Como Evitar um Término e Salvar seu Relacionamento

Foto em preto e branco de casal se acariciando

Quer saber como evitar um término e reacender a chama do amor que vocês tinham um pelo outro, como no começo do relacionamento? Continue lendo, estas dicas são tudo o que você precisa.

O término de um relacionamento é possivelmente uma das experiências mais devastadoras, dolorosas e agonizantes que alguém pode enfrentar. Superar uma separação pode ser uma tarefa monumental que parece impossível, e uma vez alcançada, pode proporcionar a sensação de “eu posso literalmente fazer qualquer coisa”.

Às vezes, não há muito a ser feito para salvar seu relacionamento e é melhor seguir em frente, por mais difícil que isso seja. Em outras ocasiões, um relacionamento pode ser ressuscitado quando está à beira do fim.

Os términos geralmente não acontecem de um dia para o outro. Há uma acumulação que ocorre gradualmente ao longo do tempo. Você pode sentir isso de forma visceral quando seu parceiro está perdendo o interesse e se afastando; é uma sensação que paira no ar e se torna quase palpável. O erro comum que muitas pessoas cometem é se agarrar ainda mais ao relacionamento numa tentativa desesperada de colocar as coisas de volta nos trilhos. Isso geralmente não dá certo, e as coisas continuam a se desintegrar.

Felizmente, existem certos passos que você pode colocar em prática para evitar um término e colocar seu relacionamento de volta nos trilhos.

5 passos de como evitar um término do relacionamento

1. Faça uma autoavaliação.

Como está sua autoconfiança? Você se sente bem consigo mesmo? Se não, por quê? A maioria dos problemas de relacionamento pode ser resolvida quando uma pessoa conserta a relação consigo mesma. Se você não está se sentindo bem consigo mesmo, tente identificar a fonte de sua infelicidade e trabalhe para corrigi-la.

É importante ter em mente que um relacionamento não pode fazer você feliz. A felicidade não é devida a você em um relacionamento, e não é algo que você pode obter de um relacionamento. A felicidade é um estado interno, algo que você cria para si mesmo e depois traz para o relacionamento.

E quero acrescentar – não estou dizendo que isso é todo seu encargo e que seu parceiro não precisa fazer nada. Estou falando com você porque você é a única pessoa que tem controle total sobre si mesma! Esperançosamente, seu parceiro também estará trabalhando em si mesmo para se apresentar melhor no relacionamento. Ambas as pessoas precisam querer isso, e uma pessoa nunca deve ter que fazer todo o trabalho pesado em um relacionamento. [veja também: 15 Dicas de Comunicação no Relacionamento que Fortalecem Laços]

2. Reconstrua outras áreas de sua vida.

Um relacionamento não pode ser a única coisa acontecendo em sua vida. Essa é, na verdade, uma das maneiras mais comuns de arruinar um relacionamento e matar a atração e o interesse.

É sempre importante garantir que sua vida seja bem equilibrada e que você tenha muitas coisas acontecendo além do relacionamento. Passe tempo com amigos e família, reserve tempo para hobbies que você gosta, faça um curso ou aproveite um tempo só para você. Encontre outras maneiras de se sentir feliz e realizado que não tenham nada a ver com o relacionamento.

Pode ser útil escrever todas as áreas principais de sua vida e depois ver em que porcentagem do tempo você está dedicando a cada uma. Se notar grandes discrepâncias, tente equilibrar um pouco as coisas. [veja também: Como Manter a Individualidade em um Relacionamento]

3. Façam uma viagem divertida juntos.

Relacionamentos podem ficar estressantes, especialmente quando você enfrenta um período difícil. Quanto mais estressadas as duas pessoas no relacionamento se sentem, mais tensão haverá.

Às vezes, ajuda quebrar o ciclo e sair para se divertir e aproveitar a companhia um do outro. Se seu relacionamento está em declínio, sugira uma viagem ou até mesmo uma escapada divertida de fim de semana para ver se vocês podem reacender a chama. [veja: 47 Coisas para Fazer em Casal, Sair da Rotina e Criar Intimidade]

4. Dê espaço.

Se sentir que seu parceiro está se afastando, muitas vezes a melhor coisa a fazer é dar espaço para que ele possa resolver as coisas por conta própria.

Isso é o oposto do que a maioria das pessoas faz nessa situação. A reação mais comum é apertar o botão do pânico e se apegar ainda mais ao parceiro em uma tentativa equivocada de tê-lo de volta… o que só faz com que ele se afaste ainda mais. Se você puder dar a ele espaço para se resolver, ele vai apreciar você ainda mais.

5. Seja a pessoa por quem ele se apaixonou.

Tente lembrar como você era no início e o que foi que fisgou seu parceiro. Pense em como você pode ter mudado desde então e como pode voltar a ser aquela pessoa. Também pode ajudar lembrar seu parceiro dos primeiros dias. Talvez olhar fotos antigas ou ouvir músicas que lembrem tempos melhores. A nostalgia pode ser uma ferramenta poderosa, sempre cria um sentimento de anseio dentro de nós para tentar reavivar isso.

[veja também: 16 Regras de Relacionamento que Estão Destruindo sua Relação]

Ao final do dia, é importante perceber que nem todo relacionamento pode ser salvo. Às vezes, simplesmente não é compatível, e está tudo bem. Duas pessoas podem se amar muito e ainda assim não serem compatíveis. O amor nem sempre é destinado a durar; às vezes, as pessoas entram em nossas vidas como parte da jornada, não do destino.

Compartilhe:
Rolar para cima