Lidando com um namorado inseguro? Veja 15 dicas do que você pode fazer para ajudá-lo! – MeApaixonei.com.br

Lidando com um namorado inseguro? Veja 15 dicas do que você pode fazer para ajudá-lo!

12
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

https://br.pinterest.com/pin/583708801689977387/

É uma sensação ótima quando você conhece um cara que te valoriza e te ama de verdade. Você se sente querida, especialmente se no passado, você namorou caras insensíveis e narcisistas. É assim que começa um relacionamento com um namorado inseguro. Inicialmente, você será regada com presentes, elogios e muito amor. Você pode se sentir como a mulher mais sortuda desse mundo.

Porém, e se depois de alguns dias, o carinho que ele demonstra por você se transformasse em uma obsessão de repente? Ele exige sua atenção constante e precisa que você prove seu amor por ele constantemente.

Pode ser muito cansativo e frustrante se você tiver que provar continuamente seu amor para um cara inseguro.

Características de um namorado inseguro

Ter um namorado inseguro pode tornar sua experiência de namoro bastante entediante. Lutar constantemente contra suas inseguranças pode dar muito trabalho.

Um homem inseguro geralmente parece quieto e tímido, por isso, aproximar-se dele é um desafio. Ele é superprotetor, possessivo, exibe baixos níveis de auto estima e é considerado um fracassado. E é por isso que ele não leva um segundo para mudar de humor, acusar você, ou mesmo incomodar com ligações e mensagens quando você não está por perto.

Quando vocês começaram a namorar, era fofo quando seu namorado inseguro ficava perguntando o que você estava fazendo ou onde estava. Você gostava do fato de que ele estava tendo um interesse tão ativo em sua vida.

No entanto, com o passar do tempo, é natural que você comece a se irritar com o fato de que ele espera constantemente que você responda a ele — e tem que ser rápido, não pode demorar. Provavelmente, a maioria de suas principais brigas foram sobre você perder as ligações ou não responder as mensagens que ele mandou no Whatsapp em tempo hábil.

Você nunca saberá o que se passa na mente de um namorado inseguro. Em um momento, ele pode fazer você se sentir extremamente importante e especial. Mas, em outras ocasiões, ele pode fazer você se sentir sufocada no relacionamento.

Algumas das características que um namorado inseguro exibe estão listadas abaixo. Você deve estar ciente delas para ser inteligente o suficiente para saber lidar com todas elas:

▪Um namorado inseguro é conhecido por seu comportamento controlador e manipulador. Ele, na maioria das vezes, vai querer ditar o que você veste, quem você vai encontrar etc.

▪O ciúme é a característica mais marcante de um cara inseguro. Ele será acionado por interações inofensivas que você tiver com qualquer pessoa do sexo oposto.

Seu nível de confiança é extremamente baixo. Ele está constantemente duvidando de si mesmo e vive em busca de sua validação.

▪Ele se preocupa muito com o que as outras pessoas pensam sobre ele e sua vida.

Um homem inseguro é altamente sensível e se aborrece com muita facilidade. Você vai encontrá-lo constantemente te atacando pelas menores coisas.

▪Ele vai adorar se gabar e esconder suas deficiências. Este é um mecanismo de defesa.

▪Intimidar e rebaixar os outros será um hábito muito comum para ele. Ele irá criticar constantemente você e seus amigos.

▪A crítica é algo que não é tolerado por um cara inseguro. Se você apontar suas falhas, ele ficará extremamente irritado.

▪Ele sempre desconfiará das intenções dos outros ao seu redor e não poderá confiar em ninguém, incluindo você!

Como lidar com um namorado inseguro

A insegurança não é algo que não possa ser curada. Se você se esforçar, poderá ajudar seu namorado a superar sua insegurança. Mas ele tem que estar pronto para aceitar sua ajuda e trabalhar para melhorar a si mesmo.

Continue descendo e veja as 15 dicas para mulheres que querem fazer tudo ao seu alcance para dar uma chance a seus namorados inseguros.

Se você realmente ama esse cara, vai precisar trabalhar muito e fazer um esforço extra para fazê-lo superar suas inseguranças. Essas dicas certamente serão úteis!

1. Avalie sua conduta e comportamento no relacionamento

Você deve examinar a maneira como você se comporta com seu namorado inseguro. Você falha em dar a ele tempo e atenção suficiente? Você tem sido infiel ou flerta com outros caras? Certifique-se de que seu comportamento não seja o motivo do aumento de sua insegurança.

Às vezes, o relacionamento pode ser a causa raiz da insegurança do seu namorado. Se ele não mostrar nenhum sinal de insegurança em suas interações com outras pessoas ou em outros aspectos de sua vida, você deve parar e pensar se suas ações estão fazendo com que ele se comporte dessa maneira.

Talvez ele não se sinta digno de você ou não obtenha a validação adequada em seu relacionamento com você. Essas coisas podem estar desencadeando sua insegurança.

2. Estenda seu apoio e compreensão a ele

Se você quer que seu parceiro supere sua insegurança, então você deve se comunicar com ele e eliminar todas as suas dúvidas e preocupações. Cumpra as promessas que fez a ele e até tente corresponder às expectativas dele, se for razoável.

Certa vez, uma leitora nos disse que seu namorado era extremamente controlador e exigia escolher suas roupas todas as manhãs. Ele constantemente mandava mensagens para ela enquanto ela estava no trabalho e pedia para ela se sentar sozinha durante o almoço e falar com ele no celular.

Ele também ficava furioso quando ela ia a festas e quando voltava tarde do trabalho. Quando eles se sentaram e tiveram uma conversa honesta, ela percebeu que os problemas dele decorriam de seu chefe, que era conhecido por ter uma má reputação quando se tratava de suas funcionárias. Quando ela garantiu a ele que nunca daria atenção a nenhum avanço de seu chefe, ele se acalmou.

Ela o fez entender que não estava bem com ele tendo problemas com a maneira como ela se vestia e com o fato de ela ir a festas de escritório. Demorou um pouco para perceber, mas fez um esforço consciente e agora o relacionamento deles está melhor do que nunca.

3. Faça com que ele saiba a importância que ele tem em sua vida

“Meu namorado é inseguro, o que eu faço?”, “Meu namorado é muito inseguro e ciumento e isso está arruinando nosso relacionamento”…

Ouvimos muito essas queixas sobre namorados inseguros!

Envie seu texto!

Quando isso acontecer, faça um esforço para que seu namorado inseguro saiba que você o valoriza muito. Faça-o entender que ele é insubstituível em sua vida. Isso o tranquilizará e ele poderá perceber que sua insegurança é sem motivo.

ESSE POST PODE TE AJUDAR: 10 maneiras apaixonantes de demonstrar o amor à pessoa que você ama!

4. Incentive-o a discutir seu passado com você

Os problemas de insegurança que seu namorado está enfrentando podem ser devido a experiências anteriores. Portanto, incentive-o a falar sobre essas experiências, para chegar à raiz do problema. Recomendamos que se o seu comportamento estiver relacionado com a sua educação, ele deve procurar ajuda profissional.

Os problemas da infância podem acabar profundamente enraizados na pessoa e, para lidar com eles, podem exigir terapia. Especialmente se seu namorado teve uma infância perturbada ou problemas de abandono, você deve considerar isso.

5. Evite dar o troco na mesma moeda

Só porque seu namorado é inseguro, isso não significa que você deva ser como ele. Comportar-se como seu namorado inseguro causará mais problemas em seu relacionamento.

Você vai arruinar seu relacionamento com seu namorado se também começar a abraçar o processo de pensamento dele.

Você pode querer dar a ele um gostinho de seu próprio remédio, no entanto, isso só vai fomentar o ódio entre vocês e vai azedar rapidamente o relacionamento.

6. Jamais minta

Tente ser o mais honesta possível no relacionamento, porque se você mentir para ele, sua confiança será quebrada e suas inseguranças poderão aumentar. Se ele já tem problemas de confiança, trabalhe com ele para ajudá-lo a levar uma vida feliz e amorosa.

7. Faça planos com seus amigos, que incluem ele

Se você sabe que quando sai com seus amigos, especialmente seus amigos homens, seu namorado inseguro fica chateado, faça planos com eles que o inclua. Assim, ele pode conhecê-los e, fazendo isso, ele pode se livrar de suas suspeitas.

Às vezes, o medo do desconhecido é pior do que a realidade. Quando ele observa suas interações platônicas e cria um relacionamento com seus amigos, ele baixa a guarda e confia mais em você.

8. Converse com ele sobre suas preocupações e inseguranças

Quando você compartilha suas inseguranças com seu namorado, ele também terá a coragem de se abrir com você sobre suas preocupações. Esse compartilhamento mútuo de dúvidas e medos fortalecerá e muito seu relacionamento.

9. Dê-lhe tempo para se curar

Você não pode esperar que seu namorado mude da noite para o dia. Portanto, dar a ele tempo e espaço para lidar com suas inseguranças será a melhor jogada de sua parte. Seja paciente e não apresse o processo. No entanto, isso não significa que você deva tolerar um comportamento abusivo da parte dele.

Se você não vê nenhum sinal de melhora, pode ser hora de rever as coisas. Manter um relacionamento com alguém que se recusa a melhorar como ser humano e está determinado em seus próprios pensamentos e maneiras redundantes é ruim para você e sua saúde mental. Você merece o melhor relacionamento!

10. Se for preciso, procure um terapeuta

O aconselhamento tem muitos benefícios, por isso, se você e seu namorado quiserem procurar ajuda, fale com um terapeuta. Um terapeuta será capaz de ajudá-lo a se reconectar e a trabalhar com os problemas de insegurança.

11. Elogie-o sempre que possível

Se você o elogiar, terá a oportunidade de lidar melhor com suas inseguranças. Basta ser o mais suave e real possível ao pontuar suas qualidades, para que isso ajude a aumentar sua autoestima. Talvez haja coisas acontecendo no trabalho ou com sua família que o estejam fazendo duvidar de seu próprio valor e suas palavras gentis podem ajudá-lo a reconstruir sua autoestima!

Esse post com certeza vai ser uma mão na roda: 101 ELOGIOS que farão o dia do seu amor ainda mais feliz

12. Preste atenção no que você tem dito

Tente não dizer nada que machuque desnecessariamente seu namorado. Sim, se vocês estiverem numa discussão acalorada, você tem que apresentar seu ponto de vista, mas dê o seu melhor para manter a calma e não bater nele onde mais dói.

Você não precisa mudar a si mesma, mas apenas estar atenta, para não piorar ainda mais as coisas. Trabalhe com ele gradualmente e tenha confiança nele.

Não tenha medo de pedir a opinião dele sobre coisas importantes na sua vida. Ele sentirá que é importante para você e isso também o ajudará a avaliar no que ele se sente confortável. Você deve se lembrar que você tem a última palavra, pois é a sua vida.

13. Torne-se uma boa ouvinte

Para entendê-lo, você precisa se tornar uma boa ouvinte. Ouvir com atenção realmente ajuda a desenvolver um relacionamento saudável. Quando ele reclama sobre coisas que o deixam inseguro, ele tem que sentir que você está genuinamente lá para ele e ouvindo suas preocupações.

Às vezes, um simples discurso retórico sobre algo aparentemente mundano pode destacar um problema subjacente. Portanto, você deve ouvi-lo quando ele está chateado ou passando por algo para entender melhor e tornar seu relacionamento mais forte.

14. Não brinque sobre suas inseguranças

Seja em público ou em privado, você não deve brincar sobre suas inseguranças. Jamais o critique em público. Você tem que respeitá-lo e evitar magoá-lo a todo custo.

Havia um casal em que o cara havia engordado recentemente devido ao estresse relacionado ao trabalho e se sentia desconfortável com o corpo.

Ele tinha compartilhado isso com sua namorada e num certo dia seus amigos cutucaram sua barriga e riram disso, ela se juntou a eles. Ele se sentiu violado e teve dificuldade em confiar nela novamente.

Não preciso nem dizer que a vida sentimental deles se tornou fragilizada depois daquele dia, né?!…

15. Incentive-o a se socializar

Se você está se perguntando “meu namorado é inseguro, como faço para que ele se abra?”, a resposta é essa!

Estar perto de pessoas positivas permitirá que ele se aprimore e se torne uma pessoa melhor. Portanto, incentive-o a se socializar com pessoas legais.

Para ser sincero, não é muito difícil lidar com um namorado inseguro. Você só precisa ser sábia, gentil e paciente para garantir que a insegurança não conduza ao fim do relacionamento. Boa sorte!

VEJA TAMBÉM:

9 coisas que você precisa saber se namora alguém com ANSIEDADE

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: