Intimidade no Relacionamento: O Que Isso Significa? (será que você está fazendo certo?) | Me Apaixonei

Intimidade no Relacionamento: O Que Isso Significa? (será que você está fazendo certo?)

236
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Vamos definir juntos a linguagem do amor o que é intimidade no relacionamento?

Acho que a maioria de nós tem definições diferentes do que significa “intimidade no relacionamento”. (Até o dicionário tem cinco definições diferentes de intimidade!)

Eu acredito que a maioria de nós demonstre e receba amor, e um grande contribuinte é como nos foi mostrado o amor em nossa infância e experiências passadas.

Opiniões divergentes sobre a intimidade nos relacionamentos pode causar problemas quando uma pessoa espera demonstrar/receber amor de uma maneira, enquanto a outra pode ser completamente oposta.

Não é de admirar que os casais experimentem uma desconexão de tempos em tempos, quando o nível de compreensão de como se comunicar e efetivamente expressar amor um ao outro parece fora de alcance.

De certa forma, vocês estão falando idiomas diferentes e, no processo, suas necessidades, assim como as do seu parceiro, não estão sendo atendidas.

Às vezes, não reconhecemos que nosso parceiro pode não ter as ferramentas para expressar o amor da maneira que precisamos e muitas vezes descartamos suas tentativas autênticas.

Nós nos frustramos emocionalmente porque nos sentimos rejeitados ou invisíveis, porque muitas vezes assumimos que nossos parceiros não se importam com nossas necessidades.

Isso, obviamente, leva à falta de intimidade em nosso relacionamento, o que é claramente um sintoma de incompreensão das linguagens do amor um do outro.

Antes de mergulharmos no processo, acho importante definir o que é intimidade em sua opinião e explorar as expectativas sobre o amor.

  • Como você demonstra amor ao seu parceiro?
  • Como seu parceiro atualmente demonstra seu amor?
  • De que maneira você se sentiria mais amado(a) e apoiado(a)?
  • O que é intimidade no relacionamento e você precisa disso?
  • Como você demonstrou amor para sua família quando criança?
  • Como você comunica o que precisa ao seu parceiro?

Depois de discutirmos abertamente o tópico da intimidade, enquanto definimos palavras simples que usamos regularmente, a maioria dos casais começam a perceber que suas definições são completamente diferentes e não é que o parceiro não se preocupe com elas… a verdade é que elas perdem as oportunidades de se conectar um com o outro devido a mal-entendidos.

Muitas vezes eu ouço: “a intimidade é sexo e preciso dele para me sentir conectado(a) emocionalmente com meu parceiro”, ou “a intimidade é um reconhecimento, preciso ter isso para me sentir conectado(a) fisicamente e emocionalmente com meu parceiro.” Às vezes eu também escuto: “a intimidade para mim é apenas estar perto um do outro no sofá e assistir a um filme.”

Seja qual for a sua definição de intimidade ou como você demonstra/espera o amor, lembre-se de que ela pode ser diferente da do seu parceiro.

Não existe uma resposta “certa ou errada”, pois suas necessidades são reais e uma parte importante de fortalecer sua conexão dentro de seu relacionamento.

No entanto, debater abertamente este tópico pode poupar-lhe angústias a longo prazo e pode realmente ajudar você e o seu parceiro a criar uma compreensão útil sobre como satisfazer as necessidades de cada um de forma eficaz.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seu amor e deixe seu comentário abaixo! 🙂

Veja também:

Como restaurar a intimidade e a conexão em um relacionamento desgastado

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: