Como organizar o chá de cozinha perfeito? 22 dicas pra se inspirar e arrasar!

O chá de cozinha é muito importante para ajudar a complementar nos utensílios do lar dos noivos e também é uma ótima oportunidade para reunir e se divertir com as amigas e a família!

Antes de chegar o grande dia do casamento, a principal atração mais divertida é o chá de cozinha da noiva. Além de ganhar muito presente que será útil na casa nova, o evento também é uma ótima oportunidade para curtir o clima do casamento e dar umas boas risadas.

Normalmente o chá de cozinha é feito cerca de 1 mês antes da data do casamento, mas a organização precisa ser feita bem antes disso.

Existem alguns detalhes a serem decididos — como por exemplo, as comidinhas, as brincadeiras, as músicas, o local etc. — e para você não ficar doida com essa quantidade imensa de coisas para organizar, o segredo é ter planejamento.

Por isso, hoje a equipe do Blog Me Apaixonei trouxe 22 dicas para te ajudar na organização do seu chá de cozinha. Vamos lá!

Planejamento

1. Comece a planejar três meses antes. Assim, você conseguirá fazer tudo sem dor de cabeça. Não esqueça que ao mesmo tempo você também estará acertando os detalhes finais do casamento, então é importante ter tempo suficiente para as duas coisas. Clique aqui e veja um Checklist de casamento para você se organizar com mais facilidade!

2. Peça ajuda das amigas. Não tenha vergonha de pedir ajuda não! Nessas horas qualquer mãozinha é bem vinda. Convoque as madrinhas e as amigas mais próximas para ajudar na organização. Dividir as tarefas vai tornar tudo mais fácil. 😉

Local e decoração

3. O local da festa é a primeira decisão a se tomar. Essa escolha é importante porque está ligada a outras definições, como o número de convidadas e a decoração.

As opções mais frequentes são a casa dos pais da noiva, a igreja ou salão de festas do prédio. O importante é que o espaço seja grande e reservado para que todos se sintam à vontade para realizar as brincadeiras.

WhatsApp Me Apaixonei

Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!

WhatsApp Acesse Agora

4. Capriche na decoração. O espaço do evento tem que ser aconchegante e contagiante para as convidadas.

Sugerimos o uso de cores fortes para um visual mais divertido e tons pastel para quem procura um clima mais íntimo. Fotos da noiva junto com as amigas também são uma boa pedida. 😌

5. Ofereça itens divertidos para interação. Plaquinhas divertidas para tirar foto, fantasias e acessórios engraçados dão um tom mais descontraído e são uma tração à parte do evento.

6. Escolha um tema.Uma opção para ajudar na decoração é escolher um tema para a festa, como um país específico (Itália, Havaí) ou um local, como a praia, que é um ótimo pretexto para fazer um luau.

Convidados

7. Convide apenas as pessoas mais próximas. Você não precisa convidar todas as mulheres que convidou para seu casamento.

No chá de cozinha, o ideal é chamar apenas as madrinhas, familiares e pessoas mais próximas.

8. Envie os convites com antecedência. É importante não deixar a distribuição dos convites para muito em cima da hora para que as convidadas tenham tempo de se planejar e comprar os presentes.

Os convites podem ser enviados por e-mail ou entregues pessoalmente. No próprio convite já deve vir escrito o item que a convidada deve comprar.

Presentes

9. Faça a lista em mais de uma loja de sua preferência. É importante que as convidadas tenham mais de uma opção de local para comprar os presentes.

10. Dê a devida atenção à escolha dos presentes. Dedique um bom tempo para fazer a lista e veja o que você realmente precisa ou vai precisar para a casa nova.

A dica para os casais que já moram juntos (e eventualmente já têm todos os itens de cozinha) é que a noiva faça um chá de lingerie. Afinal, lingeries novas nunca são demais, ainda mais no início da vida de casado.

Comidas

11. Defina o cardápio. As opções são variadas e dependem muito do estilo da noiva. Churrascos e rodízios de pizza são bastante comuns, assim como mesas de buffet com comidinhas variadas, como salgadinhos e sanduíches.

Dê preferência para quitutes de docinhos que possam ser comidos sem talheres e em pé.

12. Peça para as convidadas levarem alguma coisa. Se o orçamento estiver apertado, ofereça as bebidas da festa e peça para que as convidadas levem um prato de doce ou salgado.

Não há problema algum em pedir para cada convidada levar um prato de comida ou uma bebida. Neste momento, todos entendem que todos os seus esforços estão voltados para o casamento.

Brincadeiras

13. Deixe a “frescura” de lado! Não tem coisa mais chata que noiva mal humorada no chá de cozinha. Por isso, abra a cabeça e divirta-se, afinal, você vai estar rodeada só de gente querida.

14. Converse com as madrinhas sobre as brincadeiras. Ainda assim, se tiver alguma coisa que você não topa fazer de jeito nenhum, vale uma conversa franca com as madrinhas.

Você não pode ficar sabendo quais serão as brincadeiras, mas pode (e deve) dar um toque nelas sobre as coisas que te incomodam para evitar aquele “climão” no dia.

Veja algumas ideias de brincadeiras para o chá:

  • Adivinhe a resposta do noivo: Esta brincadeira demanda uma programação prévia, mas é muito divertida. As amigas devem fazer uma lista de perguntas para o noivo e gravar as respostas. No chá de cozinha, a noiva terá que adivinhar quais foram as respostas e se errar, paga um mico.
  • Eu nunca. O bom e velho “eu nunca” não sai de moda e rende boas risadas. Alguém da roda fala uma coisa que nunca fez e as pessoas seguintes têm que ir dizendo se já fizeram aquilo ou não. Se já tiverem feito, têm que beber uma dose de bebida.
  • O que tem na bolsa? As madrinhas preparam uma lista com coisas comuns à bolsa de qualquer mulher e as convidadas devem pegar suas bolsas e procurar os itens citados. Quem tiver mais itens, ganha um prêmio.
  • A noiva é prendada? A noiva deve passar por uma lista de tarefas domésticas cronometradas e fazê-las dentro do tempo certo e bem (a plateia vai julgar). Entre as tarefas, podem estar: dobrar um lençol com elástico em 30 segundos, acertar sete tipos de tempero com os olhos vendados e responder perguntas como “o que fazer quando você coloca muito sal no feijão?” ou “o que fazer se derrubar vinho tinto no sofá?”.
  • Palavras proibidas ou trocadas. Logo no começo da festa, as madrinhas devem listar palavras que a noiva não pode dizer durante um terminado período. Para ficar mais engraçado, deve-se escolher palavras comuns como “não”, “tudo”, “você”, “meu” e “mim”. Também vale pedir para ela trocar o nome do noivo por alguma palavra engraçada. Cada vez que ela falar a palavra proibida, ela paga um mico.

 

15. Peça às madrinhas para criarem uma lista de micos. Para facilitar na hora da festa, as madrinhas podem trazer uma lista já feita de possíveis micos a serem pagos na festa pela noiva e pelas convidadas. Isso ajuda bastante a não dar branco na hora de escolher o mico e dá mais chance de ideias mais criativas.

Lembrancinhas

16. Produtos para casa. Seguindo a temática do evento, é bastante comum que as lembrancinhas também sejam algo para as convidadas usarem em casa. Um item de decoração ou colheres de pau customizadas são sugestões criativas.

17. Docinhos. Lembrancinhas de comer são sucesso garantido. Brigadeiros de copinho e trufas são boas pedidas, mas quem quiser inovar pode organizar um esquema self-service. Disponibilize potes de vidro estilizados e deixe as convidas se servirem de docinhos para levar para casa. Para decorar os potes, vale usar fitinhas, adesivos e tags de agradecimento.

Chá bar

18. Por que não incluir os homens? Para quem não quer ficar no clube da Luluzinha, vale fazer um evento para homens e mulheres. Um bom churrasco à tarde é uma ótima ideia para agradar todo mundo.

19. Fuja do cor de rosa! Lembre que a festa é do casal, então a decoração não deve ser exclusivamente feminina. Elementos rústicos e de madeira são neutros e de bom gosto.

20. Escolha lembrancinhas unissex. Da mesma forma, as lembrancinhas têm que ser úteis tanto para homens quanto para mulheres. Algumas boas sugestões são: coleção de copos de shots e coqueteleira, destaca Tatiana.

21. Coloque itens de bar na lista de presentes. Além dos tradicionais utensílios de cozinha, a lista de presentes também deve conter itens para o bar da casa dos noivos, como copos e taças.

22. Façam gincanas. Competições de homens x mulheres sempre rendem muita diversão e gargalhada. Uma opção superdivertida é jogar mímica em dois times.

Gostou? Espero que seu casamento seja um sucesso! Compartilhe esse post com seus amigos e deixe seu comentário abaixo 🙂

Veja também:

Decoração de casamento: Tendências e inspirações para 2018

Fonte: DicasDeMulher.com.br

Compartilhe:
Rolar para cima