Os 7 tipos de conflitos mais comuns no namoro — Saiba quais são e como resolvê-los! | MeApaixonei.com.br

Os 7 tipos de conflitos mais comuns no namoro — Saiba quais são e como resolvê-los!

1899
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Resolver conflitos e brigas no relacionamento é uma das coisas que mais são desgastantes na vida de um casal. Afinal, onde duas pessoas habitam sempre haverá desentendimentos. 

Isso não significa que todo mundo é mal e tem intenção de ficar provocando problemas, e sim porque cada um é diferente do outro e tem um jeito de pensar.

Relacionamento saudável não é aquele que não tem problemas e conflitos. Não se trata de evitar esse tipo de situação e sim, saber como resolver. Esse é o segredo da convivência a dois.

E não é tão difícil assim cumprir essa missão, basta ter força de vontade, paciência, compreensão e claro, amor!

“Escute, dê ao seu adversário a chance de falar. Deixe-o terminar, não resista, não se defenda ou argumente. Isto só levanta barreiras. Tente construir pontes de entendimento”.  -Dale Carnegie –

Tem conflito que é mais comum do que alguns outros. O blog Me Apaixonei separou uma lista com 7 desses conflitos mais comuns e vale a pena continuar a leitura e saber como resolvê-los:

1- Mal-entendidos ou equívocos

Esse é um dos tipos de conflito mais comuns na vida de um casal — quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra!

É quando os dois não possuem toda a informação necessária ou ela está distorcida sobre o assunto. Isso resulta em desentendimentos, frustrações e mágoas.

O melhor a se fazer nesse tipo de situação é ter um diálogo honesto, franco e reto! Mas é sempre bom ficar atento caso seu parceiro se torne hostil de repente. Nesse caso o melhor a se fazer é se afastar e recomeçar o diálogo quando os nervos se acalmarem.

Se você tiver um incômodo, é melhor expressá-lo aberta e respeitosamente. Grandes problemas podem ser evitados com uma comunicação assertiva.

2- Conflitos por motivos não conhecidos

As vezes o desentendimentos entre o casal é desconhecido. Isso é comum no relacionamento. Um fica criticando o outro por tudo o que ele(a) faz ou diz. Ou até esteja sempre irritado e desconfortante, da maneira de que o outro sempre ache que há algo de errado acontecendo.

O mais provável nesses casos, é que exista um conflito que ainda não tenha sido reconhecido pelo casal. Isso se dá com aquelas pequenas discussões diárias e constantes. Para resolver essa situação você terá que identificar o problema que está por trás dessas discussões.

Em seguida, é necessário resolver esta dificuldade com o outro sem esquecer a compreensão, honestidade e respeito. 

3- Interesses conflitantes

Normalmente mais conhecido como “conflito de interesses”: quando as necessidades de uma pessoa entram em conflito com as necessidades do outro. Por exemplo, quando precisamos fazer uma tarefa doméstica e os responsáveis por ela querem descansar em vez de fazê-la.

Nesses casos, o problema só pode ser resolvido através de uma negociação justa. Isto significa que ambos devem ceder e obter algum benefício. Não é tão difícil chegar a um acordo se os envolvidos aceitarem que “é melhor um mau acordo, do que uma boa briga.”

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER AS PAZES COM SEU AMOR DEPOIS DE UMA GRANDE DISCUSSÃO EM 4 PASSOS

Envie seu texto!

4- Conflitos por princípios e valores diferentes

Esse tipo de conflito também está na categoria de conflitos mais comuns no relacionamento. Na verdade ele só aparece quando uma pessoa quer impor seus princípios e valores na vida da outra pessoa.

Isso é bastante comum quando as crenças religiosas e políticas são diferentes. O conflito aparece quando um dos dois tenta recrutar o outro para seu lado do grupo.

Para resolver esse tipo de conflito, basta aceitar seu parceiro do jeito que ele é, sem impor suas condições sobre a vida dele. Apenas ame-o(a) de sua melhor forma.

5- Conflitos por poder

O poder é uma fonte de conflito permanente. Quem tem poder é o foco de todos os tipos de críticas, algumas bem-intencionados e outras não. Quem não detém o poder recebe os seus efeitos e, muitas vezes, se sente afetado negativamente pelo outro. No âmbito do poder sempre há tensão.

Para resolver conflitos de poder é mais apropriado adotar mecanismos de nivelamento. Isto significa que a pessoa que detém o poder deve criar oportunidades para ouvir e atender aqueles que não o possuem. Isto não se aplica somente a aqueles que são muito poderosos, mas também a aqueles que exercem o poder na família, na escola, no trabalho, etc.

6- Conflitos por dificuldades pessoais

Se esse for o caso no seu relacionamento, o certo a se fazer é que seu parceiro perceba que está passando por esse tipo de problema — mas não é pra impor isso a ele(a)!

Na maioria das vezes eles não estão conscientes disso, só é preciso lhes mostrar que não existem conflitos. Se isso for feito de modo tranquilo e respeitoso, provavelmente surtirá um grande efeito.

7- Incompatibilidade

Esse tipo de conflito aparece em um relacionamento que simplesmente não existe mais química. Por qualquer razão, um não consegue aceitar o outro.

Se trata de um tipo de antipatia. Nestes casos, alguns até tendem a expressar sua insatisfação através de rejeição e críticas — o que é totalmente tóxico para ambos!

Ainda que seja verdade que a gente não precisa gostar de todo mundo, nós não temos o direito de rejeitá-lo(a) por ser como é. Talvez você não esteja percebendo, mas as características dessa pessoa se encaixam perfeitamente com as suas — e é isso que faz do relacionamento ainda melhor!

 Pode ser que seja necessário simplesmente tomar uma distância segura e tratar o outro com a consideração que ele merece.

Só concluindo: Os conflitos em geral podem e devem ser resolvidos com uma comunicação saudável. Basta colocar na mesa o problema e sentar juntos para resolvê-lo, com calma e compreensão. 

Se você souber se comunicar corretamente, ao invés de resolver conflitos, conseguirá evitá-los 😉

Esse post te ajudou? Marque seu amor nos comentários e compartilhe com seus amigos!

Veja também:

Use essa palavrinha mágica e acabe com os conflitos em seu relacionamento!

Alguns dizeres foram inspirados no site amenteemaravilhosa.com.br

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: