A coisa mais importante em um relacionamento (concentre-se nisto, encontre um parceiro que o tenha, e o resto se resolverá)

Unsplash.com

Se você perguntar às pessoas qual é a coisa mais importante em um relacionamento, você terá uma infinidade de respostas – sendo as grandes confiança, comunicação, respeito etc. – mas todas as respostas realmente se ligam a um fator singular: Estabilidade emocional e auto suficiência emocional.

Sem isso, efetivamente não há relacionamento.

Com isso, tudo o mais seguirá naturalmente.

Já escrevi sobre isso antes – na verdade, “estabilidade emocional” é o número um em minha lista, e uma das três únicas coisas que eu absolutamente preciso em um parceiro. Estabilidade emocional é a coisa mais sexy que você pode ter.

VEJA TAMBÉM: AS 3 CHAVES PARA SE TORNAR UMA PESSOA IRRESISTÍVEL

E eu não estou sozinho em dizer isso – muitas pessoas concordam que esta é a coisa mais importante.

Mark Manson chama isso de “pessoas que gerenciam bem suas inseguranças” ou “a capacidade de enxergar as próprias falhas e ser responsável ​​por elas”.

Karen Salmansohn chamou isso de “bons valores de caráter” – ou seja, “não é um psicopata” (e, em seguida, inclui uma lista de características “psicopatas” – obrigado, Karen.)

Leo Babauta de Zen Habits usa o termo “emocionalmente auto suficiente”, dizendo:

“Procuramos a felicidade nos outros, mas essa é uma fonte não confiável de felicidade… E aqui está a questão: não é tarefa deles preencher as nossas necessidades emocionais”.

Zaid Dahhaj descreve a autossuficiência emocional como “seu relacionamento consigo mesmo”, que é a mesma coisa. Ele continua dizendo:

“Se você não se amar completamente e garantir ativamente que suas próprias necessidades sejam atendidas, será difícil fazer o mesmo pelos outros.”

VEJA TAMBÉM: ISSO É O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ SE APAIXONA PELO AMOR DE SUA VIDA

E quando falamos sobre “garantir ativamente que suas próprias necessidades sejam atendidas”, não queremos dizer “pedir ativamente aos outros que as encontrem”. Queremos dizer “trabalhar ativamente para conhecê-las você mesmo”.

Relacionamentos saudáveis ​​não começam do ponto de vista de “escassez” ou “falta de algo”. Ao contrário dos clichês populares, eles não tratam de encontrar nossa “outra metade” ou alguém para “nos completar”. Relacionamentos saudáveis ​​são construídos apenas com pessoas que já estão completas.

E até mesmo os outros grandalhões – comunicação, confiança, respeito, etc. – virão depois, fluida e organicamente, se a estabilidade emocional for bem nutrida e colocada em prática por cada indivíduo (em relação a eles próprios, não aos outros). Você irá promover bons valores – e encontrar parceiros que os espelhem – se você tiver auto suficiência emocional e auto respeito sólido.

VEJA TAMBÉM: FIQUE SOLTEIRO(A) ATÉ ENCONTRAR ALGUÉM QUE FAÇA ESSAS 8 COISAS POR VOCÊ

Como construir:

Existem muitos recursos melhores do que esta lista. Mas para te dar uma ideia:

  • Sente-se sozinho (sem celular na mão ou distração, por alguns minutos). Olhe para dentro de si mesmo. Observe seus pensamentos quando eles surgirem. Conheça a sua mente.
  • Aprenda a corrigir seus próprios problemas. Se você está entediado, conserte. Se você está sozinho ou ferido, consolide-se. Se estiver com ciúmes, não espere que alguém o tranquilize… tranquilize-se.
  • Tomar responsabilidade. Nós só nos controlamos – não controlamos outras pessoas ou o meio ambiente. Descubra o que está dentro do seu controle real e concentre-se nisso.

VEJA TAMBÉM:

NÃO se case antes de fazer essas 7 PERGUNTAS ao seu parceiro!

Compartilhe:
Rolar para cima