O Que Fazer Todos Os Dias Para Manter O Relacionamento Forte E Saudável | Me Apaixonei

O Que Fazer Todos Os Dias Para Manter O Relacionamento Forte E Saudável

280
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Não muito tempo atrás, em um casamento que participei, o pastor ofereceu aos noivos um conselho muito importante: a chave para um relacionamento saudável e feliz é tocar um ao outro todos os dias.

O toque pode ser tão simples quanto um abraço, explicou ele, ou um leve carinho nas costas. Mas para ficar ligado intimamente e emocionalmente, um casal precisa estar conectado fisicamente — conectando-se literalmente.

Enquanto o conselho prático do pastor fazia sentido intuitivo, eu estava curioso: havia alguma ciência para apoiar isso?

O campo florescente da pesquisa do toque sugere que a resposta é um enfático SIM! O toque não só pode promover sentimentos de vínculo e apego nos casais, como ele também pode contribuir para a saúde física e bem-estar geral.

Quando o toque é desejado, ele basicamente comunica: “Eu estou do seu lado, sou seu melhor amigo”.

No entanto, embora seja comum os casais serem muito físicos no início do relacionamento, com o tempo, muitas vezes nos distraímos com as exigências do trabalho e do lar e nos esquecemos de tocar nossos parceiros. Por sermos mais conscientes sobre como e quando tocamos nossos parceiros, podemos dar um impulso rápido aos nossos relacionamentos. Aqui estão os porquês:

1. Tocar alimenta o vínculo entre o casal

Se você quiser se sentir emocionalmente perto de seu parceiro, procure oportunidades para estar fisicamente perto dele(a) — tão perto que vocês possam facilmente fazer contato.

A ciência funciona assim: quando somos tocados por nosso parceiro, experimentamos um surto do hormônio oxitocina, freqüentemente chamado de “hormônio do amor”, no cérebro, que ajuda a sustentar sentimentos de apego profundo.

Abrace mais, segure as mãos do seu parceiro enquanto caminham, passe o pé suavemente no pé da outra pessoa embaixo da mesa e acostumem-se a dormirem nos braços um do outro.

Nós desenvolvemos todos os tipos de mecanismos cerebrais para nos apaixonarmos loucamente por nossos parceiros, e o toque é um dos mais importantes.

2. Tocar aliviar o estresse

Um dos efeitos mais notáveis ​​do toque é sua capacidade de ajudar nossos corpos e cérebros a relaxar.

De modo geral, você quer se manter em estado de relaxamento e o contato de alguém próximo a você realmente ajuda a fazer isso. 

Quando tocamos ou somos tocados por alguém de quem somos próximos, produzimos mais do neurotransmissor estimulador do humor e menos do cortisol, o hormônio do estresse. Nossa frequência cardíaca e pressão sanguínea diminuem e nossas ondas cerebrais relaxam.

Além disso, estudos sugeriram que, quando somos massageados, abraçados e tocados de forma amorosa antes de um evento estressante (como uma apresentação de trabalho ou faculdade), somos mais capazes de lidar com o estresse; nossos corpos permanecem em um estado mais maduro.

3. Tocar pode diminuir as dores (físicas e emocionais)

Também foi provado que o toque também funciona como um analgésico natural – algo que Pavel Goldstein, um pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, observou intimamente quando sua esposa entrou em trabalho de parto com a filha.

“Minha esposa estava com dor, e tudo que eu conseguia pensar era: ‘O que posso fazer para ajudá-la?’ Eu peguei a mão dela e pareceu ajudar”.

Em um estudo, publicado na revista Nature, Pavel foi capaz de replicar sua descoberta em pequena escala. Em um experimento envolvendo 22 casais heterossexuais, ele submeteu a metade feminina a uma leve dor de calor no antebraço por dois minutos.

Quando os casais tinham permissão para dar as mãos, a dor das mulheres diminuía. O estudo também descobriu que, enquanto de mãos dadas, a respiração do casal e os batimentos cardíacos se sincronizavam. 😍

4. Tocar pode deixar você mais saudável — e mais feliz

Quando o toque é desejado, parece ser muito importante para nossa saúde em geral — e para a saúde de nossos relacionamentos.

Em uma espécie de efeito dominó, quando estamos relaxados e recebemos mais impulsos químicos que nos fazem sentir bem e menos estressados, somos mais capazes de combater doenças e infecções.

É muito importante que os casais mantenham contato para manter os níveis de estresse e dor baixos e manter o bem-estar.

Mas, talvez o mais convincente de tudo, pesquisas sugerem que incorporar um toque regular ao relacionamento de uma pessoa está ligado a um maior relacionamento e à satisfação do parceiro.

É incrível como o toque pode realmente facilitar a vida dos relacionamentos. Espero que os noivos tenham dado um grande abraço no pastor por seu sábio conselhos 🙂

Gostou? Compartilhe com seu amor e deixe seu comentário abaixo!

Veja também:

13 atitudes que se feitas com carinho, ajudarão a Fortalecer seu Relacionamento!

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: