“Me sinto como colega de quarto do meu parceiro”: Possíveis causas e O QUE FAZER!

Compartilhe:
Compartilhe esse post:

O tédio, a apatia e a monotonia devido à rotina são problemas muito comuns nos casais.

A estagnação emocional no casamento ou no namoro é um dos motivos mais comuns de consulta de quem procura terapia de casais.

Porém, a maioria das pessoas que vivenciam esse fenômeno não são capazes de colocar palavras que definam bem o que sentem, e tendem a dar explicações muito abstratas ou confusas e inconsistentes às vezes. É normal que isso aconteça: o amor é uma experiência baseada nas emoções e que não se limita ao uso da linguagem ou da lógica.

Por isso, frases como “Sinto-me como colega de quarto do meu parceiro” são comuns. Neste artigo, revisaremos as características gerais desse tipo de experiência e suas possíveis soluções e estratégias para superá-las.

Quando a coexistência de um casal se transforma em tédio

Frequentemente, fala-se do amor como o cerne dos relacionamentos românticos e, em parte, é verdade que é. No entanto, considerar que um casamento ou namoro é sustentado por um elemento claramente delimitado que chamamos de “amor” e sobre o qual toda relação é construída nos expõe a um problema: as emoções mudam, evoluem, e com elas também o vínculo afetivo, para melhor ou para pior.

Ou seja, fica claro que o amor é muito importante no estabelecimento de um relacionamento, mas sob esse conceito existe na verdade um fluxo de afetos, sentimentos e emoções intensas que nos unem àquela pessoa, e isso se transforma à medida que essa relação passa por diferentes fases.

O que sentimos por aquela pessoa depois de dois anos de namoro não é o mesmo que a paixão das primeiras semanas, e quando essas duas pessoas começam a dividir o mesmo teto, tudo se transforma ainda mais.

O fato é que algumas pessoas percebem que depois de alguns meses ou anos de casamento, a convivência se torna rotina. Por uma razão ou outra, em certos casos, o relacionamento chega a um estágio de estagnação em que o tédio ou mesmo a frustração prevalece sobre não se sentirem interessados ​​em fazer coisas juntos.

Isso não significa necessariamente que esse relacionamento não dará certo. Muitas vezes, o que está por trás dessa experiência não é tanto a incompatibilidade com aquela pessoa, mas sim uma série de hábitos adotados inconscientemente por ambos na interação com o outro, e que podem ser “desaprendidos” para tornar a relação satisfatória novamente, e não simplesmente tolerável.

Possíveis causas de tédio emocional como casal

Embora cada relação seja única, em geral há uma série de situações que têm grande capacidade de produzir aquela sensação de estar “como colega de quarto de seu parceiro”. São as seguintes:

  • Estresse no trabalho.
  • Falta de sono.
  • Incompatibilidades de tempo.
  • Falta de hábitos de lazer devido à falta de amigos em comum ou desconhecimento do ambiente (por exemplo, após uma mudança).
  • Má gestão das discussões.
  • Incapacidade de abordar certos assuntos que dificultam o relacionamento e a comunicação nele.

VEJA TAMBÉM:

O que se pode fazer?

1- Façam juntos um jantar especial

Jantar romântico é uma ótima forma de como quebrar a rotina no relacionamento, melhor ainda se vocês dois cozinharem juntos, isso faz com que vocês passem mais tempo juntos e fiquem ainda mais íntimos.

Se vocês não forem habilidosos na cozinha podem pedir algum delivery. Não importa o que será feito, o importante é estarem juntos, nem que seja enquanto lavam a louça.

2- Como quebrar a rotina se vocês se veem todos os dias?

Se vocês se veem todos os dias ou se já moram juntos, as chances de vocês terem um relacionamento caindo na rotina são maiores. Mas, vocês podem mudar pequenos detalhes.

Que tal almoçar juntos durante a semana ou ir a um barzinho no lugar de ir ao cinema?

Mudanças simples, como alterar o trajeto apenas para buscar o companheiro no trabalho já ajudam a quebrar a rotina. Então abuse da criatividade.

3- Leve café da manhã na cama

Não precisa ser aquele café da manhã super elaborado, mesmo que seja apenas uma xícara de café isso já é suficiente para que vocês tenham uma quebra na rotina habitual e ainda faça seu parceiro feliz.

Procure surpreender nos detalhes mais simples.

4- Vão juntos para um barzinho

Se antes do namoro vocês tinham o costume de frequentar barzinhos e pubs, então uma ótima dica para quebrar a rotina é indo a esses lugares. Mas dessa vez junto do seu parceiro. Essa é uma forma de unir o que vocês gostavam de fazer antes do relacionamento com a pessoa que vocês escolheram para ficar juntos.

5- Viaje juntos

Uma viagem juntos é ótimo para quebrar a rotina no relacionamento, nem que seja apenas um fim de semana em uma cidade próxima. O que importa é a mudança de ambiente e a aproximação que vocês terão.

Não espere sempre pelo melhor momento para viajar, porque às vezes uma viagem surpresa pode ser uma boa maneira de conseguir quebrar a rotina e ainda conhecer lugares incríveis.

6- Tenham momentos a sós

Estar em um relacionamento não significa que vocês precisem fazer tudo sempre juntos. Ter momentos sozinhos ou para sair com seus amigos sem o parceiro é uma boa maneira de se conhecer melhor e também de mostrar a confiança que você deposita no outro.

Além de terem mais assuntos para contar um ao outro quando se reencontrarem.

7- Comunicação

A comunicação é chave de um bom relacionamento e também de como quebrar a rotina. Às vezes você pode achar que o seu relacionamento está na rotina, mas o seu parceiro não acredita nisso. Por isso conversar e entender o que o outro está sentindo, se ele tem as mesmas preocupações que você, é essencial para se ter um bom namoro e que ele não caia na rotina.

Antes de qualquer medida a ser tomada na sua relação sempre busque conversar com o seu parceiro e dividir com ele os seus medos e anseios, pois ele, melhor do que ninguém irá conseguir te ajudar a encontrar uma solução.

VEJA TAMBÉM:

Foto: Freepik

Compartilhe esse post: