O que significa paixão? | Me Apaixonei

O que significa paixão?

297
0
Compartilhe:

O que significa paixão?

Você já pesquisou sobre paixão no Google? A palavra assim, solta, sem frase, sem contexto, sem fazer uma pergunta específica ao sistema. Paixão assim, a seco. “As 5 principais diferenças entre amor e paixão”, é uma sugestão dele, do Google. Um link do Wikipédia te contando a origem em latim, um dicionário online falando que paixão é sofrimento, furor incontrolável, algo que supera os limites da razão. Para a ciência, é uma produção em grande escala de dopamina e norepinefrina. Para um bom apaixonado, é sobre mãos que tremem.
Paixão é sobre mãos inseguras que não sabem onde parar. Talvez nos bolsos, na mesa, no colo. Talvez no ar, enquanto gesticulam freneticamente em uma tentativa desesperada, e fracassada, de parecer natural. Às vezes no celular, na área de trabalho que não tem notificação alguma, mas serve de refúgio para as mãos que não sabem onde parar e o olhar que não consegue manter o foco em outro olhar, sem causar um auto-derretimento corporal. Paixão é sobre inventar palavras na tentativa de traduzir o que o corpo sente, e mesmo assim não se fazer entender. É ter a barriga habitada por borboletas hiperativas que promovem uma festa open bar, cada vez que certa risada vira trilha sonora.
É sobre reconhecer outro alguém em detalhes pequenos, que passariam despercebidos se ela, a paixão, não estivesse fazendo as honras de substância proibida, que aguça os sentidos e te torna capaz de distinguir um perfume específico. Distinguir, assimilar, e inconscientemente procurar por esse perfume.
Paixão é urgência e emergência, prioridade e fuga. É sair mais cedo ou ficar até mais tarde. É sobre dar um jeito, fazer acontecer. Quem consegue inventar desculpas esfarrapadas para a paixão? Quem consegue dizer a ela que está sem tempo, que tem uma prova amanhã, que precisa acordar cedo? Ela é mimada, sabe o poder que tem, sabe que existe um sim pronto e ensaiado para qualquer convite, a qualquer horário. Sabe que é bem-vinda, desejada, que sua presença é capaz de fazer os pés andarem no céu, ser o centro de tudo, o único foco.
Sabe que deixa saudade minutos depois de ir embora. Uma saudade sorridente e ansiosa, que faz tropeçar nas palavras e nas calçadas, transforma os desinibidos em tímidos, silencia os oradores, furta a agenda dos mais responsáveis e organizados. Paixão é sobre bagunça e até sobre irresponsabilidade, mas tudo com motivo justo, com álibi nobre. A paixão é advogada de si mesmo e se justifica por ser quem é.
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: