O relato de uma garota que vive num relacionamento abusivo (veja e saiba o que fazer se for o seu caso)

Compartilhe:
Compartilhe esse post:

https://br.pinterest.com

“Meu namorado é muito exigente e às vezes sinto que não sou capaz de cumprir tudo que ele pede. Estou muito estressada. Eu não entendo o que devo fazer.

Eu não quero terminar este relacionamento, mas não posso cumprir tantas demandas que me fazem esquecer de mim mesma e até mesmo da minha família. Ele quer estar fisicamente comprometido todas as vezes. Ele sempre exige minhas fotos que não me sinto confortável em mandar a ele e eu sempre atendo suas demandas, simplesmente porque não posso vê-lo assim.

Se eu me recusar a fazer isso, ele começa a dizer: “Você não me ama, você sempre faz o que quer. Você não entende o que eu quero.” E assim por diante. Na maioria das vezes, ele desconta sua frustração em mim, gritando e me xingando. Estou farta dessas coisas e não posso compartilhar essas coisas com ninguém.

Às vezes me sinto tão só que tenho vontade de sumir no mundo, mas também o amo muito e sei que ele também me ama, mas por que se comporta assim?

Eu não consigo entender. Por favor me ajude e me aconselhe o que devo fazer.”

Resposta do especialista

Parece que você está presa em um relacionamento abusivo. Seu namorado parece estar usando inconscientemente uma técnica chamada “gaslighting”, em que o abusador usa um método de fazer parecer que tudo que dá errado é sempre sua culpa e que há algo errado com VOCÊ.

VEJA TAMBÉM: Você é vítima de gaslighting na sua relação? Entenda o que é esse ABUSO e saiba o que fazer

Essa técnica é usada de forma tão sutil que com o passar do tempo você começa a acreditar que de alguma forma está provocando suas explosões de raiva com sua “estupidez”. E a pior parte é que isso tudo acontece sem que você perceba.

É por isso que é chamado de gaslighting, porque funciona na sutileza da sua confiança e no momento em que você percebe, sua autoimagem, autoestima e autoconfiança são reduzidas a zero.

Estou assumindo que também haveria um ciclo de afeto-culpa-raiva-perdão. Se você alguma vez o enfrentou, retaliou com sua própria raiva ou ameaçou ir embora, presumo que ele se tornou todo afetuoso, talvez até implorou por perdão e, no final, fez uma declaração como “Sinto muito por te machucar, mas se você não tivesse feito isso e aquilo não teria acontecido, mas eu prometo que não vai acontecer de novo”.

Além disso, depois de cada briga que vocês dois têm, pode haver um “período de lua de mel” em que você novamente começa a acreditar que ele realmente te ama e talvez tudo tenha sido apenas um grande mal-entendido.

Se o que estou dizendo ressoa em você, garota, saia desse relacionamento! Ele não te merece e só quer te controlar.

Você pode começar dizendo não às exigências dele. Se ele disser “Se você me amasse, faria isso”, quero que se lembre que o amor não faz chantagem. E quando alguém te ama de verdade, não a força fazer coisas desagradáveis.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a clarear as coisas. Se houver mais que você gostaria de compartilhar, deixe seu comentário lá embaixo! 🙂

VEJA TAMBÉM: Fazer sacrifícios no amor é totalmente desgastante

Compartilhe esse post:

Deixe seu comentário: