Por Que os Homens Dormem Depois do Sexo? Descubra!

Por que os homens dormem depois do sexo? Adormecer após a relação sexual não é apenas uma questão dos homens. As mulheres também podem cair no sono. Continue lendo e descubra os motivos.

Por Que os Homens Dormem Depois do Sexo

Seu parceiro cai instantaneamente em sono profundo após o sexo? Essa situação, embora desconcertante e às vezes frustrante, não é nada pessoal. Não é culpa dele, nem sua. O coquetel de hormônios liberado durante e após o ato, associado à intensidade física, tem um efeito soporífero que pode derrubar até os mais resistentes.

Por que os homens dormem depois do sexo? Descubra os principais motivos

Um coquetel de hormônios é o culpado

Você mal terminou sua intensa experiência, ainda ofegante, pronta para prolongar o prazer com carinhos, mas, surpresa: seu parceiro dormiu. Não se preocupe, isso não é um mau sinal. Esse fenômeno é simplesmente causado pelas hormonas pós-orgasmo assumindo o controle.

Durante o orgasmo, nosso corpo libera primeiramente uma quantidade significativa de dopamina, provocando uma sensação de prazer intenso. Em seguida, ocorre uma secreção considerável de endorfinas, ocitocina, vasopressina, serotonina e prolactina, gerando uma sensação de bem-estar, satisfação e relaxamento. A prolactina, frequentemente associada ao sentimento de satisfação sexual, também é produzida em grande quantidade durante o sono, o que explica seu efeito sedativo após o sexo.

Além disso, a testosterona atua como um freio sobre a ocitocina, enquanto a prolactina impede a ação da dopamina, reduzindo assim o prazer sentido. Consequentemente, a maioria dos homens, mas também algumas mulheres, geralmente sentem o desejo de encerrar o contato físico e mergulhar no sono após uma sessão íntima.

Falta de Libido no Casamento: Como Conversar com Seu Parceiro Sobre Isso

Reações Diferentes de Acordo com os Parceiros

Em 2012, o Dr. Serge Soléru e sua equipe examinaram os mecanismos do cérebro masculino após o sexo para entender por que os homens dormem depois do sexo. Os resultados? Após o orgasmo, os homens entram em uma fase em que qualquer estimulação é ineficaz, o que explica a dificuldade em ter orgasmos múltiplos, ao contrário das mulheres.

A pesquisa mostrou que durante o ápice do prazer, o córtex cerebral entra em estado de repouso, enquanto o córtex cingulado e o complexo amigdalino liberam substâncias sedativas, como a serotonina e os opioides, mergulhando os homens em um sono reparador e eliminando qualquer desejo adicional.

Outra hormona, a ocitocina, surge como uma atriz chave nas nossas reações após o sexo. Conhecida como a “hormona do apego”, ela é o cimento dos laços entre a mãe e seu recém-nascido. Durante e após o ato sexual, ela desperta esse mesmo desejo de apego.

Mas aqui está o problema: um estudo da Universidade de Connecticut em 2013 revelou que nem todos reagem da mesma maneira a essa hormona. De fato, indivíduos com altos níveis de testosterona não usufruem de seus benefícios, pois a testosterona inibe sua ação, assim como a prolactina sabota a dopamina.

Abstinência Sexual: Quais os Riscos e O que Acontece com Nosso Corpo

Dicas para Recuperar Toda a Sua Energia Após o Sexo

Para se recuperar plenamente, reserve um momento de relaxamento deitando-se confortavelmente. Tire um tempo para se hidratar e comer algo nutritivo para recarregar suas energias. E, acima de tudo, abra o diálogo com seu parceiro para compartilhar suas sensações e emoções. Certifique-se de que ambos se sintam ouvidos e respeitados.

WhatsApp Me Apaixonei

Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!

WhatsApp Acesse Agora

Se, após o orgasmo, você começar a mexer no seu celular, deixando sua parceira na expectativa, corre o risco de parecer egoísta e pouco atencioso. É sempre aconselhável comunicar-se com ela para evitar qualquer situação desconfortável, ou até mesmo dolorosa, e as possíveis consequências.

13 Gestos Íntimos para Aumentar a Intimidade e Fortalecer Seu Relacionamento

Conclusão

Um Adormecimento que Não é Sistemático

A atividade sexual nem sempre é sinônimo de sono. As causas são diversas: uma excitação exacerbada, uma relação enérgica que aumenta a temperatura corporal ou até mesmo uma iluminação forte no ambiente podem manter a pessoa acordada.

Essas constatações contradizem a ideia do por que os homens dormem depois do sexo. Se você, no entanto, está em busca de sono após suas relações, opte por um ambiente mais calmo, longe das performances sexuais.

Compartilhe:
Rolar para cima