1 em cada 10 brasileiros tem ansiedade (veja se você está nessa lista) | Me Apaixonei

1 em cada 10 brasileiros tem ansiedade (veja se você está nessa lista)

73
0
Compartilhe:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros possuem o triste título de “campeões mundiais de ansiedade”. 9,3% da população brasileira manifesta sintomas desse tipo. E as mulheres são as que mais sofrem com a doença.

A equipe do blog MeApaixonei.com.br vai te mostrar quais são os sintomas da ansiedade e te dará dicas de como você pode procurar ajuda. Vai descendo e confira!

Liderança mundial

Proporcionalmente, a taxa de 9,3% de pessoas com transtorno de ansiedade no Brasil é a maior do mundo, segundo relatório mais recente da OMS.

Em todo o mundo são mais de 320 milhões de pessoas sofrendo deste problema, o equivalente a toda a população dos EUA. As mulheres sofrem mais de ansiedade do que os homens, por motivos que vão desde questões biológicas a sociais.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Foto: https://pixabay.com/pt/retrato-sinistra-menina-azul-1634421/

Popularmente a ansiedade está relacionada a episódios de angústia, dificuldade de enfrentar o perigo, aflição constante, perturbação generalizada, entre outros. Ter ansiedade por assistir a um filme perturbador na TV ou por ter presenciado um crime ou um acidente de trânsito não é, por si, um sintoma de ansiedade.

Já os transtornos de ansiedade, fisiologicamente falando, são caracterizados por sintomas que prejudicam a vida cotidiana das pessoas, tais como: medo extremo de alguma coisa ou acontecimento, mania de acreditar que algo muito trágico irá acontecer, preocupações fora do comum em relação a parentes, questão financeira e saúde, temor de sofrer alguma situação vexatória na frente das pessoas desconhecidas e descontrole sobre os pensamentos.

ESSE TAMBÉM PODERÁ TE AJUDAR:

Quando a ansiedade estiver te sufocando e você estiver sem forças, por favor, leia isto

Essas situações podem se manifestar em adultos por traumas ligados a fatos da infância.

É possível ser ansioso só de vez em quando?

Sim e não. Primeiro é preciso entender que a ansiedade é natural do ser humano; ela conecta nosso corpo a sinais tais como o de alerta e possui três níveis: a branda, a moderada e a grave.

Ao menos três em cada dez pessoas adultas terão episódios de ansiedade, segundo a Sociedade Americana de Psicologia.

Por outro lado, se a ansiedade for contínua e a pessoa apresentar episódios de dificuldade de respiração, insônia, medo constante, tremores e irritabilidade a todo o tempo, pode sofrer de transtorno de ansiedade, esta, sim, caracterizada como doença e que, como tal, precisa ser tratada com medicamentos e acompanhamento profissional.

Existe algum lado bom de se ter ansiedade?

Não necessariamente é bom, porém, o nível brando de ansiedade é bastante útil para a vida. Ele pode impulsionar a criatividade de uma pessoa, aumentar sua vigilância em relação ao seu redor e também elevar o nível de aprendizado.

Outro efeito da ansiedade branda é o controle de situações estressantes, sobretudo as relacionadas a disputas como competições esportivas.

Como ajudar alguém que sofre de ansiedade?

É fundamental que os amigos e parentes tenham em mente que qualquer atitude para tentar ajudar alguém que sofra de transtorno de ansiedade deve respeitar a individualidade dessa pessoa.

O mais importante é tentar dialogar. Acima de tudo, é fundamental tentar não se “contagiar” pela ansiedade alheia.

O psicólogo e escritor Shaw T. Smith escreveu no site “Psychology Today” uma carta do ponto de vista de um doente. Segundo Smith, muitas vezes, certas atitudes de parentes e amigos acabam por piorar ainda mais o problema.

Existem alimentos que ajudam a melhorar?

O principal vilão da ansiedade é a cafeína, que, devido aos seus efeitos, pode causar ansiedade até em pessoas que não sofrem desse problema.

Segundo uma lista publicada pelo jornal especializado em saúde “Medical News Today” a castanha do Pará, as sementes de abóbora, os peixes ricos em gordura, os ovos, a camomila, o iogurte, o chocolate e o chá verde são ótimos aliados para melhorar os sintomas da doença.

Qual é a melhor atividade física para quem tem ansiedade?

Entre os vários benefícios da prática da atividade física, que incluem desde melhorias estéticas até a prevenção de doenças graves, está o de reduzir os sintomas da ansiedade e um aumento na autoconfiança.

Entre as atividades mais recomendadas para as pessoas com transtorno de atenção estão aquelas que envolvem atenção plena, tais como o mindfullness, ioga, pilates, meditação e ainda técnicas de relaxamento, que irão estimular uma respiração profunda.

Os demais exercícios não são vedados. Porém, aqueles que estimulam competitividade e podem elevar ainda mais o nível de estresse e ansiedade devem ser evitados.

E você, se considera uma pessoa ansiosa?

Como lida com isso?

VEJA TAMBÉM:

10 Coisas Que Você Jamais Deve Dizer Para Alguém Que Sofre De Ansiedade

Esse artigo foi originalmente publicado no site incrivel.club

Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: