7 Hábitos Tóxicos De Parceiros Emocionalmente Abusivos | Me Apaixonei

7 Hábitos Tóxicos De Parceiros Emocionalmente Abusivos

36
0
Compartilhe:

Foto: Unsplash

O abuso emocional pode ser difícil de se reconhecer muitas vezes.

As cicatrizes deixadas pelo abuso emocional podem não ser visíveis aos olhos, mas isso não significa que elas sejam menos dolorosas e fáceis de suportar.

Embora o abuso físico seja fácil de reconhecer, o abuso emocional pode ser menos óbvio. É crucial saber o que procurar, se você é a vítima ou um membro da família ou amigo de alguém que está passando por isso.

Pedimos a especialistas em relacionamento que revelassem alguns dos hábitos tóxicos de parceiros emocionalmente abusivos para te ajudar a identificar essas dinâmicas prejudiciais em seu próprio relacionamento.

1. Eles se recusam a assumir responsabilidade por suas ações e encontram maneiras de te culpar por qualquer coisa que dê errado.

“É extremamente raro que um parceiro emocionalmente abusivo assuma a responsabilidade por seu comportamento. Sua tática é projetar responsabilidade ou falha em seu parceiro.

Eles enganosamente distorcerão a realidade, distorcerão a verdade ou mentirão completamente para fazer com que o parceiro seja o culpado.

O assunto torna-se irrelevante, pois o parceiro emocionalmente abusivo deixa de lado a responsabilidade a todo custo.”

– Carol A. Lambert, psicoterapeuta e autora de Women With Controlling Partners

2. A princípio, eles podem tentar parecer amorosos e atentos, mas não dura muito tempo.

“O agressor sabe usar seu charme com presentes e carinho para conquistar inicialmente a vítima. O que pode ser inicialmente interpretado como ‘ciúme’ muito rapidamente torna-se uma tentativa abusiva de controlar, criar insegurança e desvalorizar a autoestima e a autoconfiança. ”

– Ferentz

3. Eles minam suas forças e minimizam suas realizações.

“Por exemplo, digamos que você ganhou um prêmio pela melhor apresentação em um concurso de redação, mas, em vez de parabenizá-lo, ele diz:”Ah, grande coisa. Havia apenas outros 10 concorrentes.”

Os agressores emocionais também tendem a invalidar seus sentimentos com comentários como “Por que você está fazendo tanto sucesso com isso?” Ou “ Oh, pobrezinho(a), você teve seus sentimentos feridos.”

Eles acusam que você é ‘sensível demais’, ‘emocional demais’ ou ‘louco(a)’. Eles também se recusam a reconhecer ou aceitar suas opiniões ou idéias como válidas e, em vez disso, zombam de você ou te humilham com comentários do tipo: ‘Você não sabe o que está falando.”

– Engel

4. Eles te atacam quando você discorda deles.

“Parceiros emocionalmente abusivos não podem tolerar discordância do parceiro. Eles ouvem a ideia oposta de seu parceiro como um ataque pessoal. Sentindo-se vitimado, eles reagem com raiva e intimidação.”

– Lambert

5. Eles usam desculpas por seu comportamento destrutivo.

“Eles contextualizam seu comportamento abusivo, o que serve para desculpá-los dizendo que estava estressado(a), cansado(a), sobrecarregado(a), etc. Isso dá ao seu cérebro permissão para repetir o comportamento da próxima vez que o contexto ocorrer – isso é sempre que o abusador quiser adrenalina para energia temporária e confiança. ”

– Steven Stosny, psicólogo e autor de Empowered Love

6. Eles te isolam de sua família e amigos para que você se torne completamente dependente deles.

“Um parceiro emocionalmente abusivo tentará sistematicamente e intencionalmente separar a vítima de sua rede externa de apoio: amigos, família, colegas de trabalho. Isso é feito para tornar a vítima dependente apenas do abusador e para diminuir a probabilidade de que outros testemunhem o abuso. Quanto mais a vítima é isolada, mais difícil é que ela esteja conectada aos recursos de que precisa para escapar do relacionamento. ”

– Ferentz

7. Eles colocam expectativas irrealistas em você e no relacionamento.

“Eles fazem exigências irracionais aos seus parceiros, insistindo que passem todo o tempo com eles, esperando que coloquem tudo de lado para atender às suas necessidades. Eles estão sempre insatisfeitos, não importa o quanto você tente ou quanto você investe, e eles te criticam por não completar as tarefas de acordo com seus padrões.”

– Engel

Baixa autoestima está quase sempre ligada a Relacionamentos Abusivos!

Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: