Um Relacionamento Ruim Pode Literalmente Te Deixar Doente (Se Você Já Não Estiver) – MeApaixonei.com.br

Um Relacionamento Ruim Pode Literalmente Te Deixar Doente (Se Você Já Não Estiver)

613
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Um relacionamento ruim pode machucar mais do que seus sentimentos.

Relacionamentos são, em uma palavra, complicados. Na maioria das vezes, eles são muito prazerosos. Pensando pelo lado bom, você pode ter um amigo para confiar depois de um estressante dia de trabalho, um porto seguro que te ofereça apoio e uma nova perspectiva, ou um parceiro com quem você possa encarar o futuro — e claro, você tem alguém que vai preparar seu café da manhã mais gostoso! 😌

Mas relacionamentos ruins também existem — e podem até afetar sua saúde! As pessoas entram e permanecem em relacionamentos tóxicos por uma série de razões.

Relacionamentos que são ou se tornaram tóxicos estão frequentemente ligados a um processo psicológico chamado idealização.

A idealização, ou a ideia de um parceiro “ideal”, está enraizada em desejos inconscientes que foram influenciados por forças culturais e biológicas, de acordo com Linda E. Weinberger, professora de psiquiatria clínica e ciências comportamentais na Keck School of Medicina da USC.

Essas influências basicamente cegam as pessoas para os alertas vermelhos que podem ser tão óbvios para amigos e familiares — e, tipicamente, todos, menos a pessoa envolvida.

Se você está ciente disso ou não, um relacionamento tóxico pode afetar negativamente sua saúde mental. 

Pode fazer você se sentir inseguro(a) ou insatisfeito(a) consigo mesmo(a), deixar você se sentindo esgotado(a) e infeliz, colocar pressão sobre suas costas para mudar algo em si mesmo(a) ou até mesmo ser fisicamente e emocionalmente prejudicial.

Além das implicações para a saúde mental, os efeitos de estar em um relacionamento ruim podem afetar sua saúde, particularmente fisicamente. 

Envie seu texto!

Um estudo descobriu que estar em um relacionamento ruim coloca as pessoas em maior risco de desenvolver problemas cardíacos do que aquelas em relacionamentos saudáveis.

Em outro estudo, pesquisadores descobriram que pessoas com altos níveis de conflito em seus relacionamentos tendem a ter níveis de açúcares no sangue similarmente altos, pressão alta e altas taxas de obesidade, como também descobriram que relacionamentos hostis podem retardar a cura de feridas.

Pode haver outras repercussões físicas também, principalmente sob a forma de estresse em seu corpo. Tensão constante ou conflitos sérios em um relacionamento podem manter seu corpo em estado de alerta o tempo todo, estimulando seu corpo a produzir adrenalina e descartar rapidamente o excesso. Isso pode levar à fadiga, enfraquecimento do sistema imunológico e até mesmo danos aos órgãos.

A boa notícia é que existe uma solução óbvia — e vale a pena considerar seriamente, mesmo que seja apenas por sua saúde.

Você pode reparar o seu relacionamento (se a outra pessoa estiver disposta) ou terminá-lo completamente. Porque uma coisa é clara: um relacionamento ruim não vale o preço que você tará que pagar com sua saúde.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo! 🙂

Veja também:

Um simples teste que mostra se você está num bom relacionamento – ou se é hora de terminar!

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: