A diferença entre um Narcisista e um Sociopata (e como saber se você está namorando um) | Me Apaixonei

A diferença entre um Narcisista e um Sociopata (e como saber se você está namorando um)

225
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Muitos de nós já se depararam com pelo menos uma pessoa manipuladora e egoísta.

Talvez você tenha saído com alguém ou conheça alguém que esteja atualmente com um – de qualquer forma, você provavelmente se referiu a ele como um sociopata ou narcisista, dois termos que são comumente usados ​​como sinônimos.

Embora ambos os transtornos de personalidade compartilhem algumas características, é realmente errado usá-los da mesma maneira.

Para nos ajudar a diferenciar um do outro, falamos com o psicoterapeuta Avery Neal, especialista em terapia feminina.

De acordo com Avery, a maior diferença entre os dois é que quando um sociopata se sente prejudicado ou com raiva, eles fazem de tudo para prejudicá-lo(a) – mesmo que isso signifique ferir a si mesmos no processo. “Considerando que, um narcisista, as coisas são realmente mais sobre eles”, afirma Avery. “Eles realmente são mais focados em si mesmos e como as coisas vão servir a eles”. Um narcisista normalmente só vai a esse extremo se algo for do seu interesse.

Embora difícil, é possível ter um relacionamento com um narcisista com sintomas menos graves, porque eles podem ser capazes de sentir culpa e até mesmo amar. Um sociopata, no entanto, não tem remorso em nenhum caso e se sente justificado em suas ações.

Curiosamente, “enquanto os sociopatas se qualificam como narcisistas, nem todos os narcisistas são sociopatas”, segundo Avery.

Características de um narcisista

  1. Tem um ego inflado ou senso de importância pessoal.
  2. Falta empatia pelos outros.
  3. Está em constante necessidade de admiração.
  4. Acredita que ele é superior aos outros e, portanto, espera tratamento especial.
  5. Explora outros para ganho pessoal.
  6. É facilmente ciumento dos outros ou acha que os outros têm ciúmes dele ou dela.

Características de um sociopata

  1. Demonstra comportamento ilegal.
  2. É impulsivo.
  3. Mente repetidamente.
  4. Tem um histórico de brigas ou agressões.
  5. Desconsidera a segurança pessoal ou a segurança de outras pessoas.
  6. Sente-se justificado ao ferir ou maltratar os outros.
  7. Não consegue manter um bom comportamento no trabalho ou na escola.
  8. É incapaz de manter um relacionamento a longo prazo.

Narcisistas e sociopatas compartilham características como ser controlador(a), egoísta, não confiável, desonesto(a) e autoritário(a).

Mas eles também podem ser difíceis de detectar no início de um relacionamento, porque são muitas vezes carismáticos(as), charmosos(as) e inteligentes.

ma das principais razões pelas quais as pessoas não reconhecem sua situação abusiva até muito mais tarde é por essa mesma razão.

De acordo com  Avery, os parceiros abusivos geralmente apresentam seu melhor comportamento no começo e gradualmente exibem sinais de abuso à medida que o parceiro se torna mais íntimo.

Os sociopatas em particular podem ser mais fáceis de se apaixonar porque são mais propensos a focar sua atenção em você do que em si mesmos, ao contrário dos narcisistas. Mas lembre-se de que é apenas um meio para alcançar seu objetivo final.

Um sociopata é calculista e manipulador, enquanto um narcisista freqüentemente usa intimidação e exploração para conseguir o que quer.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo! 

 

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: