Será que é amor ou estou apenas apegado? Veja 14 sinais que irão tirar suas dúvidas!

Compartilhe:
Compartilhe esse post:

O amor é lindo e todos queremos desfrutar desse sentimento. Às vezes, porém, confundimos amor com apego ou vice-versa. No entanto, há uma diferença entre amar e se apegar. Mas como saber se estou apenas apegado?

14 sinais de que você está apenas apegado

1. O apego te torna uma pessoa egoísta

Quando você ama uma pessoa você é altruísta, ou seja, suas ações beneficiam a todos em sua volta, mas o apego te torna egoísta. Se você realmente ama essa pessoa, você fará o possível para vê-la feliz. Você também fará com que ela saiba que você se importa e deseja atender às necessidades dela. O amor verdadeiro não permite que você o manipule, prenda ou force a fazer coisas que ele não gosta.

2. Você não se importa com os sentimentos dele(a)

Se você está apenas apegado(a) a ele(a), não vai se importar muito com seus sentimentos. Em vez disso, você vai querer que ele(a) faça coisas que só te deixam feliz. Em alguns casos, você o(a) forçará a fazer o que você quiser sem se preocupar com como ele(a) se sentirá depois.

3. Você quer controlá-lo(a)

Quando você está apegado(a) a uma pessoa, rapidamente fica frustrado(a) se ela não corresponder às suas expectativas, algo que é muito egoísta. Se você a ama, você não a controlará, mas o apego faz com que isso aconteça.

Quando você ama, você se torna a sua melhor versão e serão livres um com o outro.

4. Amar significa confiança

Amar fará com que você desenvolva confiança e trabalhe para o seu sucesso no relacionamento. Com o apego é diferente, tudo o que importa é se essa pessoa faz o que você quer sempre.

5. O amor não tem limite de tempo, o apego sim

Se você ama uma pessoa, não precisará ter pressa para assumir seu relacionamento ou fazer com que as pessoas saibam sobre ele.

Você vai querer aprender mais sobre essa pessoa, mesmo se ela já for sua amiga de infância. Se você a ama, você também tomará seu tempo para se apegar emocionalmente a ela!

Já o apego te fará forçar as coisas, mesmo quando parece que não está funcionando. Tudo o que você quer fazer é tê-la por perto, sempre, sem pensar em como ela se sente.

VEJA TAMBÉM:

6. O amor se fortalece a cada desafio, já o apego, se enfraquece

Se você ama uma pessoa, você vai lutar, se separar, se reconciliar e se unir a ela cada vez mais, não importa o que tenha acontecido.

Você fará de tudo para ter sucesso em seu relacionamento, não importa quantos desafios vocês precisem enfrentar juntos. Se for um relacionamento à distância, você se manterá fiel a ela e suportará todos os desafios que surgirem.

No entanto, se você estiver apenas apegado(a) a essa pessoa, tudo será motivo para reclamação. Seu alvo principal será quantas vezes você a vê e não se esforçará para desenvolver um relacionamento de qualidade. Você nunca terá um objetivo de longo prazo com ela, já que na verdade você não a ama.

7. O amor é um sentimento mútuo, mas estar apegado é forçar as coisas do seu jeito

Se você a ama, deve retribuir as coisas sem pensar duas vezes. O amor fará com que ambos trabalhem em direção a um objetivo comum. Ao amar uma pessoa, você entende que dois são melhores do que um. Você também saberá que há coisas que só poderá alcançar ao lado dela.

Mas se você estiver só apegado(a), nunca se preocupará com a saúde do relacionamento ou se ela está feliz ou não. Você geralmente não resolverá questões sérias, uma vez que essa não é sua principal preocupação.

8. O amor nunca falha, mas o apego é ilusório

Se você ama seu parceiro, nunca o esquecerá, mesmo que não estejam juntos. Para você, ele é a única pessoa que você dividiria a vida, os segredos, as realizações. Você fará tudo o que estiver ao seu alcance para tê-lo por perto.

9. O apego faz com que você queira falar com a pessoa a todo momento

Embora a comunicação seja algo muito saudável no relacionamento, o apego te leva ao extremo. Se você está apegado(a) a uma pessoa, vai sentir a necessidade de falar com ela o tempo todo, como se em sua mente ela estivesse fazendo algo que não fosse certo, o que é prejudicial à sua saúde e também ao relacionamento.

10. O apego faz com que você não dê espaço para essa pessoa curtir a vida

Se você ama uma pessoa, vai dar espaço para que ela tenha uma vida normal quando vocês não estiverem juntos, o que também apimentará o relacionamento.

Você não vai precisar ficar pedindo satisfação a ela, ligar ou ficar enviando mensagens o tempo todo. Mas o apego faz com que você se sinta inseguro(a) em relação a esse relacionamento e isso te faz querer saber cada detalhe dos passos dessa pessoa.

VEJA TAMBÉM:

11. O apego não te deixa confiar nessa pessoa

O apego te torna um parceiro ciumento incapaz de confiar. Você provavelmente viverá com medo de perdê-la para outras pessoas. O nome disse é ciúme possessivo, que é uma das características principais do apego.

12. Você fica preso às velhas práticas

O apego pode fazer com que você se apegue às velhas práticas, que podem não permitir que seu relacionamento floresça. Para você, as coisas estarão indo bem, mesmo quando tudo estiver se desintegrando.

13. Você dá pouco, mas exige muito

O apego te torna uma pessoa obsessivamente egoísta e exigente. Para você, as vantagens de ter essa pessoa em sua vida são mais significativas do que o seu compromisso com ela.

14. O apego faz com que você perca sua identidade

O apego faz com que você perca sua própria identidade, pois te convence a acreditar que não pode viver sem essa pessoa. Tudo o que você vai fazer é persegui-la cegamente e, às vezes, até deixar de questioná-la quando ela estiver errada por medo de perdê-la.

VEJA TAMBÉM:

Compartilhe esse post: