Como amar alguém que tem DEPRESSÃO | Me Apaixonei

Como amar alguém que tem DEPRESSÃO

110
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

https://www.instagram.com/biancadjardins/

A frase “se ame antes que alguém possa fazer isso por você” não se aplica a pessoas que sofrem de depressão. Porque elas ainda estão aprendendo dia após dia como aceitar e amar a si mesmas. Mas, às vezes, é preciso uma mãozinha de outra pessoa para que isso aconteça.

O que as pessoas deixam de abordar é o conceito de que ser verdadeiramente amado por outra pessoa é algo que ajuda a diminuir os efeitos da depressão.

Ela pode até não desaparecer, mas o amor libera Oxitocina que é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros. Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse que ajuda aumentar os efeitos nocivos da depressão) diminuem no organismo.

Então, como amar um parceiro que tenha depressão e também motivá-lo a se amar? Como superar uma batalha na qual você nunca enfrentou?

1. Pela aceitação.

Entenda que a depressão pode ser algo que você jamais entenderá. As batalhas internas dentro de si só podem realmente ser entendidas como essenciais se você já passou por isso. Portanto, você terá que aceitar isso mesmo sem entender completamente.

E sim, você verá o impacto POSITIVO que isso terá na vida da pessoa que você ama e também em seu relacionamento. Esse é um tipo de trabalho que leva tempo, mas você não precisa entender isso para amar o seu parceiro, não é mesmo?!

2. Ame até mesmo o lado que ele(a) mais odeia.

Há uma razão para ele(a) esconder isso de você. Muitas pessoas não entendem, mas a depressão acaba mascarando até mesmo as melhores qualidades de uma pessoa e acaba transformando isso em “defeito”. Mas você deve amá-lo(a) mesmo assim.

Seja o tipo de parceiro que é positivo, otimista e ilumina todos os cômodos em que entra. É assim que você vai conseguir trazer luz à vida do seu amor. Vai ser difícil no começo. Mas os resultados a longo prazo são totalmente importantes para seu relacionamento e para a saúde do seu amor.

VEJA TAMBÉM: Depressão não é preguiça nem desculpa, depressão é luta.

3. Entenda que ele(a) dirá coisas que não gostaria de dizer quando estiver passando por um surto.

Não leve para o lado pessoal. Com certeza o que ele(a) falou para você não foi para te atingir mas sim para aliviar uma carga que estava carregando por causa de um surto de depressão. Esteja sempre ao lado dele(a) e seja seu porto seguro e, se precisar e for a melhor opção, o seu silêncio será muito bem vindo nessas horas.

4. Fique sabendo que ele(a) vai tentar te afastar. Mas esteja lá sempre que ele(a) precisar.

Nos dias ruins, os pensamentos o(a) irão consumir por inteiro e dirão que ele(a) não é uma pessoa capaz de ser amada. Mas o seu papel é provar que sim, ele(a) é uma pessoa amada. Ame-o(a) de qualquer maneira. Mesmo quando ele(a) não acreditar no seu amor.

Ele(a) vai se convencer de que é um fardo na sua vida. Mais uma vez, ame-o(a) de qualquer maneira. Ele(a) vai pensar que é melhor que você fique sozinho(a) do que tenha em sua vida uma pessoa como ele(a). Escolha o amor apesar de suas “dúvidas”. Ele(a) vai pedir para você ir embora mais de uma vez. Escolha ficar.

5. As nuvens escuras uma hora irão embora.

Haverá dias em que ele(a) não vai querer fazer nada além de ficar na cama o dia todo. Haverá dias em que você se sentirá impotente, sem poder fazer nada. Haverá dias em que você se culpará como parceiro por não conseguir tornar a vida dele(a) mais feliz.

Envie seu texto!

Não pense assim. Isso não é culpa sua e nem dele(a).

Haverá dias em que ele(a) cairá em lágrimas e nem conseguirá articular as palavras. Nesses momentos, apenas segure sua mão. Seja a força que ele(a) mais precisa.

A melhor coisa que você pode fazer é ficar ao lado dele(a) nos dias ruins, porque, como todas as coisas, esses sentimentos da depressão também irão passar. É uma tempestade que vai acabar. Acredite.

VEJA TAMBÉM: 5 coisas que pessoas que VENCERAM a depressão fizeram de diferente

6. Você aprenderá a ser grato(a) pelos dias bons.

Mais do que tudo, amar alguém com depressão te ensina a apreciar coisas que você nunca notou antes. Você apreciará os detalhes na forma que eles são e isso fará com que sua vida valha mais a pena. Porque confie em mim quando digo isso, os dias bons superam os maus.

7. Sem dúvidas será uma montanha-russa emocional.

Isso irá te testar de uma maneira que você nunca foi desafiado(a) antes. Mas não haverá viagem melhor em sua vida.

Porque pessoas com depressão têm sim seus momentos de negatividade. Elas te levam a lugares escuros que você jamais trilhou. Mas, fique sabendo também que pessoas com depressão têm a capacidade de amar profundamente.

Elas têm compaixão de sobra pelas outras pessoas e hoje em dia isso é algo raro. Elas enxergam além do que está na superfície e sua capacidade de entender e se relacionar com as pessoas será a razão pela qual você se apaixonou por ele(a).

8. Mas tenha certeza de que esse será o melhor passeio de sua vida.

As pessoas que convivem com depressão têm a capacidade de enxergar o amor de uma forma totalmente profunda, coisa que nem toda pessoa consegue fazer.

E se você teve a sorte de encontrá-lo(a), o amor que ele(a) sente por você te preencherá de uma maneira tão intensa que os dias ruins nem irão importar.

O amor dele(a) fará de você uma versão melhor de si mesmo(a). E será através do amor que vocês dois irão superar cada obstáculo juntos.

VEJA TAMBÉM:

Abracos protegem contra stress, depressão e outras infecções diz estudo

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: