre podemos contar.

Tenha em mente que manter sua palavra apenas uma ou duas vezes não é o bastante para a construção de um alicerce de confiança em seu relacionamento.

VEJA TAMBÉM:

Sendo honesto

1- Diga a verdade sempre que puder. Embora existam algumas situações em que contar toda a verdade não é a opção mais ética, na maioria das vezes a honestidade é a melhor política.

2- Admita que mentiu. Às vezes, a mentira parece inevitável e, em outras, acontece sem que alguém sequer se dê conta de que está mentindo. Caso minta para seu parceiro, a melhor opção é contar a verdade assim que possível, explicando seus motivos e demonstrando arrependimento sincero.

Caso seja pego em uma mentira, não tente negar. Você estará apenas encobrindo uma mentira com outra, e isso vai prejudicar ainda mais sua credibilidade no relacionamento.

3- Fale com o coração. Concentre-se em um ponto positivo da pessoa quando sentir vontade de mentir, seja para poupar os sentimentos, seja para poupar a si mesmo de uma reação desagradável. Pense em uma qualidade da pessoa e ressalte-a no diálogo.

4- Expresse os sentimentos. As pessoas que só transmitem fatos incontestáveis passam uma imagem de frieza e distância, e isso não promove credibilidade. Talvez seja fácil dizer tudo o que aconteceu de acordo com seu ponto de vista, mas, sem uma camada de compaixão e compreensão, seu parceiro poderá achar que você está satisfeito com o aborrecimento dele.

VEJA TAMBÉM:

Sendo transparente

1- Compartilhe informações espontaneamente. Quando tiver uma oportunidade para ser vago, reflita se não seria melhor entrar em detalhes. Muitas vezes, o ato de fornecer detalhes voluntariamente pode mostrar que você não está guardando nenhum segredo. Aqui vai um exemplo:

  • Em um relacionamento monogâmico, um dos parceiros poderia perguntar: “Como foi seu dia?” e o outro poderia responder: “Foi bom”. Uma resposta assim não constrói confiança, já que a pessoa não compartilhou nenhuma informação concreta.
  • Agora imagine outra resposta para a mesma pergunta: “Bom, eu tive uma consulta hoje. Pensei que seria um exame de rotina, mas a médica suspeita de um sopro no coração, ela disse que ainda não tem nenhum resultado conclusivo, mas quer que eu volte lá para fazer mais alguns exames na semana que vem. Não sei se eu deveria ficar preocupado”. Uma resposta assim demonstra franqueza e constrói confiança.
  • Nesse caso, seu parceiro ficaria chateado se não soubesse o que aconteceu na consulta, mesmo que a médica ainda não tivesse certeza dos resultados. A omissão prejudicaria a intimidade do casal porque você poderia ficar preocupado com o exame durante a semana toda, enquanto a pessoa amada não saberia o motivo de tanta ansiedade. Além disso, provavelmente, ela gostaria de saber o que está acontecendo para poder ajudá-lo com o que for preciso.

2- Não omita detalhes importantes. O principal motivo para não omitir detalhes é o fato de que é difícil manter consistência em suas histórias. Seu parceiro começará a notar contradições e isso prejudicará seu relacionamento, mesmo que você esteja omitindo apenas algum pequeno detalhe.

Caso realmente queira construir confiança, diga tudo o que seu parceiro precisa ou quer ouvir.

3- Caso não queira compartilhar alguma informação, diga a verdade. Você não precisa contar todos os seus segredos e sentimentos só para construir confiança. A chave para ser confiável e, ao mesmo tempo, preservar a própria privacidade é deixar seus limites bem claros.

  • Por exemplo, diga algo como: “Não estou pronto para falar sobre como me sinto em relação a isso agora, mas prometo que você não tem motivo para se preocupar”. Isso dá à outra pessoa uma chance de mostrar que é compreensiva e paciente e, ainda mais importante, propicia um senso de segurança. Portanto, é uma opção bem melhor do que ser vago ou desonesto ao falar sobre um assunto particular.

VEJA TAMBÉM:

Demonstrando integridade

 1- Guarde todos os segredos que ouvir. Nunca conte uma história que seu parceiro tenha pedido para você não contar para mais ninguém, isso seria uma traição da confiança.
As pessoas estão propensas a deixar um segredo escapar quando não pensam com clareza, se sentem cansadas ou estão sob pressão. Caso isso aconteça, assuma a responsabilidade imediatamente e peça desculpas.
2- Demonstre lealdade. Ter lealdade significa estar disposto a proteger seu parceiro, ficando ao lado dele. Comporte-se assim na presença e, ainda mais importante, na ausência dele.
A confiança se consolida quando alguém sabe que tem sua lealdade, e quando você coloca o seu relacionamento com alguém ou o interesse dessa pessoa na frente do seu.
3- Mantenha as emoções sob controle. Nós podemos ganhar o respeito e a admiração de nosso parceiro quando demonstramos controle sobre nossos sentimentos — não é fácil confiar em uma pessoa cujas emoções são imprevisíveis ou voláteis.

Um estudo da revista Fortune 500 demonstrou que as pessoas que controlam as emoções e sabem expressá-las de forma adequada estão mais propensas a conquistar a confiança alheia.

  • Por exemplo: não exploda com seu parceiro por causa de pequenos erros, ou ele passará a confiar menos em você.
  • Quando se sentir sobrecarregado pelos sentimentos, fique atento aos sinais que estiver enviando e tente diminuir as indicações de estresse. Abra as mãos, relaxe a mandíbula e solte os músculos.

4- Evite o comportamento abusivo. Alguns comportamentos prejudicam seriamente a confiança dentro dos relacionamentos e, portanto, devem ser evitados a todo custo. Aqui estão algumas atitudes que minam a confiança:

  • Humilhar ou ofender seu parceiro.
  • Isolar-se dos demais.
  • Ameaçar ou ferir alguém.
  • Evite comportamentos abusivos por completo. Caso cometa o erro de agir assim com alguém, peça perdão imediatamente. Prometa comportar-se melhor da próxima vez e mantenha a palavra.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos! 🙂

Via WikiHow

Compartilhe:
Rolar para cima