Tem se sentido sozinho em sua relação? Veja 8 dicas do que fazer!

Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Por que as pessoas começam um relacionamento?

Não é apenas por amor, apoio ou atração. Claro, essas são as principais razões pelas quais nós nos apaixonamos, mas o desejo por um compromisso e de passar a vida com uma pessoa surgem principalmente da necessidade de companheirismo.

Infelizmente, a realidade nem sempre é fácil, pois mesmo um casamento não é garantia de que você não vá começar a se sentir sozinho em um relacionamento.

O que significa estar sozinho em um relacionamento?

Pode parecer estranho e contraditório, mas às vezes aquilo que você mais desejou se torna a causa de sua maior infelicidade. Quando você começa a se sentir desconfortável em um relacionamento, isso geralmente se manifesta primeiro na solidão.

Aqui também é necessário definir a diferença entre estar junto e ser solitário. Sentir-se solitário em um relacionamento significa que você se sente alienado intelectual, monetária e espiritualmente. Você pode se sentir solitário, apesar de ficar com uma pessoa por 20 anos juntos. Por outro lado, quando você se sente “sozinho”, o espaço geralmente é a razão. Então diga, se você é parceiro e está hospedado em cidades ou países separados, naturalmente você estará sozinho.

A solidão é essencialmente um estado de espírito. Os sinais de solidão em um relacionamento (em oposição a estar sozinho) são muito familiares. Você se sente desconectado apesar de estar junto com seu parceiro, tanto que pode não haver um ponto comum de comunicação.

Mais importante, a alegria desaparece de seu relacionamento e você começa a sentir que o amor se tornou fraco. Você pode até estar fazendo todas as “coisas de casal”, como viajar, socializar e ir a festas juntos, mas por dentro é tudo vazio.

Como lidar com o sentimento de solidão em um relacionamento

Existem muitas causas para a solidão se infiltrar nos relacionamentos. A principal delas é a falta de intimidade emocional e física. Quando você para de se conectar com seu parceiro de longa data em um nível íntimo, começa a se desconectar dele. Tudo no relacionamento começa a parecer uma tarefa árdua.

Seus interesses podem não corresponder mais, pois o nível de compatibilidade continua diminuindo. Isso resulta em uma deterioração ainda maior da comunicação entre vocês dois e o resultado é a solidão, tédio e uma sensação de que alguma coisa está faltando.

Reconheço que é difícil manter as pretensões e continuar quando você se sente sozinho. Além disso, esse isolamento leva a problemas maiores e eventual desintegração de um relacionamento. Se você não quiser seguir esse caminho, aqui estão algumas dicas do que fazer:

1. Identifique os sentimentos do seu parceiro

Mesmo quando você estiver lutando contra o sentimento de solidão, tente identificar as verdadeiras razões de onde esses sentimentos vêm. Mais importante ainda, descubra se seu parceiro sente o mesmo. Frequentemente, você fica tão preso às suas próprias emoções que não se preocupa em pensar no que sua cara-metade está sentindo.

Seria egoísmo presumir que você é o único com problemas no relacionamento. Se você perceber que até mesmo seu cônjuge ou namorado(a) não está feliz, toda a situação requer uma abordagem muito diferente. Portanto, primeiro tente ser objetivo e descobrir se você é o único que se sente solitário no relacionamento ou se são os dois.

2. Descubra qual tem sido o gatilho

Cada instância de solidão pode ter um gatilho ou uma razão forte. Pense bem (liste se quiser) sobre os motivos que te fazem se sentir sozinho. É uma distância física? Você se sente incompatível com seu parceiro? Existe uma lacuna de comunicação entre vocês? Ou é outra pessoa?

Deve haver um forte motivo pelo qual você está em um relacionamento, mas se sente sozinho. Identifique as razões, passadas ou presentes, que deram origem a esses sentimentos e emoções que puxam para baixo a sua energia. Depois de descobrir os verdadeiros motivos, você pode trabalhar neles.

VEJA TAMBÉM:

3. Descubra se seus sentimentos são válidos

Você está se sentindo sozinho ou está realmente sozinho? Essa pergunta pode responder a muitas dúvidas. Algumas pessoas sofrem de um sentimento de vitimização e autopiedade.

Também pode acontecer que, por causa de fatores externos, uma pessoa fique tão sobrecarregada emocionalmente que não saiba como lidar com isso.

E então ela começa a culpar o relacionamento ou seu parceiro quando na verdade são seus problemas internos que podem estar afetando o relacionamento. Nesses casos, o aconselhado é fazer uma terapia de casal ou até mesmo uma terapia individual.

4. Envolva-se com a solução fora do relacionamento

Muitas vezes você coloca o fardo de buscar segurança emocional nos ombros de seu parceiro. Por causa do vazio e da solidão pelos quais passa, você tende a usar seu parceiro para buscar socorro. Mas ele(a) pode não ser capaz de igualar ou ser capaz de fazer isso. E então a decepção só aumenta.

Em vez disso, permita-se construir resiliência e identificar onde você pode buscar apoio. Talvez a maneira de você parar de se sentir solitário em um relacionamento seja buscar uma solução fora dele. Faça novas metas que não envolvam necessariamente seu relacionamento e concentre sua atenção nisso. Gradualmente, sua solidão desaparecerá.

VEJA TAMBÉM:

5. Desenvolva novos hobbies e interesses

Este ponto é muito próximo ao que discutimos no Ponto 4. Quando você se encontrar descendo em espiral pela estrada da solidão, é importante distrair-se com algo que te faça bem. A melhor maneira de fazer isso é desenvolver novos hobbies e interesses. Lembre-se que você também tem uma vida fora do seu relacionamento!

Pense em outros aspectos da sua vida e identifique as coisas que você adora fazer. Aprenda uma nova arte, um esporte, culinárias, etc. Defina novos objetivos para sua carreira. Dedique sua energia a nutrir sua criatividade. Isso te levará a um novo caminho.

6. Tenha amizade fora do seu relacionamento

Uma das tristes realidades do casamento é que, muitas vezes, esperamos que ele satisfaça todas as nossas necessidades — físicas, emocionais, sexuais e espirituais.

Não funciona assim. Um relacionamento não pode fornecer tudo o que você está procurando. Portanto, é essencial desenvolver amizades fora do casamento. Saia para ver filmes, comer, viajar junto com pessoas que pensam como você e expanda sua rede de amigos.

VEJA TAMBÉM:

7. Converse com seu parceiro

Deixe seu parceiro saber como você se sente. Pode ou não provocar a resposta que você deseja — ele(a) pode compreender seu estado ou talvez apenas te alienar ainda mais. Você não tem controle sobre isso, mas falar sobre isso é essencial.

Talvez vocês dois possam trabalhar juntos para resolver os problemas. Mesmo pequenos passos, como tirar um fim de semana de folga ou fazer uma pequena viagem, podem ser eficazes para trazer de volta a faísca da paixão.

8. Diminua a velocidade e tire uma folga

Sentir-se sozinho no relacionamento também pode ser o resultado de estar muito ocupado com outros aspectos da vida. Talvez você não consiga dedicar tempo ao casamento devido às exigências de sua carreira ou horários. Talvez o amor tenha desaparecido de seu relacionamento por causa da lengalenga mundana da vida.

O que você precisa é de uma pausa. Às vezes, é uma boa ideia desacelerar, respirar fundo, deixar as outras coisas em segundo plano e prestar atenção no relacionamento. Em vez de ficar sobrecarregado por causa de muitos estímulos, dê ao corpo e à mente o descanso e relaxamento que eles merecem.

VEJA TAMBÉM:

Foto: Unsplash

Compartilhe esse post: